• Domingo 19°12°C

Desporto Turismo

Grande Prémio de Baião de Motonáutica foi apresentado junto ao Douro

Foi apresentado no dia 31 de agosto, no Albergue “Aconchego e Memórias”, em Porto Manso, numa conferência de imprensa, o Grande Prémio de Motonáutica. A prova a contar para o Campeonato do Mundo realiza-se entre os dias 9 e 11 de setembro, na Albufeira da Pala, em Baião, e vai contar com a presença de 19 pilotos, oriundos de 14 países.

No encontro com os jornalistas estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o Vice-Presidente, Filipe Fonseca, o Presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM), Paulo Ferreira, o representante da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Frederico Martins, o Vice-Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Inácio Ribeiro, o Secretário da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Sérgio Monteiro, os vereadores Anabela Cardoso, Célia Azevedo, Henrique Gaspar Ribeiro, José Lima Soares e Paulo Portela, tal como alguns presidentes de junta e dirigentes associativos. Marcaram presença, também, os Comandantes das Corporações de Bombeiros do Concelho, Alexandre Pinto e Márcio Vil, e o Comandante da GNR de Baião, José Alves

MOTONÁUTICA PROJETA TODA A REGIÃO DO DOURO VERDE

O Presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, deu nota da sua satisfação por poder, mais uma vez, receber uma prova de nível mundial e agradeceu às entidades envolvidas o empenho na realização. Revelou também que, “sendo o Concelho de Baião certificado como Destino Turístico Sustentável, houve, há uns anos, alguma apreensão sobre se a realização do Grande Prémio de Motonáutica F2 poderia estar em causa”. Segundo o autarca baionense, as entidades que validam a certificação informaram que “Baião teria que transformar as iniciativas em Ecoeventos que, ou não tenham pegada ecológica, ou que sejam compensadas por outras vias. Se a prova não fosse realizada em Baião seria realizada noutro ponto do planeta, e aqui sabem que temos esse enfoque ambiental”. Para Paulo Pereira, esta foi “uma informação que nos deixou satisfeitos, porque a prova de Motonáutica se enquadra numa estratégia de promoção do território que temos vindo a seguir”.

A fechar a sua intervenção, o edil de Baião referiu que o Grande Prémio de Motonáutica “não projeta apenas o concelho, mas toda a Região do Douro Verde”, acrescentando que “é esta a visão e a estratégia que temos vindo a seguir para esta nossa Região. A promoção do território no seu todo, pela positiva, realçando todas as potencialidades que temos”. Paulo Pereira relevou ainda o alcance do Grande Prémio de Motonáutica de Baião, “uma prova de nível internacional que reúne os melhores pilotos da modalidade e que projeta o território para todo o mundo”.

EQUIPA AUSTRALIANA PARTICIPA PELA PRIMEIRA VEZ

O Presidente da Federação Portuguesa Motonáutica, Paulo Ferreira, destacou o papel e o contributo da Câmara Municipal de Baião que “é fundamental para que seja possível realizar esta prova”. O dirigente referenciou as características que o concelho dispõe para a prática da modalidade e deu o exemplo de uma equipa da Austrália que, pela primeira vez, vai participar no Grande Prémio de Baião. Os elementos desta equipa, confidenciaram a Paulo Ferreira, que depois de verem imagens do concelho, não viriam apenas para a competição, mas também para passar férias no concelho.

O Presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica assegurou também que “enquanto for líder da Federação, tudo farei para que o Grande Prémio de Motonáutica se realize sempre em Baião”.

Sérgio Monteiro, Secretário da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, referiu a singularidade do território baionense que se “estende desde o rio até à serra” e que tem na Albufeira da Pala, um “magnifico espelho de água” que permite a Baião ser palco de provas de relevo internacional, como é o caso da Motonáutica. Esta prova, evidenciou o autarca, permite “elevar o nome e a beleza paisagística de Baião e da Região”.

Frederico Martins, representante do Conselho de Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo elogiou as condições “excecionais” de que é possível desfrutar na Albufeira da Pala, uma “grande montra do Douro”, que promove “não só Baião, como a Região e o rio na sua plenitude”.

O Vice-Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro, revelou que “o Turismo na Região tem crescido imenso, mas é desejável que os números desse crescimento se dispersem mais pelo território”. Este responsável afirmou que está a ser feito um “esforço para que os números referentes ao Turismo nos locais mais afastados dos grandes centros, venham a ser cada vez mais simpáticos”.

Inácio Ribeiro terminou realçando a aposta que tem sido feita na “promoção internacional, onde se enquadra a Prova de Motonáutica de Baião”.

Domingo 19°12°CSegunda-feira 21°13°CTerça-feira 23°14°CQuarta-feira 20°12°CQuinta-feira 17°11°CSexta-feira 20°13°C