• Quinta-feira 26°18°C
  • pt PT
  • Google Tradutor
    Tradutor

Assembleia Municipal Cultura Destaques Institucional Tradições

Dia do Município – Celebrar a identidade baionense homenageando quem contribui para o engrandecimento de Baião

O Auditório Municipal de Baião, recebeu pela primeira vez depois da requalificação a que foi sujeito, a cerimónia de celebração do Dia do Município.

Esta efeméride, instituída em 2017, numa iniciativa conjunta da Câmara e da Assembleia Municipal de Baião, tem como referência o documento em que aparece pela primeira vez a palavra “Bayam” e que remonta a 24 de março de 1066.

Este testemunho histórico, estabelecia a doação de oito “villae” (propriedades rurais de grandes dimensões) situadas na terra de “Bayam” ao rei Garcia, da Galiza.

A Câmara Municipal, em consonância com a Comissão de Distinções Honoríficas, que é constituída por 10 personalidades de áreas diversas, propõem a atribuição destes reconhecimentos, como forma de realçar o percurso pessoal ou profissional a pessoas singulares ou coletivas que, na esfera do Município de Baião, fomentam e desenvolvem atividades de relevo e valor no âmbito cívico, cultural, desportivo, empresarial e social, contribuindo para o engrandecimento do nosso concelho e merecendo, por isso, uma homenagem digna e justa.

TALENTO, INSPIRAÇÃO, DEDICAÇÃO, PERSISTÊNCIA E TRABALHO ÁRDUO

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, começou por se manifestar “um privilegiado, ao desempenhar uma das funções mais prestigiantes e de maior responsabilidade na nossa comunidade”, destacando “a importância das pessoas e instituições que contribuem para a construção de uma comunidade baionense mais coesa, solidária e inventiva”,  deixando um elogio aos homenageados, “pela sua dedicação em fazer a diferença na vida do seu semelhante, através da sua marca (na maioria das vezes involuntária) nas nossas gentes e na nossa terra” e acrescentando ainda que com o “vosso talento, inspiração, dedicação, persistência e trabalho árduo, temos uma comunidade mais forte, mais unida, mais criativa e mais vibrante”,

O autarca deixou também uma referência à “celebração de Baião e dos baionenses”, que segundo este são “todos aqueles que sentem esta nossa Terra. E que, mesmo não sendo de cá naturais, por ela trabalham, lutam pela nossa comunidade e se destacam além-fronteiras em ações também voltadas para o outro. Que constroem Baião, que respiram Baião, que amam Baião. Que se orgulham de Baião!”

Paulo Pereira ressalvou ainda a ligação destas personalidades “a projetos potenciadores do espírito de comunidade que o município tem vindo a desenvolver e que necessitarão continuamente dos talentos e capacidade de trabalho destes e outros baionenses, nomeadamente o projeto cultural deste Auditório Municipal, recentemente requalificado, a recentemente inaugurada Biblioteca Municipal António Mota, que permitirá uma forte aposta nas mais diversas formas de literacia, bem como o requalificado Mosteiro de Ancede, que contempla uma ambiciosa abordagem  museográfica, cultural, pedagógica e científica”.

Paulo Pereira referiu-se ainda à sua experiência como autarca que “tem contribuído para sedimentar a ideia de que a forma mais efetiva de contrariarmos o populismo é voltarmos a estar cada vez mais juntos” e expressou a sua admiração “por pessoas que são frontais, diretas, claras, convictas, genuinamente empenhadas e que têm sabido sempre fazer frente à demagogia e ao populismo”.

O edil baionense enfatizou ainda “a importância da comunidade trabalhar em conjunto para contrariar o populismo e fortalecer as relações de confiança”.

Paulo Pereira, terminou a sua intervenção, referindo que “é um privilégio trabalhar com pessoas que se dedicam de forma tão abnegada e altruísta à nossa comunidade, seja ela local ou mundial. Mas é exatamente isso que torna os homenageados tão especiais: o facto de dedicaram tempo, esforço e competências para ajudar os outros, muitas vezes sem esperar nada em troca”, deixando ainda um repto às novas gerações “para que se inspirem no vosso exemplo. O trabalho que desenvolveram e continuarão a desenvolver prova que é possível contribuirmos, todos, para tornar o mundo um lugar melhor”.

O Presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, começou por referir que “neste dia especial em que paramos para nos olharmos como comunidade, devemos refletir sobre aquilo que somos, o que nos une e o que cada um pode oferecer à sua terra” e realçando o facto de que “os últimos anos constituíram um impressionante desafio à nossa capacidade de resistência, resiliência e solidariedade”, sendo por isso “o papel das autarquias, enquanto agente local e de proximidade determinante”, uma vez que “apesar destes tempos de incerteza aconselharem alguma prudência, não nos podem tomar a coragem e a criatividade para enfrentarmos estas novas dificuldades e, por isso, devemos estar, como comunidade, preparados para os desafios que se avizinham”.

Armando Fonseca, deixou ainda uma palavra aos homenageados pelo “seu exemplo de entrega à causa pública, a sua dedicação à comunidade e a sua consciência de uma cidadania ativa”, fazendo ainda uma “referência muito especial aos baionenses espalhados pelo país e pelo mundo, que dia após dia, em cada gesto, atitude ou ação dignificam e honram o nome de Baião”.

O Presidente da Assembleia Municipal, terminou deixando “um particular e especial agradecimento, às trabalhadoras e trabalhadores da autarquia hoje aqui distinguidos, pela sua dedicação, brio e zelo no desempenho das suas funções ao longo de tantos anos”.

 DISTINÇÕES HONORÍFICAS

As distinções foram entregues por elementos da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e da Comissão de Distinções Honoríficas e os homenageados foram os seguintes:

Medalha de Mérito Ambiental:

 – Luís Rocha Monteiro, a título póstumo;

Medalha de Mérito Científico:

 – José Pedro Sequeira;

– Rafael António Teixeira Gomes Cardoso;

Medalha de Mérito Cívico:

– Pároco Joaquim Ribeiro;

Medalha de Mérito Cultural:

– Manuel Cardoso (Professor Casimiro), a título póstumo;

Medalha de Mérito Empresarial:

– Pensão Borges;

Medalha de Mérito Social:

– Carlos Alberto Carvalho;

Medalha de Distinção Profissional ao Serviço do Município.

Funcionários com 35 ou mais anos de serviço:

– Dulce Monteiro Miranda Santos;

– Fernanda Maria Cabral Figueiredo Ferreira;

– Lourenço Pereira Ribeiro;

– Maria Eugénia Grave Torgal Teixeira;

Durante os próximos dias será publicado nas redes sociais um apontamento biográfico de cada um dos homenageados.

A cerimónia terminou com uma atuação da Banda da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere, com destaque para a interpretação do “Hino de Baião”, para além de outras peças.

 

AnteriorSeguinte

COMUNIQUE UMA OCORRÊNCIA
NO TERRITÓRIO DE BAIÃO

Alerte a Câmara Municipal de Baião para OCORRÊNCIAS no espaço público (quedas de árvores, fugas de água, estrada danificada, animais abandonados, entre outros…).

Clique AQUI para aceder à página de submissão de alertas.

Baião agradece-lhe o tempo dispensado.
Obrigado! ?

Quinta-feira 26°18°CSexta-feira 22°14°CSábado 22°17°CDomingo 23°16°CSegunda-feira 24°17°CTerça-feira 29°17°C

CONTACTOS ÚTEIS

Câmara Municipal

255 540 500

Praça Heróis do Ultramar 4640-158 Campelo - Baião

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

 

Auditório Municipal

255 542 918

Seg. a Sex. :  09h às 13h - 14h às 17h

 

Posto de Turismo

255 540 562

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h Sáb e Dom. : 10h às 13h

 

Museu Municipal

255 540 550

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

Ver todos

[wpc-weather id=”69316″/]

FARMÁCIAS EM BAIÃO

Farmácia Queirós Cunha | Campelo

Morada
Rua de Camões, 172
Campelo

Telefone
255 542 340

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Barbosa | Campelo

Morada
Rua de Camões, 360
Campelo

Telefone
255 541 113

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Rocha Barros | Ancede

Morada
Rua da Capelinha, 71 e 75
Ancede

Telefone
255 551 425

Horário
Segunda a Sexta > 08h30 às 20h00
Sábado> 09h00 às 13h00 e 14h00 às 20h00
Domingo e Feriados > 09h30 às 13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia de Gestaçô | Gestaçô

Morada
Rua Soeiro Pereira Gomes, nº 30
Gestaçô

Telefone
254 888 006

Horário
Segunda a Sexta > 09h00 às 20h30
Sábado > 09h às 13h00 e 14h30 às 20h30
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia Santa Marinha | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 20 de Junho – Edifício Central Zezerense, LJ H
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 888 193

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/20h30
Sábado> 09h00-13h00 e 14h30-20h30
Domingo e Feriados > 09h00-13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contactos telefónico

Farmácia Cardoso Cruz | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 1º de Maio, nº 161
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 881 900

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/19h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico