Regeneração Baião
Renovar, qualificar e trazer uma nova dinâmica à vila de Baião.
Criar um espaço com melhor qualidade de vida para os baionenses, mas também mais atrativo para quem visita a sede de concelho. São estes os objetivos das obras que estão em curso.
Regeneração Urbana da Rua de Camões
A colocação de novo piso vai começar nos próximos dias. Vão ser abrangidos 1800 metros desta rua central. A obra vai ser feita em três fases para causar a menor perturbação possível na circulação. Seremos breves!
Antes da colocação de novo piso foi preciso reperfilar os passeios. Foi necessário elevar a cota em alguns lugares de estacionamento, para que com a pavimentação tudo ficasse nivelado.
Esta obra vai contemplar ainda:
- Colocação de contentores enterrados;
- Novos pontos de paragem de autocarro;
- Sinalética sobre lugares de estacionamento;
- Nova estrutura de informação pública (mupi).
Nova Biblioteca
Trazer nova vida ao coração da vila de Baião, com um espaço de encontro, de convívio, de conhecimento e de cultura. A antiga escola primária transforma-se numa moderna biblioteca com acesso para pessoas com mobilidade reduzida. O edifício vai ter três pisos e manter a fachada virada para a Av. 25 de Abril. Este polo cultural vai dispor de sala de leitura infantil, área para adultos, um terraço virado para o vale do Ovil e outros espaços com várias funções. Esta obra tem apoio de fundos europeus para renovação de edifícios municipais.
Auditório Municipal
20 anos depois da sua criação, o Auditório Municipal de Baião vai ter obras de remodelação. A estrutura vai receber novos equipamentos cénicos, de som e de iluminação. Será também remodelada a sala principal, ampliados os camarins e renovados os sanitários. A estrutura vai ter isolamento novo para garantir maior conforto. O objetivo é proporcionar mais espetáculos culturais aos baionenses. Esta obra tem apoio de fundos europeus para renovação de edifícios municipais.
Antiga Biblioteca
Este edifício onde funcionou o tribunal e a biblioteca está a ter obras de renovação. Vai ser feito o arranjo interior do edifício, colocada uma nova cobertura e renovadas as paredes e os pavimentos interiores. O edifício irá albergar gabinetes de trabalho da autarquia, para um melhor atendimento e serviço aos baionenses. Esta obra tem apoio de fundos europeus para renovação de edifícios municipais.
Mais condições para caminhar
Neste mandato foram construídos, ou renovados, 4 quilómetros de passeios na vila de Baião. Foram renovados os passeios entre o Tijelinho e o Jardim de Infância do Pranhô e criados novos passeios entre o lugar do Ingilde a rotunda do Tijelinho, mas também na estrada nacional 321-1, até ao lugar das Tapadas. Estes investimentos foram feitos com apoio de fundos europeus; os passeios feitos na nacional 321-1 foram comparticipados pela entidade Infraestruturas de Portugal e pela Câmara Municipal de Baião.
Parque Urbano da Vila de Baião
A Câmara Municipal de Baião está a projetar um Parque Urbano com cerca de 5 hectares para a sede de concelho. O parque vai ter áreas de lazer e de desporto. Existirão também lotes para habitação – o objetivo é aumentar as oportunidades de fixação de famílias em Baião, aumentando o número de terrenos disponíveis para construção. O parque está em fase final de projeto e vai nascer junto à variante de Baião, em diferentes terrenos adquiridos entre a zona do Tijelinho e a zona da rua de Entreparedes.
Nova Área de Acolhimento Empresarial
Foi já lançado o concurso público para a construção de uma nova área para empresas com aproximadamente oito lotes e 23 mil metros quadrados. A autarquia conseguiu captar fundos europeus para concretizar este importante objetivo, através do Programa Operacional NORTE 2020.
A nova área de acolhimento empresarial vai situar-se próxima da zona industrial já existente, mais concretamente entre a rua António Ferreira Cabral Pais do Amaral e a Variante à Estrada Nacional 321.