• Domingo 28°19°C

Destaques Outros Proteção Civil

Baião testou com sucesso o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

O Dia Municipal da Proteção Civil, foi celebrado, em Baião, no dia 17 de maio, com a realização de um exercício teste (simulacro) – Mercallex’24, envolvendo elementos dos vários agentes de proteção civil, entidades e organismos de apoio e respetivos meios. O cenário criado resultou da ocorrência de um sismo, provocando um conjunto de situações de emergência, obrigando à deslocação dos meios de socorro para cada uma das ocorrências. Um teste à operacionalidade do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Baião (PMEPCB), que se traduziu num sucesso, com uma resposta adequada e atempada às ocorrências.

Estes exercícios são reveladores da prontidão e da capacidade de resposta das forças da proteção civil aos desafios com que se deparam. A nossa resposta às situações de emergência será tão mais eficaz, quanto mais treinados estivermos, no sentido de as enfrentar, e, por isso, este exercício é fundamental”, adiantou o presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira.

Além disso, referiu ainda o autarca, “este exercício é um sinal de que estamos atentos e em alerta permanente para eventuais situações que possam ocorrer, conjugando esforços de todos os organismos necessários para garantir a segurança e bem-estar da nossa população, no quadro do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, que, hoje, aqui, foi ativado e devidamente testado”, sublinhou.

Também o vice-presidente e vereador com o pelouro da Proteção Civil, diretor do exercício, Filipe Fonseca, enalteceu o trabalho de todos os envolvidos, “não só neste exercício, mas ao longo de todo o ano, em prol das nossas populações, respondendo de forma pronta e empenhada às necessidades da comunidade”.

EXERCICIO COM GRAU DE EXIGÊNCIA ELEVADO

Já o coordenador municipal da Proteção Civil, José Manuel Ribeiro, explicou os cenários criados no âmbito do Mercallex’24, “exercício com um grau de exigência elevado e com um quadro de emergência complexo, onde se envolveram as forças e os meios necessários, resultando numa resposta adequada a todas as situações”, frisou.

Uma análise em linha com as primeiras conclusões a que chegaram os observadores do exercício, num balanço geral muito positivo.

O Mercallex’24 teve por base a simulação de um sismo de magnitude VIII na escala de Mercalli modificada, um abalo muito forte, portanto, que provocou um conjunto de ocorrências com particular gravidade em determinados pontos do concelho.

VÁRIAS OCORRÊNCIAS

Foi afetado o jardim de infância de Barroncal, na freguesia de Valadares, onde se deu o colapso parcial – cerca de 80% da estrutura, tendo sido realizadas operações de busca e salvamento e emergência pré-hospitalar.

No transporte de ilesos do jardim de infância do Barroncal para a Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), situada no Pavilhão Desportivo da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro, registou-se um acidente, obrigando à realização de operações de desencarceramento.

Num outro cenário, no Centro Social de Santa Cruz do Douro, a queda de um poste de distribuição de energia elétrica sobre uma viatura, provocou um incêndio que se propagou ao edifício do Centro Social, levando à realização de operações de extinção de incêndio urbano. Houve ainda uma resposta dos operacionais a um derrame de matérias perigosas.

A par destas ocorrências de maior relevância, foram testadas outras situações decorrentes do “abalo” e do conjunto de ações realizadas, às quais foi necessário responder.

Todas as operações foram coordenadas a partir do posto de comando da proteção civil, que foi instalado junto ao Pavilhão Desportivo de Santa Cruz do Douro.

Ao presidente da Câmara Municipal de Baião, na qualidade de presidente da Comissão Municipal de Proteção Civil, coube, após reunião do organismo, ativar e desativar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, no quadro do Mercallex’24.

Também integrada na comemoração do Dia Municipal da Proteção Civil, realizou-se, na sede do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil, uma palestra sobre “Atribuições e competências das Juntas de Freguesia na prevenção e avaliação de riscos”. De seguida, foi distribuído equipamento operacional às Juntas de Freguesia, e a encerrar o dia, os autarcas visitaram a Sala de Operações e Comunicações do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa, localizado em Chavães, Baião.

Domingo 28°19°CSegunda-feira 30°16°CTerça-feira 20°12°CQuarta-feira 19°13°CQuinta-feira 20°9°CSexta-feira 21°11°C