Seniores do Concelho de Baião, participaram, a 21 de junho, no Passeio Anual, que se traduziu num dia pleno de alegria, de festa e de convívio.
A atividade, retomada após dois anos de interregno, está inserida num programa de animação social destinado aos mais idosos designado “Sénior é Fixe”, e é promovido pela Câmara, através do pelouro dos Assuntos Sociais, em articulação com as Juntas de Freguesia, desde 2006.
Para além de contribuir para a socialização, esta ação visa continuar a estimular a vida ativa, promover momentos de confraternização e quebrar o ciclo de solidão e de isolamento que por vezes acompanha o quotidiano de muitos idosos.
Por questões de imprevisibilidade da evolução pandémica da COVID-19, esta iniciativa que normalmente ocorre em setembro, foi, este ano, antecipada.
O dia começou bem cedo com a recolha dos participantes nas diferentes freguesias do Concelho que depois partiram em direção à Quinta da Malafaia, onde foi possível assistir à celebração da Eucaristia, seguida de um magnífico almoço. No período da tarde a animação foi uma constante, com diferentes momentos festivos, desde logo com a participação espontânea de alguns grupos de Baião, assim como com a vasta animação residente, constituída por danças folclóricas, cantigas à desgarrada, baile, ou marchas populares, terminando com uma surpreendente descarga de balões.
No regresso a casa era visível a alegria e satisfação, resultantes de um dia bem passado, repleto de bons momentos.
Ouvidos alguns dos intervenientes, as opiniões eram unânimes, considerando que gostaram muito, que estava tudo ótimo, que foi um dia maravilhoso e que para o ano gostariam de repetir.
O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o Vice-Presidente – que tutela o pelouro dos Assuntos Sociais – Filipe Fonseca, e o Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, marcaram presença na iniciativa, acompanhando os seniores em todos os momentos do dia.
Para o edil Baionense “os cidadãos seniores já nos deram muito ao longo da sua vida e merecem desfrutar de momentos de convívio e de lazer como estes, cortando rotinas, e trazendo o convívio e a diversão às suas vidas, cumprindo-se, também assim, um importante papel social. Depois de tanto tempo em que não nos podemos encontrar, é uma alegria muito grande podermos passar este dia todos juntos, com alegria e saúde”, referiu.
Ao dirigir-se aos seniores do concelho, o Presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca referiu que “este evento foi um momento de reencontros, o qual marcou o fim de um período terrível de isolamento e de perda. Pela primeira vez, enquanto Presidente da Assembleia Municipal, tive a oportunidade de participar neste convívio e fiquei extremamente feliz por ver e sentir o entusiasmo de todos os participantes”.
Filipe Fonseca, Vereador com o Pelouro da Ação Social, destacou o espírito de convívio e de confraternização desta iniciativa que “representa uma oportunidade de as pessoas reverem amigos, fazerem novos amigos, e se divertirem”, referindo ainda que “há muitas pessoas, nomeadamente idosos, que vivem confinados aos limites da sua freguesia ou até do seu lugar, e queremos muito trazê-los até nós, trazê-los à ‘Festa’. Queremos que sintam alegria por poderem conviver uns com os outros. Proporcionar-lhes atividades positivas e de boa disposição. E é tão enriquecedor quando percebemos que o objetivo está a ser conseguido. Vamos, assim, continuar a fazer a nossa parte”.
No final da intervenção, Filipe Fonseca agradeceu o trabalho dos colaboradores da autarquia, na organização do evento, bem como às corporações dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere pela disponibilidade e colaboração demonstrada.