A Sede da Junta de Freguesia de Ribadouro foi o local escolhido, no dia 10 de março, para a apresentação da “Meia Maratona Douro Verde”.
Trata-se de uma organização do Clube Náutico de Ribadouro com o apoio dos Municípios de Baião e Cinfães.
Esta prova terá partida na Pala, no dia 27 de março, às 10 horas.
Conta já com cerca de 1000 inscritos e será disputada em quatro classes: Meia Maratona (21 Km), Meia Maratona Estafeta (12 Km + 9 Km), Caminhada (6 Km) e Caminhada (2 Km).
Na apresentação estiveram presentes, o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o Vice-Presidente e responsável pelo pelouro do Associativismo e Desporto, Filipe Fonseca, o Vereador da Câmara Municipal de Cinfães, Carlos Cardoso, o Administrador da APDL, Joaquim Gonçalves, o Presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes e o Vice-Presidente da Associação de Atletismo do Porto, José Magalhães.
O Presidente do Clube Náutico de Ribadouro, Mário Sousa, participou também da apresentação por videoconferência.
Destaque ainda para a presença da campeã olímpica Fernanda Ribeiro, que será a ‘madrinha’ da prova.
PROMOVER O TERRITÓRIO EM COLABORAÇÃO COM OS CONCELHOS VIZINHOS
O Presidente da Câmara Municipal de Baião, afirmou na sua intervenção que “é um gosto muito grande termos outro evento que traz muitas pessoas ao nosso concelho. Àqueles que já conhecem, fá-los relembrar o melhor do que temos, como as nossas paisagens, a nossa gastronomia e a nossa hospitalidade. Também é ótimo para quem cá vem pela primeira vez, porque ficando a conhecer virá cá certamente mais vezes. Temos o privilégio de possuir no nosso território, algumas das zonas mais bonitas do Douro e de Portugal.”
“Dou os parabéns aos organizadores, a quem agradeço por terem escolhido o nosso território. E quando digo nosso, não me refiro apenas a Baião.
Os municípios vizinhos desta região vivem bem uns com os outros e este tipo de evento propicia a afirmação dos nossos territórios, que são muito mais valiosos, quando os concelhos colaboram e trabalham em união.
Fico também muito satisfeito pela Fernanda Ribeiro ser a ‘madrinha’ desta prova, pois uma atleta do seu calibre prestigia, e muito, um evento deste género”, acrescentou o autarca.
O Presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, manifestou-se orgulhoso, uma vez que “esta prova é muito importante, ainda mais por se tratar da minha modalidade favorita. Nos meus tempos de atleta realizei mais de 300 provas. Dou os parabéns ao Clube Náutico de Ribadouro e a todos os envolvidos na organização deste evento. Tenho estado em contacto com todos e estou sempre disponível para ajudar, porque a nossa terra está sempre em primeiro lugar. Espero que a Meia Maratona seja um sucesso, porque se o for, é bom para todos nós.”
MEDALHA DE OURO É ‘MADRINHA’ DA PROVA
A ‘madrinha’ da prova, Fernanda Ribeiro, medalha de ouro nos 10 mil metros nos Jogos Olímpicos de 1996, referiu que “é uma honra apadrinhar esta prova, porque acho que estão a fazer um excelente trabalho e, ainda por cima, numa terra onde corri diversas vezes. Tenho bastantes bengalas de Gestaçô, que recebi nessas provas e que guardo com muito carinho na entrada de minha casa. Tenho uma Gala em Lisboa no dia anterior, mas virei direta para poder estar presente nesta prova. A paisagem é linda e espero que tudo corra bem.”
PARCERIA ENTRE CLUBE NÁUTICO E AUTARQUIA É FUNDAMENTAL
Mário Sousa, Presidente do Clube Náutico de Ribadouro, começou por agradecer “aos mentores desta prova, os ‘PortoCargo Runners’, que me incentivaram em 2019 aquando do Grande Prémio de motonáutica, para organizar aqui uma prova de atletismo, uma vez que uma paisagem tão bela merecia uma prova desta envergadura. O objetivo é que esta seja a primeira de muitas e cada vez com maior grandiosidade.”
“A organização não é fácil, porque estamos num período complicado para arranjar patrocinadores, mas estou certo de que estão reunidas as condições para que seja um sucesso.
Espero também que permita que, uma vez mais, o Clube Náutico de Ribadouro (CNR) seja bem-sucedido nas organizações que leva a cabo, em conjunto com as autarquias, nomeadamente com a Câmara Municipal de Baião, cujo Presidente, desde os tempos de escola já entendia que o CNR devia ser um parceiro a ter em consideração nas organizações desportivas do concelho.
Felizmente, desde essa data, a amizade tem-se vindo a aprofundar e tem permitido fazer coisas interessantíssimas num local onde tudo era difícil há 20 anos, mas que se transformou num local de eleição, de tal forma que hoje é dos concelhos que mais instalações hoteleiras tem, numa região que é única”, acrescentou Mário Sousa.
As inscrições para a Meia Maratona Douro Verde podem ser efetuadas em www.meiamaratonadouroverde.pt ou www.eventsport.pt até às 23h59 do dia 26 de março de 2022.
Depois dessa data só serão aceites inscrições no local de entrega de kits.