• Segunda-feira 7°C
  • pt PT
  • Google Tradutor
    Tradutor

Destaques Institucional

Exemplo de cidadãos homenageados deve inspirar o futuro de Baião

A Assembleia Municipal e a Câmara Municipal de Baião realizaram a 26 de março as comemorações do Dia do Município.

Depois de um interregno de dois anos, devido à pandemia por COVID-19, esta efeméride voltou a ser comemorada presencialmente, este ano em Santa Marinha do Zêzere, no espaço “Casarão”, numa sessão apresentada por Víctor Pinto e Sílvia Costa.

A celebração do Dia do Município foi instituída pela Câmara Municipal de Baião em 2017 e a data escolhida de acordo com o documento mais antigo onde é referido o termo “Bayan”. Trata-se de um diploma datado de 24 de março de 1066 que estabelece a doação de oito “villae” situadas na terra de “Bayan” ao rei Garcia, da Galiza.

CELEBRAR BAIÃO NO SENTIDO MAIS AMPLO E NOBRE

No seu discurso o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, referiu que “neste dia celebramos a comunidade baionense e Baião. No seu sentido mais amplo e nobre. Os que aqui nasceram e valorizaram a nossa terra, os aqui nascidos e que se destacaram noutras paragens, mas também os que adotaram ou sentem Baião como a sua terra… Ou ainda aqueles que foram adotados por Baião. Por uma qualquer muito forte e boa razão!… E assim, porque Baião os escolheu!”

O autarca deixou também uma referência “às individualidades e instituições que, em diversas áreas se destacam ou destacaram no trabalho e ação, muitas vezes de uma vida, assim como recordar pessoas e valorizar as suas ações, perpetuando a memória de feitos com impacto positivo na vida de todos nós. E neles, reconhecemos também a comunidade baionense no seu todo. Exemplar na sua dedicação à terra que tanto amamos.” Paulo Pereira enalteceu também “os colaboradores da autarquia que, todos os dias dão o melhor de si pelos nossos munícipes, àquelas pessoas e instituições que em todas as áreas do ativismo social, em todos os momentos da vida dos baionenses se empenham para fazer melhor, todos os dias dão mais um pouquinho de si pelos outros”.

Paulo Pereira acrescentou que “esta família onde, apesar das nossa diferenças, das nossa opiniões e expectativas por vezes divergentes, sentimos que, no que é verdadeiramente essencial, é incomensuravelmente mais aquilo que nos une que aquilo em que divergimos! Continuemos, assim, a ser baionenses empenhados e orgulhosos. Pelo que temos, pelo que já fizemos, pelo que fazemos, e pelo que ainda temos que fazer! E sejamos, todos os dias verdadeiros embaixadores de Baião!”

 

ESPERANÇA EM TEMPOS DE DIFICULDADES

O Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, também usou da palavra e lamentou, a propósito da guerra na Ucrânia, “o sentimento de tristeza que nos invade, devido a essa guerra absurda e dramática. Tanto sofrimento, tanto desespero de pessoas inocentes”. Notou, contudo, que se vivia em Baião um “dia deveras importante, pelo seu simbolismo, que marca este território com uma identidade muito própria, com a sua história, cultura, com um passado que nos honra, com um presente de crescimento, de desenvolvimento e um futuro que se perspetiva promissor, mas no qual devemos estar preparados para novos desafios”.

“Apesar deste quadro de dificuldades, devemos manter a esperança em dias melhores e ter a atitude proativa que se impõe na procura das soluções”, observou.

Para Armando Fonseca o caminho passa por criar sinergias e articular esforços. “teremos a certeza da força das nossas gentes e estou convicto que continuaremos a desenhar um rumo em que todos se sintam envolvidos e percebam que a cooperação e a solidariedade são as bases do conhecimento, do trabalho e do bem-estar que pretendemos para o nosso concelho”.

Como nota de otimismo, Armando Fonseca deu o exemplo dos cidadãos homenageados naquela cerimónia: “Devemos usar o seu exemplo para irmos mais além, continuando a fazer cada vez mais e melhor. O seu exemplo de entrega à causa pública, o seu exemplo de dedicação à comunidade de que são parte assumida e integrante, a sua consciência diariamente repetida de uma cidadania ativa nos exige que destaquemos”.

Armando Fonseca terminou com “um apelo, principalmente aos autarcas presentes, que possamos numa união de esforços e vontades de fazer história, contribuindo para a dignificação dos órgãos onde estamos inseridos, mas acima de tudo para o desenvolvimento e sustentabilidade do Município de Baião e para a resolução dos problemas dos Baionenses”.

 

DISTINÇÕES HONORÍFICAS

A Câmara Municipal de Baião e a Comissão de Distinções Honoríficas decidiram atribuir este ano as distinções que já tinha sido aprovadas em 2020, em conjunto com as referentes ao ano de 2022.

As distinções foram entregues por membros da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e da Comissão de Distinções Honoríficas.

Foram distinguidos um total de 31 cidadãos, ou instituições, pelo seu mérito em diferentes áreas: cultural, empresarial, social e desportiva; foram ainda atribuídas Medalhas de Distinção Profissional ao Serviço do Município para Funcionários da autarquia, no ativo ou aposentados, com 35 ou mais anos de serviço e com mais de 25 anos de ligação à autarquia.

 

MÚSICA ANIMOU O EVENTO

Entre as celebrações, destaque para a atuação da Banda da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere e da Banda Marcial de Ancede, que interpretaram conjuntamente o “Hino de Baião”, para além de outras peças.

Foi também apresentada, pela primeira vez, uma concertina especialmente construída por Joaquim Nogueira para o Município de Baião. Este cidadão natural de Baião é o único construtor de concertinas do país, que abrilhantou esta iniciativa com uma atuação conjunta com o seu filho Ruka Nogueira.

AnteriorSeguinte

COMUNIQUE UMA OCORRÊNCIA
NO TERRITÓRIO DE BAIÃO

Alerte a Câmara Municipal de Baião para OCORRÊNCIAS no espaço público (quedas de árvores, fugas de água, estrada danificada, animais abandonados, entre outros…).

Clique AQUI para aceder à página de submissão de alertas.

Baião agradece-lhe o tempo dispensado.
Obrigado! ?

Segunda-feira 7°CTerça-feira 10°9°CQuarta-feira 11°9°CQuinta-feira 9°CSexta-feira 7°CSábado 4°C

CONTACTOS ÚTEIS

Câmara Municipal

255 540 500

Praça Heróis do Ultramar 4640-158 Campelo - Baião

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

 

Auditório Municipal

255 542 918

Seg. a Sex. :  09h às 13h - 14h às 17h

 

Posto de Turismo

255 540 562

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h Sáb e Dom. : 10h às 13h

 

Museu Municipal

255 540 550

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

Ver todos

[wpc-weather id=”69316″/]

FARMÁCIAS EM BAIÃO

Farmácia Queirós Cunha | Campelo

Morada
Rua de Camões, 172
Campelo

Telefone
255 542 340

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Barbosa | Campelo

Morada
Rua de Camões, 360
Campelo

Telefone
255 541 113

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Rocha Barros | Ancede

Morada
Rua da Capelinha, 71 e 75
Ancede

Telefone
255 551 425

Horário
Segunda a Sexta > 08h30 às 20h00
Sábado> 09h00 às 13h00 e 14h00 às 20h00
Domingo e Feriados > 09h30 às 13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia de Gestaçô | Gestaçô

Morada
Rua Soeiro Pereira Gomes, nº 30
Gestaçô

Telefone
254 888 006

Horário
Segunda a Sexta > 09h00 às 20h30
Sábado > 09h às 13h00 e 14h30 às 20h30
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia Santa Marinha | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 20 de Junho – Edifício Central Zezerense, LJ H
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 888 193

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/20h30
Sábado> 09h00-13h00 e 14h30-20h30
Domingo e Feriados > 09h00-13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contactos telefónico

Farmácia Cardoso Cruz | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 1º de Maio, nº 161
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 881 900

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/19h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico