O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março, e foi instituído pela UNESCO em 1999, com o propósito de promover a leitura, a escrita e o ensino da poesia.
No dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água, que foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em 1993, de modo a despertar a consciência pública sobre a importância da conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável.
No âmbito do Projeto Educativo Concelhio, a Câmara Municipal de Baião, desenvolveu iniciativas junto dos alunos do 1º e 2º ano do primeiro ciclo, dos três agrupamentos de escolas do concelho.
Nos dias 20, 22 e 23, 123 alunos do 1.º ano foram conhecer a Biblioteca Municipal António Mota, onde participaram numa sessão de poesia com a leitura do livro “Era uma Vez um Cão”, uma obra que estimula a memorização e desperta o gosto pela leitura e pela escrita, da autoria de Adélia Carvalho e com ilustrações de João Vaz de Carvalho.
As crianças deslocaram-se também ao Abrigo Animal, localizado no Centro Hípico de Baião, onde foram sensibilizadas para os cuidados a ter com os animais, assim como para a importância da adoção responsável.
No dia 21, os alunos do 2.º ano, estiveram na Biblioteca Municipal António Mota, para conhecerem este novo equipamento municipal e espaço cultural de referência.
De seguida, foram ao Auditório Municipal, onde participaram numa sessão de poesia musicada, intitulada “Máquina de Embrulhar Poemas”.
Este espetáculo, da autoria da associação “Som do Algodão”, é uma viagem por vários poemas de diferentes autores, que apela à participação das crianças de uma forma ativa, o que proporcionou uma interatividade que os deixou extremamente animados e recetivos à mensagem.
Esta iniciativa teve a presença da Vice-presidente do Conselho de Administração da empresa Águas do Norte, Fernanda Lacerda, uma vez que contou com o apoio desta entidade.
No final, a vereadora da Educação, Anabela Cardoso, e os responsáveis da empresa, Paulo Queirós e Francisco Tinoco, entregaram um saco com algumas ofertas aos alunos que incluíam o livro infantojuvenil “O Sr. Ribeiro e o Guarda Rios”, da autoria de Pedro Seromenho e que foi concebido na sequência de uma candidatura da empresa Águas do Norte ao Fundo Ambiental, no âmbito de um projeto lançado pelo Ministério do Ambiente.
Esta obra ensina a preservar o ambiente e é mais um instrumento com o objetivo de sensibilizar os mais pequenos para uma maior consciência ambiental e para a importância de conservação, preservação e proteção da água.