• Segunda-feira 7°C
  • pt PT
  • Google Tradutor
    Tradutor

Destaques Economia Gastronomia Outros

Feira do Fumeiro de Baião teve regresso em força

A 16.ª Edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, realizou-se no passado fim de semana, na vila de Baião.

Filipe Fonseca, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião, fez o balanço durante o encerramento da feira, quando brindou com todos os produtores:

“Esta edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, foi mais um grande sucesso, não só em termos de afluência de pessoas ao nosso concelho, como ao nível do volume dos artigos escoados pelos produtores, que são quem mais merece este evento e que tanto o prestigiam com a qualidade que apresentam.

Oxalá possamos continuar a realizar estas iniciativas que nos permitem confraternizar e que é algo que há muito ansiávamos.

Todos unidos, vamos continuar a trabalhar para que este e outros eventos do género, como o Festival do Anho Assado e do Arroz de Forno, continuem a ser um grande sucesso e a criar mais oportunidades de desenvolvimento económico e social para os baionenses.”

O autarca deixou ainda uma palavra ao vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima, que esteve impossibilitado de estar presente na iniciativa, mas que muito contribuiu para a sua realização.

Na abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, começou por agradecer a todos os visitantes que se deslocaram ao evento. “Espero que tenham tanto gosto em visitar-nos, como nós temos em receber-vos. Em Baião orgulhamo-nos das nossas tradições, da nossa forma de receber e este evento é um momento de afirmação do nosso concelho pela positiva”.

Paulo Pereira agradeceu também a resiliência mostrada pelos produtores baionenses – “Durante os tempos difíceis que atravessamos mantiveram-se firmes e contribuíram todos os dias para levar longe o nome de Baião”.

O autarca baionense lembrou que o caminho tem de ser o da aposta na qualidade de serviço e dos produtos. “O fundamental é trazer as pessoas a Baião, porque quando chegam ao nosso território são bem acolhidos, apreciam a qualidade dos nossos produtos, as nossas belas paisagens e a qualidade ambiental que caracteriza Baião. A qualidade do serviço é importante para fazer as pessoas voltarem e passarem a palavra pela positiva, como Baião e os baionenses merecem”.

Estiveram presentes no evento diversas entidades de Baião e de outros concelhos vizinhos, nomeadamente os Presidentes da Câmara de Amarante, Felgueiras, Marco de Canaveses e Mesão Frio, respetivamente José Luís Gaspar, Nuno Fonseca, Cristina Vieira e Paulo Silva, tal como o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Serafim Rodrigues.

REGRESSO DO EVENTO PRESENCIAL FOI MUITO CONCORRIDO

Depois de um interregno provocado pela situação pandémica que atravessamos, o regresso desta iniciativa pautou-se por mais um grande sucesso, com uma grande afluência de público de diversas regiões do país, que se deslocaram a Baião para apreciar a gastronomia local e para adquirir fumeiro e outros produtos locais de qualidade.

Mas o sucesso não se cingiu ao recinto da feira, já que a afluência foi de tal ordem que os restaurantes locais também esgotaram, assim como a hotelaria, que teve uma taxa de ocupação elevada.

GRANDE VOLUME DE PRODUTO ESCOADO

Em termos de volume de negócios, foi consenso entre os produtores, que nesta edição escoaram praticamente tudo o que levaram para o certame.

O fumeiro, atração principal, maravilhou os presentes pela variedade de produtos, mas acima de tudo pela qualidade e higiene apresentadas.

Os vinhos da casta Avesso foram também muito requisitados, não só para acompanhar o Cozido à Portuguesa ou o Arroz de Moira com Grelos, servidos nos espaços de restauração, como foram muitas as pessoas que levaram para suas casas, este néctar baionense de eleição.

O inevitável Biscoito da Teixeira, as compotas, as laranjas da Pala, as amêndoas e os chocolates adocicaram o paladar dos visitantes que degustaram ainda os licores, a ginjinha ou a cerveja artesanal.

Para além dos produtos alimentares, também o artesanato típico serviu de recordação para quem nos visitou.

Durante todo o evento, a animação foi uma constante, com bombos, concertinas, a Banda Marcial de Ancede, grupos de danças, ranchos folclóricos, entre outros.

No recinto da Feira do Tijelinho decorreu também, com muito sucesso, mais uma edição da Feira Stock Off, uma iniciativa da Associação Empresarial de Baião, com o apoio da Câmara Municipal, onde estiveram presentes diversas empresas baionenses que disponibilizaram uma grande variedade de produtos a preços reduzidos.

 

AnteriorSeguinte

COMUNIQUE UMA OCORRÊNCIA
NO TERRITÓRIO DE BAIÃO

Alerte a Câmara Municipal de Baião para OCORRÊNCIAS no espaço público (quedas de árvores, fugas de água, estrada danificada, animais abandonados, entre outros…).

Clique AQUI para aceder à página de submissão de alertas.

Baião agradece-lhe o tempo dispensado.
Obrigado! ?

Segunda-feira 7°CTerça-feira 10°9°CQuarta-feira 11°9°CQuinta-feira 9°CSexta-feira 7°CSábado 4°C

CONTACTOS ÚTEIS

Câmara Municipal

255 540 500

Praça Heróis do Ultramar 4640-158 Campelo - Baião

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

 

Auditório Municipal

255 542 918

Seg. a Sex. :  09h às 13h - 14h às 17h

 

Posto de Turismo

255 540 562

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h Sáb e Dom. : 10h às 13h

 

Museu Municipal

255 540 550

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

Ver todos

[wpc-weather id=”69316″/]

FARMÁCIAS EM BAIÃO

Farmácia Queirós Cunha | Campelo

Morada
Rua de Camões, 172
Campelo

Telefone
255 542 340

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Barbosa | Campelo

Morada
Rua de Camões, 360
Campelo

Telefone
255 541 113

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Rocha Barros | Ancede

Morada
Rua da Capelinha, 71 e 75
Ancede

Telefone
255 551 425

Horário
Segunda a Sexta > 08h30 às 20h00
Sábado> 09h00 às 13h00 e 14h00 às 20h00
Domingo e Feriados > 09h30 às 13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia de Gestaçô | Gestaçô

Morada
Rua Soeiro Pereira Gomes, nº 30
Gestaçô

Telefone
254 888 006

Horário
Segunda a Sexta > 09h00 às 20h30
Sábado > 09h às 13h00 e 14h30 às 20h30
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia Santa Marinha | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 20 de Junho – Edifício Central Zezerense, LJ H
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 888 193

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/20h30
Sábado> 09h00-13h00 e 14h30-20h30
Domingo e Feriados > 09h00-13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contactos telefónico

Farmácia Cardoso Cruz | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 1º de Maio, nº 161
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 881 900

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/19h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico