• Domingo 18°10°C

Destaques Educação Institucional

Entrega de Prémios Escolares em Baião foi “celebração da Educação”

Baião mostra como é possível pegar num concelho onde a Educação não era uma prioridade e torná-lo num território onde a Educação é um exemplo”, referiu o Secretário de Estado de Educação, António Leite, no dia 27 de janeiro, na cerimónia de entrega de prémios de Mérito Escolar e de Cidadania aos alunos dos três agrupamentos de escolas -– Vale de Ovil, Sudeste e Eiriz.

O governante presidiu à sessão, realizada no Auditório Municipal que encheu para a “celebração da Educação”, como também frisou, sublinhando o papel da Escola e a sua “função de formar cidadãos com capacidades profissionais e com competências sociais, sabendo viver com responsabilidade e respeito, contribuindo para uma sociedade cada vez melhor”.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, referiu a importância de cerimónia como “reconhecimento pelo trabalho, dedicação, esforço e exemplo dos alunos, quer ao nível de resultados curriculares, quer ao nível da sua atuação enquanto cidadãos”, desafiando os jovens a uma “integração e participação mais ativa na vida da Comunidade”, apresentando como exemplo o Orçamento Participativo Jovem, cujo valor foi reforçado no orçamento para este ano. O autarca enalteceu também o papel de toda a comunidade escolar e da família no processo educativo.

Referindo-se à “revolução” que a Educação conheceu no concelho, nos últimos 18 anos, o edil Baionense recordou o reordenamento escolar, a implementação do serviço de refeições, os transportes escolares, a ação social escolar, entre outras medidas de modernização e “melhoria das condições para o desenvolvimento das atividades que conduzem ao sucesso hoje evidenciado, fruto de termos assumido a Educação como uma das áreas de intervenção prioritária”, assegurou Paulo Pereira. O autarca relevou também o papel desempenhado quer pela atual vereadora, Anabela Cardoso, quer pelos seus antecessores, Ivone Abreu e Pinho Silva.

Os diretores dos três agrupamentos de escolas do concelho, nas suas intervenções, falaram de um dia de “orgulho” para todos, enaltecendo o exemplo dos alunos premiados e o papel fundamental desempenhado pela comunidade escolar, nomeadamente, pelos professores e encarregados de educação, relevando também a relação de proximidade e o espírito de colaboração da autarquia.

Na sessão foram entregues prémios a 41 alunos, desde o 1º ao 3º ciclo de escolaridade, bem como aos alunos do ensino secundário do ensino regular e profissional, referentes aos três últimos anos letivos, uma vez que, por força da pandemia, não foi possível realizar a cerimónia nos últimos dois anos. A entrega dos prémios a cada um dos anos letivos foi intercalada com momentos culturais protagonizados por alunos dos agrupamentos.

Com a atribuição dos prémios de Mérito Escolar e de Cidadania, a Câmara Municipal de Baião reconhece a dedicação ao estudo e a promoção do saber como instrumento para o desenvolvimento económico, cultural e social dos jovens, bem como, incentiva o reconhecimento público do mérito do trabalho escolar, assiduidade e disciplina, premiando também os alunos que demonstraram competências sociais relevantes, tais como: solidariedade, tolerância, bom relacionamento com a comunidade escolar, espírito de iniciativa e disponibilidade para contribuir em prol da comunidade educativa e da sociedade em geral.

Estiveram presentes, além do Secretário de Estado da Educação e do presidente da Câmara de Baião, o presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, vereadores, ex-vereadores, presidentes de junta de freguesia, outros autarcas, o delegado regional de Educação da Direção de Serviços da Região Norte, diretores e ex-diretores dos agrupamentos de escolas, o comandante do posto territorial da GNR de Baião, o diretor do serviço de emprego de Amarante, professores, encarregados de educação, comunidade educativa, dirigentes associativos, alunos e ex-alunos, familiares e amigos.

Domingo 18°10°CSegunda-feira 21°12°CTerça-feira 25°14°CQuarta-feira 27°17°CQuinta-feira 28°18°CSexta-feira 23°16°C