• Quinta-feira 21°16°C
  • pt PT
  • Google Tradutor
    Tradutor

Cultura Destaques Outros Tradições

Tradição do Cantar dos Reis está de regresso a Baião

Depois de dois anos em que não foi possível realizar o tradicional encontro de celebração da Noite de Reis, a sede de concelho voltou a encher-se de entusiasmo, para ouvir os tradicionais cantares tradicionais, acompanhados de instrumentos como a concertina, o violão, o bombo, o reco-reco ou os ferrinhos.

Com organização da Câmara Municipal, este evento, que vai já na 15.ª edição, iniciou-se no Jardim Dr. José Teixeira da Silva, com o cortejo a percorrer o centro da Vila de Baião, em direção aos Paços do Concelho, onde os diversos grupos participantes compostos por mais de 200 cantadores interpretaram as mais belas quadras alusivas à época, proporcionando um serão bastante animado, com o público presente a aplaudir e a acompanhar com entusiasmo, numa manifestação de que esta tradição continua bem enraizada em Baião.

Os grupos participantes vieram de todo o concelho e eram compostos por cantores de todas as idades, numa salutar conjugação entre os mais experientes e os mais novos, com estes a absorverem o saber e as tradições que há muitos anos são passadas de geração em geração.

Os Alegrinhos do Ingilde, a Associação de Danças e Cantares de Gestaçô, a Banda Marcial de Ancede, a Casa do Povo de Campelo, as Concertinas do Lameirão, o Rancho Folclórico de Baião, o Rancho Folclórico “As Ceifeiras de Valadares”, o Rancho Folclórico da ACR de Santa Cruz do Douro e o Grupo “Slava Ukraini” (composto por alguns dos refugiados acolhidos em Baião) foram os protagonistas de uma animada celebração que só terminou noite dentro.

O executivo municipal e alguns autarcas de freguesia, perfilaram-se nos Paços do Concelho para receber os votos de bom ano na forma destas quadras populares

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, acompanhou com entusiasmo as quadras interpretadas, tendo deixado votos de um bom ano a todos os presentes e manifestando a sua satisfação por depois de um interregno se poder a voltar a festejar as tradições.

O edil baionense agradeceu “a quem por vontade própria aqui quis estar, numa manifestação genuína das nossas raízes e da preservação da nossa identidade, numa demostração de respeito de uns pelos outros nesta noite fria, como é tradição”, realçando que “temos muito gosto em receber estes grupos, com a particularidade de um deles ser constituído pela comunidade de refugiados da Ucrânia, que foram tão bem acolhidos e, que por esse facto, também os leva a respeitar e a participar nesta tradição, devolvendo a gratidão por aquilo que a nossa comunidade tem feito por eles”.

Como manda a tradição, o final do evento ficou marcado pela tradicional merenda, como forma de agradecimento a quem mantém viva esta tradição ancestral.

A Câmara de Baião aposta na preservação de tradições como os cantares dos reis e das janeiras e no dia 28 de janeiro, como já é tradição, decorrerá no Mosteiro de Santo André, em Ancede, o encontro concelhio de cantares das janeiras.

AnteriorSeguinte

COMUNIQUE UMA OCORRÊNCIA
NO TERRITÓRIO DE BAIÃO

Alerte a Câmara Municipal de Baião para OCORRÊNCIAS no espaço público (quedas de árvores, fugas de água, estrada danificada, animais abandonados, entre outros…).

Clique AQUI para aceder à página de submissão de alertas.

Baião agradece-lhe o tempo dispensado.
Obrigado! ?

Quinta-feira 21°16°CSexta-feira 18°13°CSábado 20°13°CDomingo 24°15°CSegunda-feira 20°14°CTerça-feira 21°14°C

CONTACTOS ÚTEIS

Câmara Municipal

255 540 500

Praça Heróis do Ultramar 4640-158 Campelo - Baião

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

 

Auditório Municipal

255 542 918

Seg. a Sex. :  09h às 13h - 14h às 17h

 

Posto de Turismo

255 540 562

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h Sáb e Dom. : 10h às 13h

 

Museu Municipal

255 540 550

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

Ver todos

[wpc-weather id=”69316″/]

FARMÁCIAS EM BAIÃO

Farmácia Queirós Cunha | Campelo

Morada
Rua de Camões, 172
Campelo

Telefone
255 542 340

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Barbosa | Campelo

Morada
Rua de Camões, 360
Campelo

Telefone
255 541 113

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Rocha Barros | Ancede

Morada
Rua da Capelinha, 71 e 75
Ancede

Telefone
255 551 425

Horário
Segunda a Sexta > 08h30 às 20h00
Sábado> 09h00 às 13h00 e 14h00 às 20h00
Domingo e Feriados > 09h30 às 13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia de Gestaçô | Gestaçô

Morada
Rua Soeiro Pereira Gomes, nº 30
Gestaçô

Telefone
254 888 006

Horário
Segunda a Sexta > 09h00 às 20h30
Sábado > 09h às 13h00 e 14h30 às 20h30
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia Santa Marinha | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 20 de Junho – Edifício Central Zezerense, LJ H
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 888 193

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/20h30
Sábado> 09h00-13h00 e 14h30-20h30
Domingo e Feriados > 09h00-13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contactos telefónico

Farmácia Cardoso Cruz | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 1º de Maio, nº 161
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 881 900

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/19h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico