Desafiar os jovens baioneses à reflexão, não apenas global, mas, e em particular, sobre o concelho, apresentando ideias e apontando caminhos que conduzam ao melhor desenvolvimento, com a implementação de políticas que vão ao encontro das necessidades da população, sobretudo das gerações mais novas, foi o propósito da Assembleia Municipal de Jovens que teve a sua XIII.ª edição, no dia 3 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Um regresso, após um interregno de três anos, por força das condições impostas pela pandemia.
Participaram cerca de 5 dezenas de estudantes dos três Agrupamentos de Escolas, – Vale de Ovil, Eiriz e Sudeste de Baião -, numa sessão em que o presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, esteve acompanhado na Mesa do Plenário pelo Presidente da Câmara, Paulo Pereira, e pelos jovens Érica Fonseca, do Agrupamento de Escolas (AE) do Sudeste; Leyre Ribeiro, do AE de Eiriz e Pedro Rocha, do AE de Vale de Ovil, que conduziu os trabalhos.
Os jovens oradores, pegando no tema base da sessão, “Baião Destino Turístico Sustentável”, abordaram vários assuntos relacionados com as suas preocupações, em referência à realidade atual do concelho e aos desafios e anseios num olhar para o futuro.
Elevada oferta cultural de Baião surpreende jovens
Na sua apresentação, Matilde Monteiro, porta-voz do Agrupamento de Escolas de Eiriz, deu nota das descobertas que fez, na preparação da intervenção, sobre a riqueza patrimonial do concelho, destacando o Desenvolvimento Sustentável e os indicadores positivos que resultam dessa aposta do Município, revelando-se ainda “surpreendida com a elevada oferta cultural existente em Baião”, afirmou.
A porta-voz do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Inês Monterroso, fez incidir a sua abordagem nas “medidas para fixar os jovens em Baião”, apresentando ideias, tais como, uma ciclovia, e espaços para a prática desportiva e atividades de lazer, direcionados para a Juventude, fatores que, em sua opinião, contribuirão para que os jovens não tenham de deslocar-se para os grandes centros.
“Manter o orgulho nas nossas origens”
A fechar o período das intervenções, Maria João Sousa, do Agrupamento de Escolas do Sudeste, elogiou a aposta de Baião na Sustentabilidade, como forma de “desenvolver o presente, sem comprometer o futuro”, sublinhando ainda a importância do “equilíbrio” entre os setores económico, social e ambiental. A terminar, salientou a necessidade de cuidar do território para que possamos “manter o orgulho nas nossas origens”, concluiu.
“Só o facto de falarmos sobre as questões, já é muito importante”, referiu o Presidente da Câmara, Paulo Pereira, agradecendo aos jovens as suas reflexões e desafiando-os a uma “maior participação cívica, um maior envolvimento nas questões que dizem respeito a todos nós e das quais depende o presente, mas também o futuro”, apontou.
“Aposta no Turismo é para que haja mais riqueza no território”
A propósito do Turismo, um dos temas mais abordados, e dando nota do “enorme crescimento” do setor, nos últimos anos, o autarca explicou que o trabalho que o município desenvolve, “não é apenas para os turistas, mas, e sobretudo, para os que cá vivem, para que haja mais riqueza no território, para a melhor qualidade de vida da nossa população”, esclareceu.
O Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, agradeceu e elogiou o empenho dos jovens, a importância do seu contributo, das suas opiniões e sugestões para a “definição das opções políticas para o concelho”.
Por seu lado, o Vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro da Juventude, Filipe Fonseca, elencou as iniciativas direcionadas para os jovens, destacando a Semana da Juventude e o Orçamento Participativo Jovem, medida esta que cria a possibilidade de apresentarem projetos que entendam relevantes e que serão incluídos nas opções do executivo. “Estamos disponíveis para receber as vossas sugestões e debater as vossas ideias para que possamos desenvolver políticas que vão ao encontro daquelas que são as vossas pretensões e que sejam mais valias para o desenvolvimento de Baião”, assegurou o autarca.
Participaram ainda na sessão as vereadoras Anabela Cardoso e Célia Azevedo, responsáveis do IEFP e da Segurança Social, dirigentes dos três agrupamentos de escolas, professores e uma representante do Centro Social de Santa Cruz do Douro.
No âmbito da Assembleia Municipal de Jovens, vai realizar-se no dia 11 de maio, uma viagem a Lisboa que proporcionará aos jovens uma visita guiada à Assembleia da República.