• Domingo 10°8°C
  • pt PT
  • Google Tradutor
    Tradutor

Ação Social Destaques Institucional

Seniores do concelho viveram dia de grande alegria e festa

Seniores do Concelho de Baião, participaram, a 21 de junho, no Passeio Anual, que se traduziu num dia pleno de alegria, de festa e de convívio.

A atividade, retomada após dois anos de interregno, está inserida num programa de animação social destinado aos mais idosos designado “Sénior é Fixe”, e é promovido pela Câmara, através do pelouro dos Assuntos Sociais, em articulação com as Juntas de Freguesia, desde 2006.

Para além de contribuir para a socialização, esta ação visa continuar a estimular a vida ativa, promover momentos de confraternização e quebrar o ciclo de solidão e de isolamento que por vezes acompanha o quotidiano de muitos idosos.

Por questões de imprevisibilidade da evolução pandémica da COVID-19, esta iniciativa que normalmente ocorre em setembro, foi, este ano, antecipada.

O dia começou bem cedo com a recolha dos participantes nas diferentes freguesias do Concelho que depois partiram em direção à Quinta da Malafaia, onde foi possível assistir à celebração da Eucaristia, seguida de um magnífico almoço. No período da tarde a animação foi uma constante, com diferentes momentos festivos, desde logo com a participação espontânea de alguns grupos de Baião, assim como com a vasta animação residente, constituída por danças folclóricas, cantigas à desgarrada, baile, ou marchas populares, terminando com uma surpreendente descarga de balões.

No regresso a casa era visível a alegria e satisfação, resultantes de um dia bem passado, repleto de bons momentos.

Ouvidos alguns dos intervenientes, as opiniões eram unânimes, considerando que gostaram muito, que estava tudo ótimo, que foi um dia maravilhoso e que para o ano gostariam de repetir.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o Vice-Presidente – que tutela o pelouro dos Assuntos Sociais – Filipe Fonseca, e o Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, marcaram presença na iniciativa, acompanhando os seniores em todos os momentos do dia.

Para o edil Baionense “os cidadãos seniores já nos deram muito ao longo da sua vida e merecem desfrutar de momentos de convívio e de lazer como estes, cortando rotinas, e trazendo o convívio e a diversão às suas vidas, cumprindo-se, também assim, um importante papel social. Depois de tanto tempo em que não nos podemos encontrar, é uma alegria muito grande podermos passar este dia todos juntos, com alegria e saúde”, referiu.

Ao dirigir-se aos seniores do concelho, o Presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca referiu que “este evento foi um momento de reencontros, o qual marcou o fim de um período terrível de isolamento e de perda. Pela primeira vez, enquanto Presidente da Assembleia Municipal, tive a oportunidade de participar neste convívio e fiquei extremamente feliz por ver e sentir o entusiasmo de todos os participantes”.

Filipe Fonseca, Vereador com o Pelouro da Ação Social, destacou o espírito de convívio e de confraternização desta iniciativa que “representa uma oportunidade de as pessoas reverem amigos, fazerem novos amigos, e se divertirem”, referindo ainda que “há muitas pessoas, nomeadamente idosos, que vivem confinados aos limites da sua freguesia ou até do seu lugar, e queremos muito trazê-los até nós, trazê-los à ‘Festa’. Queremos que sintam alegria por poderem conviver uns com os outros. Proporcionar-lhes atividades positivas e de boa disposição. E é tão enriquecedor quando percebemos que o objetivo está a ser conseguido. Vamos, assim, continuar a fazer a nossa parte”.

No final da intervenção, Filipe Fonseca agradeceu o trabalho dos colaboradores da autarquia, na organização do evento, bem como às corporações dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere pela disponibilidade e colaboração demonstrada.

AnteriorSeguinte

COMUNIQUE UMA OCORRÊNCIA
NO TERRITÓRIO DE BAIÃO

Alerte a Câmara Municipal de Baião para OCORRÊNCIAS no espaço público (quedas de árvores, fugas de água, estrada danificada, animais abandonados, entre outros…).

Clique AQUI para aceder à página de submissão de alertas.

Baião agradece-lhe o tempo dispensado.
Obrigado! ?

Domingo 10°8°CSegunda-feira 10°4°CTerça-feira 3°CQuarta-feira 7°CQuinta-feira 11°8°CSexta-feira 10°10°C

CONTACTOS ÚTEIS

Câmara Municipal

255 540 500

Praça Heróis do Ultramar 4640-158 Campelo - Baião

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

 

Auditório Municipal

255 542 918

Seg. a Sex. :  09h às 13h - 14h às 17h

 

Posto de Turismo

255 540 562

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h Sáb e Dom. : 10h às 13h

 

Museu Municipal

255 540 550

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

Ver todos

[wpc-weather id=”69316″/]

FARMÁCIAS EM BAIÃO

Farmácia Queirós Cunha | Campelo

Morada
Rua de Camões, 172
Campelo

Telefone
255 542 340

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Barbosa | Campelo

Morada
Rua de Camões, 360
Campelo

Telefone
255 541 113

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Rocha Barros | Ancede

Morada
Rua da Capelinha, 71 e 75
Ancede

Telefone
255 551 425

Horário
Segunda a Sexta > 08h30 às 20h00
Sábado> 09h00 às 13h00 e 14h00 às 20h00
Domingo e Feriados > 09h30 às 13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia de Gestaçô | Gestaçô

Morada
Rua Soeiro Pereira Gomes, nº 30
Gestaçô

Telefone
254 888 006

Horário
Segunda a Sexta > 09h00 às 20h30
Sábado > 09h às 13h00 e 14h30 às 20h30
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia Santa Marinha | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 20 de Junho – Edifício Central Zezerense, LJ H
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 888 193

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/20h30
Sábado> 09h00-13h00 e 14h30-20h30
Domingo e Feriados > 09h00-13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contactos telefónico

Farmácia Cardoso Cruz | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 1º de Maio, nº 161
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 881 900

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/19h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico