O novo Ano Letivo, em Baião, começou dentro da normalidade, no dia 16 de setembro, e trouxe algumas novidades interessantes para os alunos e para toda a Comunidade Escolar. A Câmara Municipal passou a disponibilizar atividades lúdico-pedagógicas no ensino pré-escolar, após o período letivo. Uma novidade que permite aos mais pequenos enriquecerem o seu crescimento através da música, da educação física e da hora do conto, com o acompanhamento de professores. Para além disso, também os assistentes técnicos e operacionais foram devidamente capacitadas e com material adequado para proporcionar a essas crianças um acompanhamento mais enriquecedor.
Em Baião, a Educação, neste novo ano, continua no topo das prioridades da autarquia, que garante o funcionamento da escola a tempo inteiro, com o prolongamento de horário para os pais que trabalham, mesmo durante as pausas letivas. Além desta, outras medidas como as Atividades de Enriquecimento Curricular, o transporte escolar e as refeições para todos os alunos, assim como o programa de regime de fruta e leite escolar, no pré-escolar e 1.º Ciclo, continuam a ser implementadas. O Município coloca à disposição das escolas os equipamentos e proporciona aos alunos da Educação Especial e da Sala de Ensino Estruturado aulas de equitação terapêutica e hidroterapia, assim como, terapia assistida por cão. Para o Desporto Escolar, na modalidade de canoagem, disponível para os três agrupamentos escolares, continua a ser prestado o apoio, ao nível do transporte, para os treinos e para as competições, sendo também fornecidos equipamentos para a prática desportiva.
Rumo a um futuro mais sustentável
Através do Pelouro da Educação continua a desenvolver-se um Projeto Educativo que promove várias ações nas escolas e que assenta em pilares como a Valorização do nosso Património Cultural e Imaterial e em questões ligadas à Sustentabilidade. Anabela Cardoso, vereadora responsável pelo pelouro, sublinha “a importância do projeto pela envolvência que propõe e pelo desafio que representa na perspetiva de um futuro cada vez melhor para os baionenses”. De salientar que Baião foi o primeiro concelho português certificado como “Destino Turístico Sustentável” e esta é, segundo a autarca, “uma bandeira que nos orgulha e que queremos continuar a erguer, conscientes de que estamos a seguir o caminho certo para o futuro de todos e, em particular, das novas gerações”.
Ainda no âmbito da Sustentabilidade, continua em desenvolvimento o projeto Eco-Escolas, em parceria com os três agrupamentos do concelho, o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, o Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião e o Agrupamento de Escolas de Eiriz. Este Projeto tem o objetivo de promover a melhoria do Ambiente, encorajando e premiando as boas práticas e contribuindo para a alteração, no sentido positivo e responsável, de comportamentos ambientais nas diferentes gerações.
Vereadora da Educação vai visitar as Escolas
Anabela Cardoso vai realizar visitas aos Agrupamentos Escolares, nas próximas semanas, para conhecer as obras que foram realizadas durante a pausa letiva de Verão, aproveitando também para avaliar, com os responsáveis dos estabelecimentos de ensino, se é necessário ajustar alguma situação no âmbito da intervenção da Câmara Municipal. Ao mesmo tempo, irá fazer o ponto de situação sobre o novo modelo de aquisição das refeições e pagamento do prolongamento de horário no pré-escolar e primeiro ciclo, que foi implementado este ano e que usa a mesma plataforma dos agrupamentos escolares. Trata-se de um sistema que permite fazer os pagamentos na escola ou por referência multibanco, evitando que os pais ou encarregados de educação, tenham de se deslocar aos serviços do Município.