• Quinta-feira 18°9°C

Ambiente Desporto Destaques

Entidade gestora da Paisagem Protegida da Serra da Aboboreira (AMDT) preserva a área no rali

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) vai, conjuntamente com os municípios que integram a Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira, sinalizar o património natural e cultural da sua zona nuclear, nos locais das classificativas do Rali Terras D`Aboboreira, que decorrerá a 26 e 27 de abril, do qual são parceiros os Municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses.

A classificação de Paisagem Protegida Regional trouxe à Serra da Aboboreira novos cuidados na usufruição do espaço, pelo que a AMDT, enquanto entidade gestora, cumpre-lhe sensibilizar e desenvolver ações de preservação e salvaguarda, evitando desta forma possíveis efeitos nocivos.

Quer os municípios envolvidos, quer o clube organizador encontram-se alinhados com os objetivos da AMDT para com a Serra da Aboboreira.

“Para a AMDT não faria sentido não estar atenta a todos os passos que se dão na Serra da Aboboreira, a nossa responsabilidade é cada vez maior, e por isso não impedindo a organização de um evento que traz muitos visitantes à região, temos de garantir que os mesmos usufruam do espaço sem o danificar, pelo que os municípios vão reunir esforços para que a sinalética esteja colocada na área nuclear da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira em tempo útil”, afirmou Cristina Vieira, presidente do Conselho Diretivo da AMDT e também presidente do Município de Marco de Canaveses.

Os presidentes dos Municípios de Amarante e Baião, José Luís e Paulo Pereira, respetivamente garantem que “todas as diligências serão tomadas e todos os esforços serão feitos para minimizar o impacto menos positivo no património natural e cultural. Somos um território com responsabilidades acrescidas e por isso é garantido que todos os nossos recursos vão estar no terreno para cuidar e preservar a Serra”.

António Jorge, do Clube Automóvel de Amarante, mostra-se igualmente comprometido, revelando: “A Sustentabilidade Ambiental voltará a estar no centro das nossas atenções, quer no Parque de Assistência quer nas classificativas, e nesta edição em que a responsabilidade é maior, na sequência do Prémio de Mérito atribuído pela FPAK ao Clube, distinguindo-o pelo seu pioneirismo nessa área, queremos honrar o prémio e, por isso, iremos reforçar os procedimentos executados em 2023”.

Salienta-se que, este ano, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), seguindo as orientações da Federação Internacional do Automóvel (FIA) no cumprimento de regras sustentáveis, já implementou a obrigatoriedade do uso de gasolinas limpas para reduzir as emissões de CO2.

Destacam-se, também, as várias ações de reflorestação na Serra da Aboboreira, que têm sido realizadas, nos últimos anos, umas diretamente pelos Municípios e outras pelo Clube Automóvel de Amarante em colaboração com os três municípios parceiros.

AMDT mostra-se  atenta aos eventos realizados e cumpre o seu papel de entidade gestora da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira,  tendo, sempre em vista a adoção de medidas eficazes que permitam a manutenção e valorização da diversidade biológica e geológica, dos ecossistemas e dos seus serviços, e o caráter da paisagem, assim como a mitigação de fatores de risco, históricos e emergentes, a preservação e manutenção do património cultural e o envolvimento das populações locais na economia e gestão sustentável do território.

Assim, a associação deixa os seguintes alertas aos espectadores do Rali:

. Não faça fogueiras;

. Caminhe pelos trilhos existentes;

. Preserve a fauna e flora;

. Mantenha os animais domésticos seguros;

. Deposite o lixo nos locais apropriados.

Quinta-feira 18°9°CSexta-feira 22°9°CSábado 19°13°CDomingo 19°9°CSegunda-feira 21°12°CTerça-feira 23°11°C