• Sábado 22°15°C

Assembleia Municipal Destaques Educação Juventude

Jovens “deputados municipais” falaram de memórias do fascismo e evocaram os valores de Abril

Que Abril se continue a cumprir!”, apelou um dos oradores na XIV Assembleia Municipal de Jovens de Baião, realizada no dia 15 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa sessão muito participada, em que os 50 anos da Revolução dos Cravos, foi o tema em destaque.

Após uma breve explicação do presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, sobre o funcionamento do organismo autárquico, e a cedência de funções ao jovem Rodrigo Teixeira, que conduziu os trabalhos, tiveram lugar as intervenções dos representantes dos três Agrupamentos de Escolas (AE), Maria Inês Martins, do AE do Vale de Ovil; Lara Cardoso, do AE de Eiriz; e Gonçalo Azevedo e Maria João Alves, do AE de Sudeste.

Os jovens baionenses, que receberam como oferta do município, pin’s alusivos aos 50 anos do 25 de Abril, “investidos de funções autárquicas”, evocaram episódios e práticas da ditadura, que lhes foram contadas por quem sentiu na pele “uma época de fraca memória”. Histórias impensáveis nos nossos dias, fruto da “mudança que nos trouxe a liberdade”, frisou um dos alunos.

O ANTES E O DEPOIS DE ABRIL

Não faltaram as referências às iniciativas que, no âmbito da comunidade escolar, se realizam na celebração dos 50 anos da Revolução. Não faltou também o paralelo entre o antes e o depois, em vários domínios da sociedade, com particular enfoque na Educação. Nem o retrato onde existiam “os ineducáveis, ou os normais estúpidos”, num quadro de medo, desrespeito, desigualdade e injustiça, imposto a Portugal durante 48 anos.

E os jovens baionenses demonstraram conhecer bem as vivências desse tempo, ouvidas pela voz de familiares, professores, vizinhos ou amigos. Um tempo obscuro que o 25 de Abril transformou.

Mas nem só de passado viveu esta Assembleia Municipal de Baião. Os jovens também olharam para o presente e apontaram ao futuro. Apesar dos inegáveis avanços, deram conta de aspetos a melhorar nas escolas e na sociedade, nomeadamente ao nível da segurança, da inclusão, do incentivo ao maior envolvimento dos jovens na vida da comunidade.

O futuro profissional esteve também na linha do debate. Os jovens deram nota da sua apreensão sobre a entrada no mundo do trabalho, deixando o desafio para que a escola assuma um papel mais relevante e orientado nesse sentido.

O PRIVILÉGIO DE PODER FALAR ABERTAMENTE

No final da sessão, o presidente da Câmara, Paulo Pereira, expressou a sua satisfação pelas intervenções e pelas abordagens, afirmando ser “um privilégio poder falar abertamente, o que só é possível porque aconteceu o 25 de Abril”, sublinhou.

Aludindo aos assuntos abordados, o autarca esclareceu sobre algumas respostas que o município dá a questões que foram levantadas, e lembrou conquistas da Revolução, nos mais diversos domínios da sociedade, colocando a tónica na Educação, mas também na Saúde e na vida profissional.

Alertou também para as ameaças à Democracia que hoje se vivem em vários pontos da Europa, e aos perigos que a Liberdade enfrenta, “hoje, mais do que nunca”, reforçou Paulo Pereira.

A terminar, afirmou a sua “total disponibilidade” para se reunir com os jovens e debater os assuntos que entendam pertinentes, quer no que diz respeito ao município, quer no que concerne aos temas mais prementes da atualidade.

O presidente da Assembleia Municipal de Baião agradeceu a colaboração dos agrupamentos de escolas na realização da Assembleia Municipal, e realçou a “importância dos jovens se envolverem no movimento associativo, participando, ativamente e procurando sempre o bem comum”, frisou.

Também no âmbito desta Assembleia Municipal, os jovens baionenses vão visitar a Assembleia da República no dia 22 de maio.

Além dos jovens, diretores dos agrupamentos e professores, participaram nesta sessão o vice-presidente da Câmara, Filipe Fonseca; os vereadores Anabela Cardoso; José Lima; Célia Azevedo; a porta-voz da bancada do PSD na Assembleia  Municipal, Ana Raquel Azevedo; a presidente da Associação de Pais do AE Vale de Ovil, Sandra Teixeira, outros representantes da comunidade escolar e colaboradores da autarquia.

Sábado 22°15°CDomingo 28°19°CSegunda-feira 30°16°CTerça-feira 20°12°CQuarta-feira 19°13°CQuinta-feira 20°9°C