O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, visitou Baião no dia 31 de agosto.
O governante esteve reunido com o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, num encontro de trabalho em que participaram também o Vice-Presidente, Filipe Fonseca, a Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Selene Martinho, os Vereadores Anabela Cardoso, José Lima Soares e Henrique Gaspar Ribeiro e a Primeira Secretária da Assembleia Municipal de Baião, Ana Marta Silva. Foram abordadas temáticas relativas aos desafios que enfrentam os jovens, o movimento associativo, a realidade desportiva concelhia, as necessidades de requalificação ou construção de instalações desportivas e a realização de eventos.
De seguida, realizou-se, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um encontro com a presença de jovens que participam no Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas, promovido pelo IPDJ e pela Câmara Municipal de Baião. Na sessão estiveram também representantes de entidades locais que colaboram na formação dos jovens para o programa de voluntariado, nomeadamente os Comandantes dos Bombeiros Voluntários de Baião e Santa Marinha do Zêzere, Alexandre Pinto e Márcio Vil, respetivamente, o Comandante da GNR de Baião, José Alves, o Coordenador Municipal da Proteção Civil, José Manuel Ribeiro, e Sara Pereira, Presidente da Associação Ambiental “Ecosimbioses”.
SOCIEDADE TEM DE ENVOLVER OS CIDADÃOS, NOMEADAMENTE OS JOVENS
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, começou por se referir à reunião mantida com o Governante e revelou ter sido “uma conversa muito profícua, na perspetiva de, em conjunto, podermos olhar para o futuro e encontrarmos soluções os problemas com que somos confrontados, no geral e, especificamente, no que diz respeito às questões da juventude e do desporto”.
Referindo-se aos jovens, Paulo Pereira sublinhou que eles “não são só o futuro, são o presente. E um dos maiores desafios que a sociedade tem é envolver os cidadãos, nomeadamente os jovens”.
O Presidente da Câmara Municipal de Baião referiu ainda que, “cada um de nós deveria participar mais ativamente naquilo que é a construção, não só do futuro, mas do presente”. O edil reforçou também o interesse do Município em continuar a desenvolver e a colaborar nos projetos em curso, assim como, em abraçar novos desafios, fazendo parte, assim, das soluções.
Por seu lado, o Vice-Presidente da Câmara de Baião e Vereador responsável pelo pelouro da Juventude e do Desporto, Filipe Fonseca, elogiou o trabalho patenteado pelos jovens e pelas entidades envolvidas no projeto. O autarca destacou a importância da formação que é administrada e que permite, aos jovens, a aquisição de conhecimentos em várias áreas. Recordou ainda que a formação incide também na “sensibilização para as questões ambientais, sendo uma forma de contribuir para o reforço de Baião como Destino Turístico Sustentável”.
Filipe Fonseca relevou o papel dos jovens na sinalização de focos de incêndio, numa fase inicial, o que permite “um combate mais rápido e trava a propagação das chamas”.
Os voluntários que participaram na sessão tiveram também a oportunidade de deixar o testemunho da sua experiência neste Programa, que consideraram, de um modo geral, “de responsabilidade, útil, enriquecedora e gratificante”.
PROGRAMA VAI CONTAR COM AS PARCERIAS DAS ÁREAS DO AMBIENTE E DA PROTEÇÃO CIVIL
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, disse conhecer e acompanhar “há muito o trabalho do Município de Baião”, deixando ainda o reconhecimento “pelo que têm feito em todas as vertentes”.
O governante destacou o Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas que “procura proteger, não só as florestas, no período critico de incêndios, mas também procura incentivar a proteção do meio-ambiente, da natureza e do património local”.
O Secretário de Estado revelou ainda que, “a partir do próximo ano, o Programa vai contar com as parcerias das áreas do Ambiente e da Proteção Civil”.
João Paulo Correia referiu ainda que, “em 2023 poderá haver a possibilidade de vir a permitir que sejam elegíveis candidaturas, não só de associações de jovens, mas também de coletividades que incluam elementos jovens”.
O governante terminou a sua intervenção referindo-se à Câmara Municipal de Baião como “uma governação de referência”.