O passeio sénior que todos os anos a Câmara Municipal proporciona aos baionenses com 60 anos ou mais levou mais de 1300 “jovens” ao Santuário de Fátima.
O passeio foi dividido em dois dias. O dia 11 de setembro foi dedicado aos seniores de Ancede e Ribadouro, Frende, Gôve, Grilo, Gestacô, Santa Marinha do Zêzere, Valadares e Viariz e o dia 12 de setembro às freguesias de Campelo e Ovil; Loivos do Monte; Loivos da Ribeira e Tresouras; Santa Cruz do Douro e S. Tomé de Covelas; Stª Leocádia e Mesquinhata e Teixeira e Teixeiró.
A cada dia, bem cedo, partiram de Baião 13 autocarros que garantiram a viagem dos participantes desde as suas casas até ao Santuário e o respetivo retorno. Em cada autocarro, funcionários da autarquia e juntas de freguesia acompanharam os seniores e estiveram atentos a todas as suas necessidades.
Além da visita ao Santuário de Fátima, os protagonistas do passeio visitaram, também, o Jardim Oudinot, em Ílhavo.
Além da componente religiosa no santuário, a jornada foi marcada pelo convívio, divertimento e sobretudo pelo reencontro de muitos amigos e familiares que puderam reavivar boas memórias de outros tempos. Foram dois dias de alegria e confraternização vividos pelos “mais experientes” do concelho.
As viagens foram acompanhadas pelas corporações de bombeiros do concelho, Santa Marinha do Zêzere e Baião, e por funcionários do município, bem como, responsáveis das juntas de freguesia e respetivos colaboradores.
Também o presidente da Câmara, Paulo Pereira e o vice-presidente Filipe Fonseca, responsável pelo pelouro dos Assuntos Sociais, acompanharam e partilharam os momentos de felicidade dos seniores durante os dois dias.
A atividade está inserida num programa de animação social destinado aos mais idosos designado “Sénior é Fixe”, e é promovido pela Câmara, através do pelouro dos Assuntos Sociais, em articulação com as Juntas de Freguesia, desde 2006.
Paulo Pereira, que esteve sempre animado, durante os dois dias, junto dos seniores, lembrou que este género de atividades, “contribuem, não só para a socialização, como também ajudam a estimular a vida ativa, a promover momentos de confraternização e alegria”.
Filipe Fonseca destacou o espírito de convívio e de confraternização desta iniciativa que “representa uma oportunidade de as pessoas reverem amigos, fazerem novos amigos e se divertirem. É também mais uma oportunidade para os políticos estarem ao lado da população, aproveitando para ouvir os seus anseios e aspirações”.
Paulo Pereira e Filipe Fonseca não esqueceram o trabalho dos funcionários da autarquia, executivos de freguesia e seus colaboradores na organização do evento, bem como as corporações dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere e ao Grupo de Concertinas do Lameirão, pela disponibilidade e colaboração demonstrada, agradecendo-lhes a excelente organização e o sucesso da iniciativa.