• Segunda-feira 7°C

Cultura Desporto Destaques Institucional

Secretário de Estado esteve em Santa Cruz do Douro para assinar contrato para requalificação do pavilhão

O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, esteve na sede da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro, para assinar o contrato-programa de financiamento relativo à requalificação do pavilhão desportivo desta coletividade.

Para além do Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, estiveram presentes, a Diretora-Geral da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), Sónia Ramalhinho, o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Beraldino Pinto, o Presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, o Presidente da União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas, António Vieira e o Presidente da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro, Artur Carvalho Borges.

É de realçar que esta é a segunda visita deste governante a Baião em menos de dois meses, depois de no início de maio ter inaugurado a extensão dos Serviços Municipais na sede do concelho.

CONJUGAR FORÇAS E VONTADES PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES

O valor da comparticipação é de aproximadamente 50 mil euros, o que corresponde a 50% do valor total da obra.

Artur Carvalho Borges, presidente da coletividade, começou por agradecer ao Secretário de Estado, “a atenção que mereceu o nosso apelo, já que se não fosse este gesto de apoio, não teríamos condições de continuar. As modalidades desportivas e todos estes jovens que aqui estão, estão exatamente porque houve a requalificação da sede social que o senhor inaugurou recentemente.

São gestos que marcam e são gestos inesquecíveis e que nós recordaremos para sempre.

Quero também agradecer a presença do Presidente da Câmara e o apoio que nos tem dado. Sem essa cooperação não seria possível concluirmos as obras.

A autarquia tem um programa de apoio às organizações que permite que após o apoio estatal ou da União Europeia, o valor remanescente possa ser comparticipado e este é um aspeto que devemos ressalvar, pois para coletividades como a nossa, esta atitude tem um significado extraordinário”.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, destacou a presença em Baião, mais uma vez, do Secretário de Estado, sublinhando a importância da atenção, do apoio e da proximidade dos membros do governo às comunidades locais.

O autarca realçou ainda a presença do Vice-Presidente da CCDR-N, “entidade que também tem vindo a dar passos muito concretos de aproximação, o que é extremamente relevante, porque sabemos que há muitos investimentos que se fazem no território e é importante termos a noção de que forma é que esses investimentos se traduzem na melhoria de qualidade de vida das nossas populações”.

Paulo Pereira referiu-se ainda a “Artur Carvalho Borges, nosso anfitrião, que nas suas diversas facetas ao longo da vida, e na sua passagem por várias instituições, sempre se dedicou à causa pública.

Continuem a fazer um bom trabalho, porque se fizerem um bom trabalho é bom para a nossa comunidade. O movimento associativo é essencial, ao garantir um conjunto de valências de valorização da nossa sociedade e ao cumprir com direitos plasmados na Constituição, e, por isso mesmo, quando o Estado central ou local, apoia o movimento associativo, está a contribuir para a qualidade de vida das pessoas e para o interesse público”.

O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, começou por referir que “é com muito gosto que aqui estou, para assinar este contrato que vai permitir arranjar o piso do pavilhão onde vocês fazem desporto e por isso ficam a ter melhores condições para o fazer.

Mas para estarmos aqui hoje foi preciso conjugar forças e vontades. Este é um trabalho conjunto entre o Governo que eu represento, a DGAL, a CCDR-N, a ACR de Santa Cruz do Douro, que é a dona das instalações e a Câmara Municipal de Baião, que está sempre presente e é parte essencial neste trabalho e nesta conjugação de esforços.

Sozinhos conseguimos alguma coisa, mas se estivermos bem acompanhados, conseguimos muito mais!”

Segunda-feira 7°CTerça-feira 10°9°CQuarta-feira 11°9°CQuinta-feira 9°CSexta-feira 7°CSábado 4°C