• Terça-feira 11°9°C

Cultura Destaques Educação Institucional Juventude

Biblioteca Municipal António Mota aderiu à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

O presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, e o diretor geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, assinaram no dia 14 de abril, o protocolo de adesão da Biblioteca Municipal António Mota à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas – RNBP. “Estou certo de que este acordo contribuirá para melhor servirmos a nossa população, aumentando também a nossa responsabilidade, que assumimos com todo o gosto, no sentido de uma resposta cada vez mais adequada e de qualidade àqueles que são os anseios dos nossos munícipes e de todos aqueles que utilizam este equipamento promotor de Conhecimento e Cultura”, frisou o autarca.

Com esta adesão, e segundo a minuta de protocolo, a Biblioteca Municipal António Mota, passa a “aceder e usufruir dos recursos e serviços disponibilizados, pela Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas – DGLAB, às bibliotecas da RNBP”; a “participar em iniciativas de caráter local, regional, nacional e internacional promovidas pela DGLAB ou pelos seus parceiros nacionais e internacionais”; a “beneficiar de futuros programas de apoio da DGLAB, no âmbito do Programa da RNBP”; e a “integrar a lista pública, sistematizada e atualizada das bibliotecas públicas, nomeadamente a do Portal da RNBP, da responsabilidade da DGLAB”.

Por outro lado, caberá à Biblioteca Municipal de Baião, disponibilizar um serviço de biblioteca pública plural, universal e gratuito, de acordo com os princípios consagrados no Manifesto da IFLA/Unesco sobre bibliotecas públicas, bem como, desenvolver serviços inovadores, promover a formação de recursos humanos, além de contribuir para a gestão do Programa RNBP e colaborar em redes locais e regionais de Bibliotecas Públicas.

Para a Vereadora da Cultura, Anabela Cardoso, “a assinatura deste protocolo contribuirá para dar uma maior visibilidade ao trabalho que a biblioteca tem vindo a desenvolver, na dinamização de um leque alargado de atividades que vão muito além da promoção do livro e da leitura e que tem atraído vários públicos ao espaço”.

Trata-se de um conjunto de compromissos que, assumidos por ambas as partes, conduzem a uma parceria direcionada para a “melhoria do serviço à população, que também se baseia na troca de experiências entre os equipamentos integrantes da rede”, referiu o diretor geral da DGLAB, Silvestre Lacerda, elogiando também a aposta da Câmara de Baião na nova biblioteca.

Na cerimónia protocolar participaram também, a Chefe de Divião da Cultura, Susana Monteiro, o técnico da Direção de Serviços de Bibliotecas da DGLAB, Filipe Ferreira e a equipa da biblioteca municipal.

O Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) foi criado em 1987, com o objetivo de dotar os municípios de uma biblioteca pública. A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) tem vindo, desde então, a estabelecer acordos com os Municípios, no sentido da melhoria dos serviços a prestar às populações.

Neste momento, dos 278 concelhos do continente, 237 integram a RNBP, estando 122 inauguradas e as restantes em diferentes fases de instalação. Esta rede está a ser estendida aos Municípios das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Biblioteca Municipal António Mota

O Biblioteca Municipal de Baião, que recebeu o nome do escritor baionense, António Mota, foi inaugurada, no dia 14 de janeiro de 2023, pelo Ministro de Cultura, Pedro Adão e Silva, resultando da reabilitação integral do edifício da antiga escola primária e da construção de um novo volume com três pisos, compreendendo uma área total de 1,065 metros quadrados.

A entrada principal, pela avenida 25 de Abril, mantém o traçado do antigo edifício escolar e dá acesso a um balcão de atendimento, sala de formação, cafetaria e instalações sanitárias, num piso complementado com terraço e acesso aos pisos inferior e superior, quer por escadas, quer por elevador, tendo uma rampa lateral para permitir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

No piso inferior existe uma secção infantil e a área de animação para atividades diversas, assim como espaços de serviços internos (sala de receção, manutenção e depósito de documentos, área de trabalho, sala de informática, vestiários e arrumos).

No piso superior encontra-se a secção com livros para adultos e espaços de trabalho, arquivo e arrecadação.

A Biblioteca Municipal António Mota está aberta de segunda a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Terça-feira 11°9°CQuarta-feira 13°5°CQuinta-feira 19°10°CSexta-feira 23°11°CSábado 22°11°CDomingo 23°13°C