• Quarta-feira 32°17°C

Ambiente Destaques Formação Juventude

Patrulha Baião em ação pelo quarto ano consecutivo

Pelo quarto ano consecutivo e no âmbito do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Floresta, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a “Patrulha Baião” está a fazer desde o dia 18 de julho, a vigilância das florestas.

Os jovens voluntários frequentaram uma ação de formação, onde receberam informação essencial sobre como proceder em caso de incêndio, ou casos suspeitos, na recolha de lixo e na sensibilização da população.

Foi-lhes ainda entregue um kit, um cartão de identificação, que contém números úteis e panfletos, que devem distribuir pela população.

Em cada turno os voluntários serão colocados em grupos de dois nos pontos de vigia previstos pelo Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta e Natureza Contra Incêndios.

TRABALHO DE PREVENÇÃO É ESSENCIAL

Estiveram presentes nesta ação o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião e responsável pelos pelouros da Proteção Civil e da Juventude, Filipe Fonseca, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Baião, Alexandre Pinto e os representantes do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA), João Gonçalves e José Rodrigues.

Filipe Fonseca, começou por desejar aos voluntários “a melhor das sortes para este trabalho, pois é muito importante o envolvimento dos mais jovens na defesa de um património valioso como é a floresta”, acrescentando que “esta vossa disponibilidade é uma mais-valia para o combate aos fogos rurais, uma vez que se o alerta for dado atempadamente, com certeza vai ajudar a combater os incêndios mais eficazmente.

Não vejam isto como uma maneira de passar o tempo, mas sim como um contributo para o bem-estar da comunidade baionense. Estejam atentos, porque contamos muito convosco e por isso fiz questão de estar aqui hoje para vos transmitir isso mesmo pessoalmente.”

Filipe Fonseca, destacou ainda o sucesso que esta iniciativa teve nos anos transatos, “pois se não tivesse surtido efeito, não estaríamos aqui hoje. O Executivo tem essa preocupação e é essencial que vocês sejam um elo de ligação com as autoridades, para que possamos diminuir, dentro do possível, o número de ocorrências”.

O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Baião, Alexandre Pinto, dirigiu-se aos jovens realçando “o papel fundamental que podem ter na prevenção de incêndios rurais, até porque, ao contrário de outros anos em que era feita à noite, este ano a ignição tem sido de dia ou ao nascer do sol, que é a altura em que vocês estão ao serviço”.

O vosso trabalho tem influência e é muito importante. Levem isto a sério e enquanto lá estiverem, sejam profissionais. Não têm de fazer combate ou investigação. Só têm de fazer a deteção, mas é muito importante que saibam localizar onde estão, nomeadamente estabelecendo pontos de referência para os bombeiros”.

Os representantes do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA), João Gonçalves e José Rodrigues, alertaram os jovens para os cuidados a ter na identificação de eventuais comportamentos suspeitos, assim como deram dicas para melhor identificarem pessoas e veículos.

DESPERTAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DE CADA UM

Nesta iniciativa, marcaram também presença, técnicas da autarquia em representação dos setores da Proteção Civil e do Ambiente, Luciana Pinto e Luísa Borges, respetivamente, assim como a coordenadora do município para a área da Juventude, Filomena Cardoso, que alertaram os jovens para a importância da recolha e separação de resíduos nos locais de vigilância e de transmitirem esta necessidade perante as pessoas com que se cruzarem nestes dias, assim como aos seus conhecidos.

As técnicas falaram ainda sobre os diversos serviços que o setor do Ambiente tem ao dispor da população, nomeadamente a recolha gratuita de resíduos de construção e demolição domésticos, recolha de ‘monstros’ domésticos, rede de oleões e pilhões.

A certificação como Destino Turístico Sustentável foi também referida, numa perspetiva de melhoria contínua, fazendo ver aos jovens a importância de cada vez mais, manter o território organizado e limpo e realçando a necessidade de diminuir a quantidade de resíduos que vão para aterro e aumentar os índices de reciclagem.

A Associação Ambiental e Cultural do Vale de Ovil – EcoSimbioses, também esteve representada por Sara Pereira e Carla Pinto, membros da direção, que alertaram os voluntários para a importância da preservação dos ecossistemas do concelho.

A “Patrulha Baião” conta com a parceria e apoio dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere e da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do departamento do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).

Quarta-feira 32°17°CQuinta-feira 28°16°CSexta-feira 30°17°CSábado 29°15°CDomingo 26°13°CSegunda-feira 23°13°C