• Quinta-feira 18°9°C

Cultura Destaques Economia Festas e Romarias Gastronomia Tradições Turismo

18.ª Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião – Mais um sucesso mesmo com condições atmosféricas adversas

A 18ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, realizou-se entre os dias 1 e 3 de março.

Esta iniciativa revelou-se, mais uma vez, um verdadeiro sucesso não só em termos de negócios gerados, mas também pela considerável afluência de público a este certame que promove os produtos baionenses e a gastronomia local.

Ao longo dos três dias, a feira atraiu muito público que não se deixou intimidar pelo frio e mau tempo que se fez sentir.

Os visitantes, provenientes de várias partes do país e até do estrangeiro, continuam a reconhecer, ano após ano, a qualidade dos produtos como um dos principais atrativos do evento.

Além disso, é importante salientar o grande número de visitantes que passaram por Baião durante o fim de semana, que não só percorreram a Feira, como desfrutaram da gastronomia baionense nos restaurantes locais.

A tenda acolheu mais de 30 stands e 2 restaurantes, oferecendo uma variedade irresistível que incluía fumeiro, vinhos da casta Avesso, doçaria regional – como o renomado Biscoito da Teixeira, citrinos da Pala, broa de milho, compotas, licores, cerveja artesanal e artesanato típico, entre outros.

Nos restaurantes, os visitantes tiveram a oportunidade de saborear o célebre Cozido à Portuguesa e o Arroz de Grelos com Moira, cujo sabor conquistou os paladares mais exigentes.

O espaço dedicado à restauração, que comportava cerca de 400 lugares sentados, encheu todos os dias em poucos minutos, com destaque para o domingo em que as refeições se prolongaram pela tarde, sempre numa atmosfera animada que, em muito, contribuiu para a festa.

TRÊS DIAS DE MUITA ANIMAÇÃO E GASTRONOMIA DE EXCELÊNCIA

Na sexta-feira, o Grupo de Bombos da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião abriu as portas do certame, seguindo-se uma atuação da Associação de Concertinas e Bombos de São Tiago de Queimada e um concerto com a Banda Marcial de Ancede.

No segundo dia, a animação prosseguiu e cativou os visitantes com os sons tradicionais dos Arribamonte, durante o almoço.

Ao jantar, a Associação Cultural de Concertinas do Lameirão, entreteve os convivas, com o dia a acabar em grande com uma atuação do grupo musical “4 Mens”.

No domingo, o dia começou com muita alegria e boa disposição proporcionada pelo grupo “Badanecos”, para, à hora do almoço, os visitantes da feira serem brindados com a tradicional atuação do grupo de concertinas de Joaquim Nogueira.

Para a tarde, ficou reservado o Festival de Folclore, expressão da cultura e tradição baionenses em todo o seu esplendor, com atuações da Associação de Danças e Cantares de Gestaçô, do Rancho Folclórico “As Ceifeiras de Valadares”, do Rancho Folclórico “As Cesteiras de Frende”, do Rancho Folclórico da ACR de Santa Cruz do Douro e do Rancho Folclórico de Baião, que exibiram os seus trajes e entoaram as tradicionais melodias, numa manifestação genuína da tradição popular e do folclore baionense.

O dia terminou com uma atuação do grupo “Duo Stereo”.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, mostrou-se orgulhoso pela organização, pelos produtores e restaurantes presentes, em mais uma edição pautada pelo sucesso, e referiu que “este é um evento que promove Baião pela positiva, apresentando o melhor que temos”, acrescentando ainda que “o nosso concelho é hoje uma referência e um exemplo de excelência em vários setores, com destaque especial para a gastronomia que, juntamente com uma variedade de outros produtos locais, demonstram a riqueza e diversidade da nossa oferta.”

Por seu lado, o vereador dos Assuntos Económicos e Internacionalização, José Lima, responsável por toda a organização, em sinal de celebração, ergueu um brinde ao sucesso do certame na companhia do Vice-Presidente, Filipe Fonseca e dos produtores e representantes dos restaurantes, que mais uma vez contribuíram para o sucesso desta edição da Feira.

O autarca manifestou-se de “coração cheio e com orgulho por mais um grande sucesso deste magnífico evento, que foi visitado por milhares de pessoas, que se deliciaram com a nossa gastronomia.”

José Lima deixou ainda um “sincero agradecimento a todos os envolvidos, que se dedicaram ao máximo, proporcionando excelentes produtos, um acolhimento caloroso e a habitual simpatia. É justo reconhecer o empenho de todos os que trabalharam arduamente para tornar este evento, mais uma vez, um sucesso”.

Ao lado da tenda principal, decorreu mais uma edição da Feira Stock-Off, uma iniciativa promovida pela Associação Empresarial de Baião, que reuniu diversas empresas locais, com o apoio da Câmara Municipal de Baião.

A Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, foi um evento sustentável, onde foram adotadas medidas de mitigação da pegada ecológica como a colocação de ecopontos e de cinzeiros, a instalação de bebedouros, a utilização de iluminação LED, a utilização de garrafas de vidro reutilizáveis, a utilização de produtos locais com reduzida pegada ecológica, a recolha e tratamento de resíduos orgânicos (biorresíduos) e o combate ao desperdício alimentar, com a entrega de caixas 100% biodegradáveis para transporte de alimentos.

Quinta-feira 19°9°CSexta-feira 22°9°CSábado 19°13°CDomingo 19°9°CSegunda-feira 21°12°CTerça-feira 23°11°C