O prato típico do concelho de Baião está de regresso às mesas dos comensais em mais uma edição do Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno.
Quem visitar Baião, no próximo fim de semana de 29 a 31 de julho, encontrará um prato genuíno da região em que os sabores advêm de um legado que tem passado de geração em geração, fazendo do nosso concelho um dos locais mais procurados para desfrutar desta iguaria.
O evento promete fazer as delícias dos apreciadores deste manjar, que será confecionado por mãos sábias e com ingredientes de grande qualidade.
O festival tem lugar na vila de Baião, na Feira do Tijelinho, numa tenda de grandes dimensões montada especialmente para o efeito. Ali estarão reunidas condições de conforto e frescura, tornando-se num espaço agradável, mesmo nos dias quentes de verão.
O prato encontra nos vinhos verdes da sub-região de Baião, com destaque para a casta Avesso, um bom complemento, mas a refeição só fica completa com outros elementos da gastronomia local, como a broa de milho cozida no local, o biscoito da Teixeira ou outra doçaria tradicional.
Não poderia também faltar o artesanato concelhio, que tem nas bengalas de Gestaçô e nas cestas de Frende os seus principais embaixadores.
No espaço estarão dois restaurantes a quem cabe a missão de confecionar a receita tradicional do Anho Assado, usando para isso os tradicionais fornos a lenha. É ali que entram os alguidares de barro com o anho e o arroz, cozinhados numa rica calda onde cabem várias carnes. Para quem não for apreciador deste prato há sempre alternativas: vitela ou bacalhau.
Para o Vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima, este festival “é mais uma grande iniciativa de promoção da gastronomia local, divulgação das potencialidades turísticas do concelho e um evento importante para o reforço da identidade do concelho”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira entende que “a gastronomia é uma das marcas pelas quais Baião é conhecido e é com muito gosto que mais uma vez vamos acolher milhares de pessoas no nosso território, para que possam degustar os nossos sabores, maravilhar-se com as paisagens e serem bem recebidos pela hospitalidade dos baionenses”. O autarca destacou ainda “a projeção que este evento confere a Baião, assim como a dinamização económica que traz para o território”.
Animação constante durante o evento
O festival abre esta sexta-feira, 29 de julho, às 18:30h com uma arruada a cargo do Grupo de Bombos da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião.
Para além da atuação do duo Leo & Leonardo, sábado, 30 de julho, a animação será uma constante durante todo o festival, cabendo os ranchos folclóricos, grupos de concertinas, grupos de bombos e a Banda da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere, que ao longo dos três dias irão percorrer o recinto levando alegria, música e cantares ao desafio a todas as mesas.
Menus variados
Existe a possibilidade de degustar um menu completo, que inclui entradas, a refeição e sobremesas (25 euros) ou de optar apenas pela refeição (15 euros) e pagar os complementos pretendidos à parte, tal como as bebidas.
Desta forma é possível ajustar o preço da refeição às preferências dos consumidores.
Programa:
Dia 29 – Sexta-Feira
18h30 – Abertura Oficial da Feira com grupo de Bombos ATCM Baião
20h00 – Associação Concertinas e Bombos S. Tiago de Queimada
22h00 – Atuação Banda da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere
24h00 – Encerramento
Dia 30 – Sábado
10h00 – Abertura da Feira
12h00 – Atuação dos Arribamonte
15h30 – Concertinas Foles e Cantares
20h00 – Atuação da AC de Concertinas do Lameirão
22h30 – Atuação Leo & Leandro
24h00 – Encerramento
Dia 31 – Domingo
10h00 – Abertura da Feira
12h00 – Grupo de Concertinas “Joaquim Nogueira”
15h00 – Festival de Folclore:
– Rancho Folclórico de Baião
– Rancho Folclórico as Ceifeiras de Valadares
– Rancho Folclórico as Cesteiras de Frende
17h30 – Atuação Pedro Mota & Andreia Vieira
19h00 – Encerramento