• Segunda-feira 27°17°C

Ambiente Destaques

Baião reforça aposta ambiental com lançamento de campanha de biorresíduos

A Câmara Municipal de Baião apresentou publicamente, no dia 27 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o projeto de Gestão de Biorresíduos sob o lema “O Resto No Lugar Certo”. Uma campanha de recolha seletiva de biorresíduos, com incentivo à maximização e valorização do recurso na produção de biogás e de composto orgânico para fertilização dos solos, apostando na diminuição da quantidade de resíduos enviada para aterro.

O vereador com o Pelouro do Ambiente, Henrique Ribeiro, na abertura da sessão, frisou as vantagens da campanha “alinhada com as políticas ambientais e de sustentabilidade” do município e enquadrada com a classificação como “Destino Turístico Sustentável”. O autarca sublinhou a conjugação de fatores, “todos eles positivos”, o “ambiental, o económico, e o contributo para um futuro cada vez mais verde e saudável para o planeta, devendo, também por isso, por respeito pelas gerações vindouras merecer a nossa melhor atenção e empenho”, apontou.

Na apresentação do projeto que resultou da aprovação da candidatura do Município ao Fundo Ambiental, no âmbito do Programa RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos, no valor de 134.500 euros, obtendo um financiamento de 100 mil euros, foram divulgados os equipamentos a disponibilizar aos baionenses e a instalar no terreno, bem como, um conjunto de ações de sensibilização a levar a cabo junto da população e um vídeo promocional.

Empenhado no sucesso desta campanha, o município de Baião vai distribuir equipamentos para facilitar a separação, divulgando o modo correto de contribuir, separando a comida deixada no prato, comida fora de prazo de validade, restos da confeção das refeições (cascas de ovos, legumes, fruta, saquetas de chá, borras de café…). Para o efeito, em pontos específicos do concelho, junto aos aglomerados populacionais, serão instalados novos contentores onde deverão ser depositados os biorresíduos, apenas com acesso digital através de um cartão disponibilizado pela autarquia. Em localidades onde as habitações são mais dispersas, será promovida a compostagem e serão distribuídos compostores.

Assim, o projeto de gestão de biorresíduos vai compreender duas vertentes:

1. Tratamento na origem (TO) – compostagem doméstica e/ou comunitária – reciclagem de matéria orgânica, realizado através de microorganismos que transformam os resíduos biodegradáveis num fertilizante rico em nutrientes, designado por composto. Neste caso, as condições de acesso implicam a existência de uma habitação permanente; assunção do compromisso de utilização do compostor; e aceitar receber visitas técnicas.

1. Recolha seletiva – separação de resíduos resultantes da preparação das refeições e das sobras dos pratos. Neste caso, os biorresíduos são colocados num balde e depois são depositados no novo contentor castanho.

Nesta primeira fase, seguindo as diretivas do Programa de Apoio à Elaboração de Estudos Municipais para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos, o projeto vai ser implementado em seis freguesias, as de maior densidade populacional (Gestaçô; Gôve; União de Freguesias de Ancede e Ribadouro; União de Freguesias de Campelo e Ovil; Santa Marinha do Zêzere e União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e S. Tomé de Covelas), pretendendo-se, numa fase seguinte, alargar a todas as freguesias do concelho.

No encerramento da sessão, o presidente da Câmara, Paulo Pereira, reforçou o propósito do projeto “que é muito importante para nós, porque se enquadra na estratégia que temos vindo a implementar, assente em 4 pilares fundamentais – Ambiental, Cultural, Social, e Económico”, explicou.

Reconhecendo que Baião, no âmbito da sustentabilidade, estando em muitas áreas na linha da frente, “no que respeita à reciclagem tem um longo caminho a fazer, uma vez que a quantidade de resíduos enviada para reciclagem está aquém do desejado”, apelou à melhor colaboração no sentido de que “esta campanha se traduza num sucesso, o que será muito importante para todos”, concluiu o autarca.

Esta campanha estará no terreno na próxima semana, com a distribuição de equipamentos e o agendamento de campanhas de informação e sensibilização.

Aceda a toda a informação em www.cm-baiao.pt  – separador “Viver” – “Ambiente”.

Segunda-feira 27°17°CTerça-feira 23°12°CQuarta-feira 26°16°CQuinta-feira 26°17°CSexta-feira 21°16°CSábado 17°13°C