• Quinta-feira 14°7°C
  • pt PT
  • Google Tradutor
    Tradutor

Destaques Educação

Início do Ano Letivo 2023/2024 celebrado no Mosteiro de Ancede com a Educação e a Cultura em destaque

O pelouro da Educação da Câmara Municipal de Baião marcou o início do ano letivo 2023/2024, no dia 13 de setembro, com uma receção de boas-vindas ao pessoal docente e não docente dos três agrupamentos de escolas do concelho, no Mosteiro de Ancede, Centro Cultural – Baião (MACC).

O início do ano letivo é um momento recheado de expectativas, nomeadamente para os professores novos e, numa perspetiva de integração, para que estes se sintam parte da comunidade escolar, enquanto reforçam laços com os profissionais que já a integram, a autarquia organiza esta iniciativa, de modo a iniciar da melhor maneira esta nova etapa.

Este encontro, que é já uma tradição no início de cada novo ano escolar em Baião, permite ainda aos novos professores, terem uma perspetiva mais abrangente do concelho e das suas particularidades.

Estiveram presentes, o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, a vereadora responsável pelo pelouro da Educação, Anabela Cardoso, o Presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, bem como os diretores dos três agrupamentos, Manuela Miranda, do AE do Sudeste de Baião; Nuno Mota, do AE de Vale de Ovil; e José Matos, do AE de Ancede.

CRIAR SINERGIAS É FATOR DETERMINANTE PARA O SUCESSO ESCOLAR

A primeira intervenção ficou a cargo da vereadora da Educação, Anabela Cardoso, que começou por dar “as boas-vindas, especialmente aos professores que estão connosco pela primeira vez e desejar que em Baião se sintam em casa durante este ano que cá vão ficar”.

“Temos pela frente mais um ano letivo, cheio de desafios, não só pelas questões inerentes ao período pós pandemia, como aqueles que são colocados, todos os anos, aos professores e a toda a comunidade escolar”, acrescentou, dando ainda alguns exemplos concretos como “a chegada de novos alunos estrangeiros, nomeadamente no que à questão da convivência diz respeito, bem como a adaptação a este período em que vivemos muito focados na era digital”.

A autarca terminou a sua intervenção com o compromisso de que “o Município vai continuar empenhado em desenvolver um conjunto de atividades com as escolas que permitam valorizar o nosso património material e imaterial e, contamos com o empenho de todos para esse trabalho, uma vez que a Educação é uma prioridade fundamental, e a cooperação entre todos os agentes é crucial”.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, começou por referir que “esta cerimónia tem, para nós, uma singeleza que é inversamente proporcional ao simbolismo que nós lhe atribuímos. Estamos perante uma grande equipa educativa: uma equipa de professores revigorada e reforçada por aqueles que estão cá pela primeira vez, incluindo, naturalmente, as respetivas direções e órgãos pedagógicos, os colaboradores e as associações de pais”.

“No que depender deste executivo, estaremos à altura daquilo que são os desafios, dentro do que são as nossas atribuições e competências e, naturalmente, muitas vezes indo ainda mais além, para que o trabalho de cada um possa ser o melhor possível e que se traduza efetivamente naquilo que a comunidade educativa, nomeadamente os alunos e as famílias, esperam de nós”, concluiu.

Manuela Miranda, diretora do Agrupamento de Escolas do Sudeste, referiu que “todos nós temos um propósito comum. Todos trabalhamos com o objetivo de contribuir para que as crianças e os alunos e alunas de Baião realizem cada vez mais e melhores aprendizagens. Queremos que fortaleçam as suas ‘asas’ e consigam ‘voar’ cada vez mais alto”.

Nuno Mota, diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, afirmou que “os desafios da Educação nunca terminam, mas nós temos feito um caminho no concelho de Baião, que me permite dizer com satisfação que temos colhido frutos.

Hoje, no nosso concelho, alcançamos níveis de Educação que não tínhamos há alguns anos.

No entanto, é crucial preparar nossos alunos com competências, em vez de nos centrarmos apenas no conhecimento, como costumávamos fazer e, lugares como este monumento centenário oferecem excelentes oportunidades para promover ambientes educativos capazes de motivarem os nossos alunos e dotá-los dessas competências”.

O diretor do Agrupamento de Escolas de Eiriz-Ancede, José Matos, realçou que “apesar das contrariedades profissionais que no momento os professores passam, estes  esforçam-se sempre por fazer o seu melhor, muitas vezes com sacrifício pessoal e, também por isso, este tipo de iniciativas são de louvar e  salutar, porque são momentos que criam e reforçam laços entre docentes dos três agrupamentos de escolas e com o  município de Baião, que sempre sabe acolher, promovendo um ambiente mais participativo e  enriquecedor para todos os envolvidos”.

O Presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, desejou “um bom ano letivo para todos” e deixou o apelo para que “recebamos de braços abertos quem vem pela primeira vez para o nosso concelho”, acrescentando ainda que “na junta de freguesia, estaremos disponíveis para colaborar com todos, porque juntos somos mais fortes”.

Os profissionais da Educação visitaram ainda a exposição “Eu Sou…Cargaleiro”, que estará aberta ao público até dia 8 de outubro, no MACC-Baião.

Este encontro culminou com um almoço-convívio na Área de Lazer de São Pedro, em Ancede, celebrando assim o espírito de colaboração e a importância dos profissionais da educação no desenvolvimento das gerações mais novas de baionenses.

 

 

 

 

 

 

 

AnteriorSeguinte

COMUNIQUE UMA OCORRÊNCIA
NO TERRITÓRIO DE BAIÃO

Alerte a Câmara Municipal de Baião para OCORRÊNCIAS no espaço público (quedas de árvores, fugas de água, estrada danificada, animais abandonados, entre outros…).

Clique AQUI para aceder à página de submissão de alertas.

Baião agradece-lhe o tempo dispensado.
Obrigado! ?

Quinta-feira 14°7°CSexta-feira 11°4°CSábado 3°CDomingo 11°5°CSegunda-feira 14°7°CTerça-feira 6°C

CONTACTOS ÚTEIS

Câmara Municipal

255 540 500

Praça Heróis do Ultramar 4640-158 Campelo - Baião

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

 

Auditório Municipal

255 542 918

Seg. a Sex. :  09h às 13h - 14h às 17h

 

Posto de Turismo

255 540 562

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h Sáb e Dom. : 10h às 13h

 

Museu Municipal

255 540 550

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

Ver todos

[wpc-weather id=”69316″/]

FARMÁCIAS EM BAIÃO

Farmácia Queirós Cunha | Campelo

Morada
Rua de Camões, 172
Campelo

Telefone
255 542 340

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Barbosa | Campelo

Morada
Rua de Camões, 360
Campelo

Telefone
255 541 113

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Rocha Barros | Ancede

Morada
Rua da Capelinha, 71 e 75
Ancede

Telefone
255 551 425

Horário
Segunda a Sexta > 08h30 às 20h00
Sábado> 09h00 às 13h00 e 14h00 às 20h00
Domingo e Feriados > 09h30 às 13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia de Gestaçô | Gestaçô

Morada
Rua Soeiro Pereira Gomes, nº 30
Gestaçô

Telefone
254 888 006

Horário
Segunda a Sexta > 09h00 às 20h30
Sábado > 09h às 13h00 e 14h30 às 20h30
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia Santa Marinha | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 20 de Junho – Edifício Central Zezerense, LJ H
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 888 193

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/20h30
Sábado> 09h00-13h00 e 14h30-20h30
Domingo e Feriados > 09h00-13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contactos telefónico

Farmácia Cardoso Cruz | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 1º de Maio, nº 161
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 881 900

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/19h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico