Foi inaugurada, no dia 6 de maio, a nova extensão dos serviços municipais da Câmara Municipal de Baião, numa cerimónia com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel, de autarcas e de muitos funcionários da autarquia.
O edifício situa-se na rua Eça de Queiroz (na antiga biblioteca e museu municipal) e as obras, incluindo mobiliário, representaram um investimento de cerca de 600 mil euros, apoiado por fundos comunitários.
Trata-se de um edifício centenário que vai concentrar várias unidades e departamentos que se encontravam dispersos por diferentes locais.
“Este novo edifício de serviços municipais vai permitir uma melhor resposta aos nossos cidadãos. Porque efetivamente apenas estamos aqui, os políticos e os colaboradores, porque temos pessoas a quem servir. O mundo autárquico existe para a procura das melhores respostas às pessoas” referiu, na inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira.
O autarca explicou que tem existido um empenho grande da autarquia na capacitação de recursos humanos e capacitação de recursos materiais e técnicos. “Não pode ser por falta de colaboradores, de meios e por falta de condições que não vamos mais além. Nos últimos anos adquirimos vários equipamentos e recursos e este é mais um passo para termos uma organização mais eficiente”, observou Paulo Pereira.
O presidente da autarquia deixou ainda um louvor a quem concebeu o edifício, a quem executou a obra e aos serviços técnicos que fiscalizaram e acompanharam a obra.
MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO
Na sua intervenção, o Secretário de Estado Carlos Miguel deu os parabéns à autarquia baionense pela realização desta importante obra. “É um investimento com significado no orçamento camarário e reflete bem a saúde financeira da autarquia. Estou certo de que este novo edifício vai proporcionar melhores condições a quem nele trabalhar e, por consequência, a quem vive nesta comunidade”, notou.
O Secretário de Estado das Autarquias Locais e do Ordenamento do Território elogiou, ainda, a excelente capacidade de executar programas de apoio que Baião tem demonstrado, citando as taxas de execução do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa e do Plano de Ação de Regeneração Urbana.
O governante evidenciou ainda o empenho que a autarquia baionense tem mostrado no processo de transferência de competências. Baião recebeu já desde 2009 novas competências na área da educação, a que se somam nos anos mais recentes competências nas áreas social e da saúde. “Devemos ver o Estado como um todo, onde cabem o Estado Central, as Autarquias e os diferentes serviços públicos. Se todos conjugarmos esforços, se obtivermos sinergias, vamos conseguir mais facilmente alcançar melhores resultados e um desenvolvimento mais harmonioso”, observou.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS
O novo edifício albergará cerca de três dezenas de colaboradores da autarquia e 7 unidades orgânicas: Educação; Proteção Civil; Assuntos Sociais; Recursos Humanos; Modernização Administrativa; Formação, Qualificação e Emprego e Logística.
No edifício agora renovado funcionaram o Tribunal, a Biblioteca, o Museu Municipal, a Administração Municipal e a Delegação Escolar, entre outros serviços.