Baião, primeiro município português certificado como Destino Turístico Sustentável, celebrou o Dia Mundial do Turismo, no dia 27 de setembro, no Mosteiro de Ancede, com turistas do Inatel. A celebração da data pretende promover a tomada de consciência sobre o valor social, cultural e económico do Turismo e a sua contribuição para serem alcançados os objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O grupo de 50 turistas do Inatel, em que se incluíam promotores comerciais, começou por visitar a Fundação Eça de Queiroz, em Tormes. De seguida, deslocaram-se à Casa do Lavrador, onde foi servido o almoço composto por sabores tradicionais, sendo a tarde reservada para a visita ao Mosteiro de Santo André de Ancede, onde decorreu a sessão de boas-vindas.
No auditório do Mosteiro, a Vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Baião, Anabela Cardoso, que esteve acompanhada pelo Presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, lembrou que “Baião tem muito mais para oferecer e conta com uma excelente rede de alojamento, uma das maiores da Região”. A autarca referiu as parcerias que o município tem vindo a estabelecer com o Inatel, reforçando o convite ao regresso para outros programas e visitas. Recordou também que Baião tem uma Casa na cidade do Porto, “que é uma janela para o concelho, onde é possível conhecer melhor o que podemos oferecer e comprar os nossos produtos”.
Por sua vez, o Presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, destacou a beleza do concelho de Baião, sublinhando, em particular, na sua freguesia, o rio Douro e o Mosteiro de Santo André de Ancede. O autarca realçou ainda a forma como os baionenses sabem receber, referindo que os turistas, “pela forma como são acarinhados e pelos produtos de excelência que encontram, são os melhores mensageiros para que muitas mais pessoas venham desfrutar do nosso território”.
O diretor do Inatel do Porto, Emanuel Mota, deu nota do interesse que tem Baião para as visitas que organizam com os seus associados. Sublinhando a vasta oferta em termos culturais, gastronómicos e patrimoniais, o dirigente disse ver “em Baião um forte atrativo para os turistas, tendo em conta a diversidade de opções, todas elas muito interessantes”.
A estadia da delegação do Inatel terminou com uma visita guiada ao Mosteiro de Santo André de Ancede, com animação teatral, seguida de um lanche com produtos de Baião, que fizeram as delícias dos visitantes. Muitos deles, novos apreciadores da nossa gastronomia, aproveitaram para comprar alguns produtos, e assim, prolongarem os sabores de Baião.