A primeira edição do evento Agro Douro Verde, realizado no Mosteiro de Ancede, foi visitada a 11 de junho pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, a convite do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.
O encontro teve lugar com uma reunião de trabalho onde foi apresentado à governante o projeto de criação, em Baião, de um Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia para o setor Agroalimentar.
“Este é um projeto que queremos criar em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e outros parceiros locais e do setor académico e tecnológico. É um projeto considerado estratégico pela Comunidade Intermunicipal e visa potenciar o conhecimento que já temos no nosso território, criar mais valor e mais riqueza para a nossa economia e mais oportunidades para as pessoas. Já é um projeto conhecido da Ministra da Agricultura e este encontro com a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional permitiu abrir novas perspetivas e novos horizontes, por via de ideias e de conselhos muito práticos e concretos”, referiu Paulo Pereira.
Sobre este projeto, a Secretária do Desenvolvimento Regional referiu – “O território e o município, em articulação com a comunidade intermunicipal, têm estratégias bem definidas para aquilo que pretendem desenvolver, em parceria com todos os atores relevantes. Isso é muito importante porque assenta no trabalho em rede. Temos agora de reunir a autarquia, produtores, empresas, entidades do sistema científico e tecnológico e encontrar os recursos materiais e financeiros para implementar estas estratégias”.
A reunião contou com a participação de representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, da Associação de Municípios do Baixo Tâmega, da Associação Empresarial de Baião e da Cooperativa Dolmen.
Estiveram presentes também o presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, o vice-presidente da CM Baião, Filipe Fonseca e o vereador José Lima.
DESCONTOS NAS PORTAGENS DA A4
Nesta reunião Paulo Pereira sensibilizou a Secretária de Estado para a importância da aplicação de descontos e isenções, nas portagens para a A4, para quem reside no concelho de Baião. “Esta é uma reivindicação que já comunicamos à Ministra da Coesão Territorial. Entendemos que a medida seria importante para as empresas sedeadas no nosso território, para as pessoas que aqui vivem e trabalham nas regiões vizinhas, mas também porque o nosso hospital de referência situa-se em Penafiel e não existem alternativas viáveis para evitar as portagens. Muito gostaríamos que o nosso território pudesse ser contemplado com uma medida desta natureza, numa futura revisão do mapa das isenções”, referiu Paulo Pereira.
ELOGIOS À RECUPERAÇÃO DO MOSTEIRO DE ANCEDE
Para além de visitar o evento Agro Douro Verde, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional pôde conhecer a recuperação do Mosteiro de Santo André de Ancede que está quase concluída e elogiou o investimento realizado.
“Fica evidente aqui a boa aplicação dos fundos comunitários. Parabéns à Câmara Municipal por recuperar um elemento de enorme valor cultural, que pode alavancar outros setores como o turismo e os serviços. Este equipamento trará dinamismo ao território, o que é muito importante para ajudar a diversificar a base económica”, referiu Isabel Ferreira.
Trata-se do segundo membro do Governo a visitar o local em poucas semanas, depois de em maio o espaço ter recebido a visita da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.
O presidente Paulo Pereira estima que a inauguração do Mosteiro ocorra dentro de um mês e meio a dois meses.