• Sábado 9°C

Cultura Destaques

Talento baionense celebrou o Dia Internacional da Mulher num Pavilhão Multiusos com lotação esgotada

O Município de Baião voltou a realizar o espetáculo alusivo ao Dia Internacional da Mulher, um evento que se assume já como um dos mais importantes na sua programação e em termos de participação, como ficou demonstrado pelo muito público que lotou por completo o Pavilhão Multiusos.

Os diversos artistas que pisaram o palco, talento baionense oriundo de todas as freguesias, proporcionaram um original espetáculo com muita música, cor e boa disposição, numa celebração que realçou a importância da presença feminina na vida de todos nós.

Integralmente concebido e interpretado por baionenses, tratou-se um espetáculo muito especial, uma vez que músicos, bailarinos e atores preparam esta efeméride com meses de antecedência, envolvendo a comunidade, que com a sua colaboração e presença prestigiaram esta noite memorável.

Mas este evento não se limitou a divertir a assistência. Durante algumas das atuações, passaram nos ecrãs, mensagens fortes e emotivas, relacionadas com diversas temáticas ligadas ao universo feminino, mais concretamente, a realçar a importância da igualdade de género ou o combate à violência doméstica, numa perspetiva de reflexão sobre questões tão importantes.

IGUALDADE DE GÉNERO DEVE SER UMA REALIDADE

No início do espetáculo, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e o vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, subiram ao palco para uma curta declaração.

O vereador referiu-se à importância da temática em causa e deixou uma palavra de agradecimento “a quem criou o espetáculo, assim como a todos aqueles que vão atuar e a quem fez questão de estar presente, porque é muito gratificante para quem organiza, ver este espaço repleto. Bem hajam por contribuírem para que esta celebração seja um sucesso”.

Por seu lado, o presidente da Câmara, agradeceu “a todos aqueles que tornam este evento possível, que é algo que nos deve orgulhar cada vez mais, porque praticamente só com ‘prata da casa’, conseguimos elevar bem alto o nome de Baião”.

Paulo Pereira, destacou ainda que “apesar de, nos últimos anos, ter havido progressos na valorização da dignidade humana e da dignidade da mulher, há Países que ainda têm um longo caminho a percorrer, e mesmo no nosso País em alguns setores de atividade ”.

O edil, citou ainda os recursos humanos da autarquia como um exemplo positivo, observando que “a maioria dos colaboradores são do sexo feminino, com uma proporção de 41% de homens e 59% de mulheres” e realçou que “muitas das realizações da Câmara Municipal são uma consequência direta dessa representação feminina, o que é motivo de grande satisfação”.

Paulo Pereira, terminou a intervenção, apelando ao público presente e a quem assistia à transmissão nas redes sociais a “participarem mais em iniciativas como esta” e convidou todos a prestigiarem com a sua presença, os diversos eventos que serão realizados no concelho nos próximos meses.

MÚSICA, DANÇA E MUITA ANIMAÇÃO

Com a plateia lotada, subiram ao palco 267 participantes, que deram o seu melhor para entreter o público presente e determinados a oferecer um espetáculo memorável.

Cada um à sua maneira, com muito talento e estilos diferentes, proporcionaram atuações inesquecíveis, numa noite mágica e inspiradora, onde o público pôde testemunhar o brilho e a excelência do talento baionense.

A banda de suporte ao espetáculo, formada por Hélder Azeredo, João Azeredo, Pedro Azeredo e Vítor Cardoso, junto com Cláudia Basto e Vanessa Rocha nos coros, acompanharam com maestria a interpretação das músicas pelos talentosos César Alves, Rafael Monteiro, Sara Ribeiro, Tiago Oliveira, Diana Vieira, Pedro Pinto, Sílvia Costa, João Paulo Vaz, Isabel Ferreira, Paula Pinto, Né Castro e Sara Pereira.

Além das apresentações musicais, as escolas de dança Liliana Castro, Byondance e a Associação Vale do Zêzere agitaram a plateia com suas atuações repletas de ritmo e energia.

Os utentes dos Centros de Relação Comunitária de Tresouras e Viariz elaboraram a decoração da entrada do Pavilhão Multiusos, através da criação de símbolos que identificam a essência e o caminho que as mulheres percorreram até aos dias de hoje, nomeadamente as flores que revelam a delicadeza, os corações que representam o afeto e as borboletas que simbolizam a transformação.

O evento foi apresentado por Rafael Pereira e Ana Paula Pinto, que conduziram o espetáculo com uma simpatia que cativou todos os presentes.

A sétima edição do espetáculo comemorativo do Dia Internacional da Mulher, foi uma organização da Câmara Municipal de Baião e teve a direção artística da professora de dança, Liliana Castro.

Sábado 9°CDomingo 11°8°CSegunda-feira 3°CTerça-feira 10°4°CQuarta-feira 12°7°CQuinta-feira 4°C