• Segunda-feira 7°C
  • pt PT
  • Google Tradutor
    Tradutor

Cultura Economia Festas e Romarias Gastronomia Juventude Multimédia Outros Turismo

Primeiro evento no renovado Mosteiro de Santo André de Ancede dedicado a Manoel de Oliveira

É com o rio Douro em fundo e no centenário, mas renovado, Mosteiro de Santo André de Ancede, que se realiza a primeira edição do evento “aDouro” entre os dias 6 e 8 de maio. O evento tem como entidades parceiras a cooperativa Dolmen e a fundação INATEL, tendo apoios do programa Garantir Cultura.

Trata-se de um ciclo de cinema dedicado ao grande realizador de cinema Manoel de Oliveira. O acesso é gratuito até ao limite da lotação do espaço, que se complementa com um conjunto vasto de atividades, das mostras culturais e artesanais, à música, à gastronomia e ao vinho (mais informação em adouro.pt).

Pode consultar a programação para os três dias aqui.

“Este evento ainda não será a inauguração oficial da renovação do Mosteiro de Santo André, o que só deverá decorrer durante o verão. Mas o aDouro possui uma dimensão e uma densidade que está ao nível do que queremos para esta estrutura e será um excelente «arranque». Nada melhor do que a associação a um grande nome do cinema, como é Manoel de Oliveira, para marcarmos o início da nova vida do Mosteiro de Santo André de Ancede”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, durante a apresentação do evento a 26 de abril.

“O Mosteiro de Santo André será um espaço estruturante não só para Baião, mas para a região, o norte de Portugal e para o país. Possui um valor histórico e patrimonial em si, mas vai permitir, também, a realização de concertos, exposições e outros eventos. Queremos dar passos seguros, associados a eventos e a criadores de alto nível e, acima de tudo, criar um espaço de referência para os nossos cidadãos e para os visitantes”, acrescentou Paulo Pereira.

Para o autarca a renovação deste monumento, seguindo o projeto do arquiteto Siza Vieira vai contribuir para a dinamização dos setores cultural, turístico e económico de Baião – “acima de tudo queremos criar mais bem-estar social e mais oportunidades para os nossos cidadãos”.

“MANOEL DE OLIVEIRA É UMA DAS NOSSAS MAIORES REFERÊNCIAS”

A sessão de apresentação contou com a presença do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins que aplaudiu a realização do evento. “Quando estive presente no arranque das obras deste importante monumento referi que não basta renovar, é preciso dar vida a estes espaços. Organizar um evento em torno de um dos nossos maiores cineastas, uma referência como Manoel de Oliveira, é uma excelente proposta cultural e mais um grande motivo para as pessoas visitarem Baião”, referiu o responsável. “É importante termos património e conteúdos na nossa região para que os turistas e os cidadãos possam conhecer o território e neste caso também Baião. Aqui podem ainda explorar outras vertentes importantes como o turismo de natureza, a gastronomia e os vinhos, bem como outros elementos culturais”, acrescentou.

Luís Pedro Martins defendeu ainda que o próximo quadro comunitário “Portugal 2030”, permita o financiamento a iniciativas culturais e de promoção do território, permitindo-lhes ganhar sustentabilidade nas suas primeiras edições para que depois possam ganhar sustentabilidade e raízes. E disse que uma aposta mais estruturada e profunda das regiões, na captação de produções audiovisuais e cinematográficas, pode ser muito importante na promoção externa das mesmas e do país.

 DOURO FOI PRESENÇA CONSTANTE NA VIDA E OBRA DE MANOEL DE OLIVEIRA

Também o historiador e arqueólogo Joel Cleto esteve presente na apresentação do evento e mostrou-se satisfeito por este marcar um novo momento na história do Mosteiro. “O Douro sempre foi um motivo de inspiração e uma grande tela. No caso de Manoel de Oliveira o Douro esteve presente em toda a sua carreira e em todo o seu percurso de vida. Os momentos mais marcantes da sua cinematografia estão ligados ao Douro. Por isso esteve evento possui um cunho especial. Também pela ligação de Manoel de Oliveira a Baião, porque não nos podemos esquecer que possuía uma quinta e aqui produziu vinho”, notou Joel Cleto, sendo que Manoel de Oliveira realizou ainda um filme em Baião – “Francisca” – baseado no livro “Fanny Owen” de Agustina Bessa Luís.

Usou também da palavra na sessão de apresentação o presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, para quem a renovação do Mosteiro de Santo André constitui uma aposta muito importante e um motivo de orgulho para todas as pessoas da freguesia e para todos os baionenses. “Ancede e Ribadouro orgulham-se de ter no seu seio este imponente Mosteiro, valorizado pela intervenção de Siza Vieira, e de serem banhados pelo rio Douro. São dois elementos muito presentes neste evento e que constituem valores muito grandes”, notou. Daniel Guedes mostrou-se disponível para colaborar na dinamização cultural do Mosteiro de Ancede, que inicia com o evento aDouro.

Marcaram ainda presença na sessão de apresentação os vereadores da Câmara Municipal de Baião Anabela Cardoso e José Lima, a coordenadora da cooperativa Dolmen Elsa Pinheiro e o diretor do INATEL no Porto Emanuel Mota.

 

AnteriorSeguinte

COMUNIQUE UMA OCORRÊNCIA
NO TERRITÓRIO DE BAIÃO

Alerte a Câmara Municipal de Baião para OCORRÊNCIAS no espaço público (quedas de árvores, fugas de água, estrada danificada, animais abandonados, entre outros…).

Clique AQUI para aceder à página de submissão de alertas.

Baião agradece-lhe o tempo dispensado.
Obrigado! ?

Segunda-feira 7°CTerça-feira 10°9°CQuarta-feira 11°9°CQuinta-feira 9°CSexta-feira 7°CSábado 4°C

CONTACTOS ÚTEIS

Câmara Municipal

255 540 500

Praça Heróis do Ultramar 4640-158 Campelo - Baião

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

 

Auditório Municipal

255 542 918

Seg. a Sex. :  09h às 13h - 14h às 17h

 

Posto de Turismo

255 540 562

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h Sáb e Dom. : 10h às 13h

 

Museu Municipal

255 540 550

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

Ver todos

[wpc-weather id=”69316″/]

FARMÁCIAS EM BAIÃO

Farmácia Queirós Cunha | Campelo

Morada
Rua de Camões, 172
Campelo

Telefone
255 542 340

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Barbosa | Campelo

Morada
Rua de Camões, 360
Campelo

Telefone
255 541 113

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Rocha Barros | Ancede

Morada
Rua da Capelinha, 71 e 75
Ancede

Telefone
255 551 425

Horário
Segunda a Sexta > 08h30 às 20h00
Sábado> 09h00 às 13h00 e 14h00 às 20h00
Domingo e Feriados > 09h30 às 13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia de Gestaçô | Gestaçô

Morada
Rua Soeiro Pereira Gomes, nº 30
Gestaçô

Telefone
254 888 006

Horário
Segunda a Sexta > 09h00 às 20h30
Sábado > 09h às 13h00 e 14h30 às 20h30
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia Santa Marinha | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 20 de Junho – Edifício Central Zezerense, LJ H
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 888 193

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/20h30
Sábado> 09h00-13h00 e 14h30-20h30
Domingo e Feriados > 09h00-13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contactos telefónico

Farmácia Cardoso Cruz | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 1º de Maio, nº 161
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 881 900

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/19h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico