• Sexta-feira 19°12°C

Ambiente Destaques Institucional Saúde

Inaugurado Centro de Recolha Oficial de Animais Resende – Baião

O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, e os presidentes das Câmaras Municipais de Resende e de Baião, Garcez Trindade e Paulo Pereira, respetivamente, inauguraram o Centro de Recolha Oficial (CRO) de Resende e Baião, numa cerimónia que decorreu no dia 20 de março de 2024.

Depois do descerramento da placa de inauguração, o Reverendo Padre António José Ferreira, procedeu à bênção das novas instalações, seguindo-se a sessão solene onde foi assinado o protocolo de cooperação que tem como objeto a definição dos termos de gestão partilhada, entre os Municípios de Resende e de Baião, do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia. Depois das intervenções e finda a sessão solene, as entidades presentes realizaram uma visita às instalações.

No local, Carlos Miguel agradeceu o convite que lhe foi endereçado pelos dois municípios e referiu que “este é o meu último ato público enquanto membro de governo. Tenho tido o privilégio de conviver e inaugurar muitos equipamentos com esta finalidade, mas confesso que com esta qualidade, ambição e dimensão é o que está mais bem equipado a quem se destina, cães e gatos. É um equipamento de referência pelo facto de juntar dois municípios que são vizinhos e ficam com um equipamento comum para resolver um problema que é transversal aos dois”, acrescentando ainda que “Resende e Baião estão de parabéns por se entenderem na resolução deste problema.”

Garcez Trindade, visivelmente satisfeito com a concretização desta obra, agradeceu a presença de Carlos Miguel e demais entidades, fazendo um agradecimento especial aos munícipes que cuidaram dos animais errantes, enquanto esta obra não foi concretizada, destacando que “trata-se de uma obra digna da qual temos muito orgulho, pois tem condições excelentes para que os animais sejam recolhidos, tratados e esterilizados, permitindo o controle da natalidade e fazer face a um problema que existia nos dois concelhos”.

Reforçou, ainda, a importância da parceria com o Município de Baião, afirmando que “vamos trabalhar juntos para que esta sinergia seja eficiente e dê resultado, sendo que já foram lançadas algumas hipóteses de outras medidas acessórias à atividade que é realizada no Centro de Recolha e que vão ser postas em prática”.

Paulo Pereira explicou que “este edifício corresponde a uma necessidade que todos nós temos, dando uma resposta à proteção e saúde animal, que também se transforma na proteção e saúde humana, porque os animais errantes, em matilha podem ser perigosos. O protocolo que assinámos vai ter continuidade com a gestão partilhada deste equipamento, que compreende a partilha de despesas, quer de recursos materiais, quer de recursos humanos”.

O autarca, sublinhando a importante resposta a um problema dos dois municípios que o CRO representa, enalteceu o espírito que envolveu a parceria e, agradecendo ao Secretário de Estado, “um amigo de Baião e de Resende” elogiou o seu trabalho enquanto governante, pela proximidade e atenção aos problemas do território, “honrando a política”, num exemplo de que “os políticos existem porque têm pessoas a quem servir”, acrescentou.

O presidente da Câmara de Baião lançou ainda um desafio à população afirmando que “fizemos a nossa parte, agora é preciso que as pessoas colaborem, sejam sensíveis, responsáveis, e não abandonem os animais”, frisou, concluindo com um apelo à adoção de animais.

Recorde-se que o equipamento, com um investimento global de 704 888,71 euros, encontra-se localizado na Quinta de Brinces, União das Freguesias de Felgueiras e de Feirão – Resende, e é o resultado de um projeto conjunto, financiado pelos dois municípios e que recebeu apoio da DGAL – Direção Geral das Autarquias Locais, no âmbito do Programa de Concessão de Incentivos Financeiros para a Construção e Modernização dos Centros de Recolha Oficial de Animais de Companhia.

Este equipamento vem dar resposta aos anseios de ambos os autarcas e das suas populações de criar condições para a recolha de animais errantes, permitindo implementar estratégias comuns de controlo, e promover medidas ativas de adoção de animais de companhia.

Com capacidade para acolher entre 120 a 150 cães, dependendo do porte, e entre 50 e 60 gatos, o CRO dispõe de instalações sanitárias e salas de espera, enfermaria, vacina e recobro, assim como um hall coberto, uma sala multiusos e formação, e 30 boxes de alojamento. Há 18 metros quadrados para receber felinos, boxes para animais de grande porte, sala de preparação de alimentos, de higienização, lavagem de material, de quarentena e de resíduos, acompanhadas por um pátio de recreio.

Sexta-feira 19°12°CSábado 19°12°CDomingo 18°11°CSegunda-feira 14°9°CTerça-feira 16°9°CQuarta-feira 19°10°C