• Quinta-feira 28°17°C

Cultura Destaques Festas e Romarias Tradições

Encontro Concelhio de Cantadores de Janeiras mostrou o brilho da tradição e a riqueza do património cultural baionense

No dia 27 de janeiro, cerca de duas dezenas de grupos espontâneos ou em representação de coletividades, provenientes de todo o concelho, deram voz à celebração de uma das mais autênticas manifestações da riqueza cultural de Baião, no 22.º Encontro Concelhio de Cantadores de Janeiras, que se realizou na tenda instalada junto ao Mosteiro de Santo André de Ancede.

Além de ser uma forma de preservar a nossa cultura, esta iniciativa, como outras que, felizmente, acontecem no nosso concelho, significa a ligação às nossas raízes, um testemunho de partilha e alegria, que mostra também o orgulho na nossa identidade”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, dirigindo-se às centenas de pessoas – baionenses e visitantes -, que enchiam o espaço.

Referindo-se à apresentação da Agenda de Eventos, que decorreu na tarde do mesmo dia, no Auditório Municipal, onde se inclui o “Encontro Concelhio de Cantadores de Janeiras”, o autarca sublinhou a sua abrangência e o caráter multifacetado, a que acrescem as realizações promovidas em cada freguesia, por iniciativa das coletividades e das autarquias locais e que são “exemplos da dinâmica cultural e social transversal a todo o concelho, e que merecem o nosso aplauso, carinho e apoio”, vincou Paulo Pereira, apelando a que os baionenses participem e se envolvam nas iniciativas.

O presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, deu conta da sua alegria por ver como as pessoas “acarinham e continuam a envolver-se nas manifestações genuínas da nossa cultura e das nossas tradições”, elogiando todos aqueles que “dão corpo e mantêm vidas estas iniciativas”.

Por sua vez, o presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, satisfeito pela adesão e pela participação, agradeceu a presença de todos, destacando o sucesso, “mais uma vez”, da iniciativa que representa “a alegria da nossa gente por reviver o melhor da tradição popular”, afirmou.

Os grupos reuniram-se na sede da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, ao cair da noite, rumando em desfile até ao Mosteiro de Santo André de Ancede, onde atuaram sob os aplausos das centenas de apreciadores que ali se deslocaram para testemunhar a autenticidade das interpretações e a demonstração da vitalidade da tradição cultural baionense.

Uma manifestação genuína que se mostrou bem viva e com garantias de continuidade, não apenas pela alegria, mas também pelo abraço entre gerações evidenciado na composição dos grupos.

Marcaram também presença no evento os vereadores José Lima e Anabela Cardoso, assim como membros da Assembleia Municipal e autarcas de diversas freguesias.

A assumir o protagonismo no palco da noite especial estiveram a Associação Concertinas do Lameirão; a Associação Desportiva de Ancede; a Associação Porto de Baião; a Associação Vale do Zêzere; a Associação de Danças e Cantares de Gestaçô; a Banda Marcial de Ancede; a Escola de Música da Casa do Povo de Campelo; o Grupo de Santo André de Ancede; o Grupo Sénior de Frende; os Novos Jovens de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas; os Alegrinhos do Ingilde; o Rancho Folclórico As Ceifeiras de Valadares; o Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro; o Rancho Folclórico de Baião; o grupo ‘Três Gerações do Ingilde’; e o grupo ‘Viver a Vida Ancede’.

A noite foi longa, alegre e divertida, como manda a tradição que, mais uma vez, se cumpriu a rigor, ficando a promessa de novo encontro, no próximo ano.

Quinta-feira 28°17°CSexta-feira 22°14°CSábado 22°16°CDomingo 22°16°CSegunda-feira 24°17°CTerça-feira 28°18°C