Rede Social de Baião
A Rede Social é um fórum de articulação e congregação de esforços baseado na adesão por parte das autarquias e de entidades públicas ou privadas com vista à erradicação ou atenuação da pobreza e da exclusão e à promoção do desenvolvimento social. Pretende-se fomentar a formação de uma consciência coletiva dos problemas sociais e contribuir para a ativação dos meios e agentes de resposta e para a otimização possível dos meios de ação nos locais.
O que se propõe é que em cada comunidade se criem novas formas de conjugação de esforços, se avance na definição de prioridades e que em suma se planeie de forma integrada e integradora o esforço coletivo através da constituição de um novo tipo de parceria entre entidades públicas e privadas com intervenção nos mesmos territórios. Esta parceria baseia-se na igualdade entre os parceiros, na consensualização dos objetivos e na concertação das ações desenvolvidas pelos diferentes agentes locais.
Contexto
A Rede Social materializa-se a nível local através do Conselho Local de Ação Social (CLAS), constituindo uma plataforma de planeamento e coordenação da intervenção social a nível concelhio, e do Núcleo Executivo (NE), órgão mais operativo do CLAS.
Designado por Conselho Plenário (ou parceria alargada), é composto pelos decisores de instituições/entidades (ou respetivos representantes, com capacidade de decisão), que reúne para discutir as propostas e documentos produzidos pelo Núcleo Executivo, consensualizar orientações, decisões e emitir pareceres sobre a construção de novos equipamentos, criação de valências e/ou projetos na área social, de acordo com as necessidades prioridades e as estratégias comuns, inscritas nos respetivos Planos de Desenvolvimento Social.
Atualmente o CLAS de Baião (CLASB) é composto por quarenta e duas entidades (clique para ver)
No sentido de operacionalizar os objetivos do CLAS, e como previsto na lei, foi criada uma estrutura mais restrita, emanada do CLAS e designada por Núcleo Executivo do CLAS.
Esta estrutura é responsável pela realização articulada dos documentos estratégicos, para submissão, avaliação e aprovação, ao Conselho Plenário.
Atualmente, este órgão é constituído por sete entidades:
- Câmara Municipal de Baião
- Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social do Porto – Serviço Local de Baião
- Representante das IPSS’ do Concelho – Santa Casa da misericórdia de Baião;
- ARS Norte – Centro de Saúde de Baião;
- Direção Geral de Estabelecimentos Escolares – DGESTe
- Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento Baixo Tâmega – DOLMEN
- Associação Empresarial de Baião
Plataforma Supra concelhia do Tâmega (PSC Tâmega):
É uma instância de âmbito territorial equivalente à NUT III, e que funciona como um espaço privilegiado de debate e análise dos problemas sociais dos concelhos que a compõem, de articulação dos instrumentos de planeamento locais respetivos com os planos, medidas, programas e ações nacionais, com vista à promoção de um planeamento concertado supra concelhio, que permita uma melhor organização da intervenção, das respostas e dos equipamentos sociais, a partir da rentabilização dos recursos do conjunto dos territórios que a integram.
Recursos
PLATAFORMA SUPRACONCELHIA
REDE SOCIAL DE BAIÃO
INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE SOLIDARIEDADE SOCIAL
Formulário-de-Candidatura-para-Atribuição-de-Apoios-Autárquicos
Para mais informações:
CAMPUS SOCIAL DE BAIÃO
Rua Comandante Agatão Lança, 59 – Campelo
Segunda a Sexta-feira: 9:00 – 13:00 / 14:00 – 17:00
255 541 390
social@cm-baiao.pt
Notícias Relacionadas
Câmara Municipal de Baião vai apoiar famílias carenciadas na esterilização de cães e de gatos
A Câmara Municipal de Baião está a iniciar uma campanha massiva de esterilização de cães e de gatos das famílias …...
Criação do Centro Comunitário de Gestaçô
A Câmara Municipal de Baião está a realizar as obras de construção do futuro Centro Comunitário de Gestaçô. Este equipamento …...
Centro de Emprego de Amarante fez oferta solidária à CPCJ de Baião
Colaboradores do Centro de Emprego de Amarante realizaram uma angariação solidária de bens, que vão ser entregues a famílias de …...
Câmara Municipal de Baião reforça apoios a entidades sociais
A Câmara Municipal de Baião atribuiu um apoio financeiro extraordinário no valor de 17 mil e 300 euros às seis …...
Assembleia Municipal de Baião aprova o maior orçamento de sempre sem votos contra
O orçamento da Câmara Municipal de Baião para 2021 ascende a 20 milhões e 873 mil euros, o valor mais …...
Câmara Municipal cria Balcão para apoiar cidadãos com deficiência
Na data em que se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, entra em funcionamento o Balcão da Inclusão …...
Luta contra o Cancro: Baionenses aderiram à “Corrida para a Vida”
O Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro lançou o desafio “Corrida para a Vida” e os …...
Tem roupa que já não precisa? A Loja Social da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião está a aceitar doações.
A Loja Social da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião (ATCMB) está a apelar a todos os cidadãos para …...
Fundo Social de Baião apoia 18 agregados familiares
Os apoios representam um valor total de 25 mil e 528 euros e abrangem áreas como a comparticipação do pagamento …...
500 atendimentos na Linha de Apoio Baião e Marco de Canaveses sobre o COVID-19
A linha funciona com recurso a colaboradores dos dois municípios e de um grupo de voluntários, formados nas áreas Sociais. …...