O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel deslocou-se, no passado dia 6 de maio, a Santa Cruz do Douro para inaugurar as obras de requalificação da Sede Social da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro.
A requalificação do espaço representou um investimento de 100 mil euros, comparticipada em 50 % pelo Estado, através do programa “Equipamentos”, 25% pelo Município de Baião e os restantes 25% pela A.C.R. de Santa Cruz do Douro. As obras realizadas visam oferecer à Associação melhores condições para a prossecução das suas atividades junto da comunidade.
O Programa “Equipamentos” destina-se à comparticipação de obras de construção, reconstrução, ampliação, alteração ou conservação de equipamentos urbanos de utilização coletiva.
Obra essencial para o desenvolvimento da Cultura e do Desporto da A.C.R. Santa Cruz do Douro
Para além do governante estiveram também presentes, o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o Presidente da A.C.R. Santa Cruz do Douro, Artur Borges, o Presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, os vereadores Henrique Gaspar e Anabela Cardoso, o Presidente da União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas, António Vieira, o Secretário Geral da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, vários elementos da Direção da Associação e técnicos da Autarquia.
Depois do descerramento da Placa e de uma visita às instalações, o Secretário de Estado referiu que “esta obra representa o espírito de entreajuda que permitiu estabelecer parcerias que desencadearam a requalificação deste espaço. Este é um bom exemplo para todo o território”.
Carlos Miguel salientou, também, a importância que estas e outras associações têm para as comunidades locais, pois são um local de encontro e de convívio. “É nestes locais que se discutem os assuntos da terra”, salientou.
O presidente da Câmara Municipal de Baião felicitou os responsáveis da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro pela requalificação da sede por disponibilizarem à comunidade local um “novo” espaço de convívio e lazer.
O edil enalteceu o trabalho desenvolvido pela direção da A.C.R. de Santa Cruz do Douro. “O movimento associativo traduz-se em verdadeiras escolas de vida. E esta é uma associação cheia de vida e juventude, que tem desempenhado, de forma regular, um papel importante na promoção do desporto e da cultura no nosso Concelho”, destacou.
A terminar Paulo Pereira referiu que “foi com enorme gosto que a Câmara ajudou na concretização desta remodelação, pois temos estado disponíveis para ajudar em todos os projetos que nos são apresentados pelo movimento associativo, fazendo sempre parte da solução”.
Depois de uma breve apresentação da história da A.C.R. Santa Cruz do Douro, uma Coletividade com 47 anos de vida, o Presidente da Associação, Artur Borges, agradeceu a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território referindo que “a Associação desde sempre esteve ligada e virada para as pessoas, fazendo um trabalho muito importante no desenvolvimento do desporto e da cultura sempre em prol do bem-estar da nossa sociedade”.
O dirigente da associação destacou também o papel da autarquia na execução dos projetos “a autarquia tem sido fundamental no que vamos desenvolvendo na Associação. O Presidente da Câmara tem sido um apoio constante, não só através dos apoios diretos que a Câmara Municipal nos concede, mas também através do incentivo e do suporte que nos dá. Se não fosse a autarquia, não teríamos capacidade para concorrer a estes fundos”, salientou.