SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste na avaliação por um Organismo Certificador devidamente acreditado, atestando que a instituição cumpre os requisitos da norma internacional ISO 9001, e que incorpora nas suas atividades importantes princípios de gestão como a focalização nos munícipes, a liderança, o envolvimento dos trabalhadores e a melhoria contínua. A produtividade da instituição é reforçada pela reorganização dos processos e a imagem da autarquia é fortalecida pelo prestígio associado à certificação.
“BAIÃO COM QUALIDADE”
O Sistema de Gestão da Qualidade foi certificado (Norma ISO 9001:2015) pela Apcer-Associação Portuguesa de Certificação, abrangendo os seguintes serviços:
- Atendimento ao Munícipe
- Licenças Administrativas
- Ação Social
- Educação
- Cultura
- Turismo
- Licenciamento da Urbanização e Edificação
- Ação de Desenvolvimento Económico
- Gestão de Empreitadas de Obras Municipais
- Gestão de Resíduos Sólidos
Este facto atesta o empenho da autarquia na organização interna dos serviços municipais, com reflexos no atendimento, na sistematização de procedimentos, na diminuição dos prazos de resposta e na transparência da informação — estando implementada uma verdadeira cultura de melhoria contínua, baseada na monitorização dos processos e na análise crítica dos resultados dos indicadores, com o foco na motivação dos trabalhadores e na satisfação dos munícipes.
MISSÃO, VISÃO E POLÍTICA DA QUALIDADE
MISSÃO
A elevação superior do interesse público na melhoria da qualidade de vida das pessoas e afirmação do nosso território
VISÃO
A ação do Município é norteada pelos princípios da modernização dos serviços públicos e da gestão pela qualidade, privilegiando a relação com o munícipe e a comunicação eficaz e transparente, assente numa gestão participativa, responsável e equitativa.
POLÍTICA DA QUALIDADE
A Câmara Municipal assume como vetores essenciais da sua Política da Qualidade:
- Satisfazer as necessidades e expetativas dos munícipes / cidadãos / partes interessadas no âmbito dos serviços prestados pela autarquia;
- Implementar o programa eleitoral municipal;
- Incrementar a capacidade de resposta ao munícipe / cidadão e partes interessadas;
- Valorizar os recursos humanos da autarquia;
- Estimular uma cultura de trabalho de equipa na autarquia;
- Otimizar os processos internos da autarquia;
- Cumprir com os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015, assegurando a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade;
- Cumprir com os requisitos legais e regulamentares, assegurando a eficiente gestão pública.
Para o efeito são definidos, aprovados e implementados, objetivos da Qualidade.
MANUAL DA QUALIDADE
O manual da qualidade refere os meios adotados pela Câmara Municipal de Baião para assegurar a qualidade adequada dos serviços fornecidos constituindo o suporte documental da organização geral da Autarquia, das competências, atribuições, funções e procedimentos, que asseguram o cumprimento do conjunto de requisitos estabelecidos para o sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).