• Quinta-feira 27°21°C
  • pt PT
  • Google Tradutor
    Tradutor

Cultura Destaques Economia Gastronomia Tradições Turismo

Casa de Baião no Porto – Uma janela permanentemente aberta sobre Baião

A Casa de Baião no Porto foi inaugurada no passado sábado, dia 5 de março. Trata-se de uma aposta da Câmara Municipal de Baião, em parceria com a Associação de Trabalhadores da autarquia.

Este novo espaço de promoção do território e dos produtos endógenos situa-se agora Campo dos Mártires da Pátria, nº 26, junto ao Jardim da Cordoaria e ao Hospital de Santo António. É uma zona eminentemente turística, no coração da cidade invicta e que irá dar maior destaque e ajudar na divulgação de Baião.

Foram muitas as pessoas que marcaram presença nesta abertura, com destaque para os baionenses radicados na Área Metropolitana do Porto, que acorreram em grande número, prestigiando assim este evento que foi animado com uma atuação musical de Anaísa e Névio Silva. A confeção das saborosas receitas baionenses, onde não faltaram os enchidos, o biscoito da Teixeira e os vinhos verdes, esteve a cargo do chef de cozinha baionense António Queiroz Pinto.

UM NOVO “LAR” PARA A FAMÍLIA BAIONENSE

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, manifestou “um gosto especial neste momento simbólico de inaugurarmos este espaço que vejo como uma casa de família. Isto não é um fim, mas sim uma etapa de uma estratégia mais ampla que começou a ser traçada em 2005, numa perspetiva de promover Baião pela positiva”.

O edil baionense acrescentou que “devemos aproveitar o potencial turístico da cidade do Porto e fazer ver aos turistas que Baião está ‘tão perto e tão longe’. Ou seja, estamos a apenas 45 minutos, mas ao mesmo tempo estamos longe, porque a ambiência de um território como o nosso é completamente diferente dos ritmos mais acelerados dos ambientes urbanos.”

O autarca deixou ainda uma referência à Associação Porto de Baião que “espero possa ganhar agora um novo ímpeto graças a este espaço” e concluiu a sua intervenção agradecendo “aos colaboradores da autarquia pelo seu excelente trabalho, à arquiteta Ariana Vieira pelo projeto de excelência que concebeu e ao empreiteiro, que se esmerou na execução desta obra”, deixando ainda uma mensagem a todos os que direta ou indiretamente contribuíram para a existência da Casa de Baião no Porto:

“Depois de fazeres o teu trabalho bem feito, resta-te outra coisa: ficares satisfeito. E eu estou satisfeito!”

 TURISMO DO PORTO E NORTE EM SINTONIA COM BAIÃO

O Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins esteve presente e felicitou “a Câmara Municipal de Baião pela escolha de um espaço de excelência, extremamente bem localizado”.

Destacou a visão dos autarcas baionenses, ao afirmar que “Baião encontrou uma forma muito eficaz de se promover. Estar junto dos milhares de turistas que todos os anos passam pela cidade do Porto e despertando-lhes a curiosidade. É precisamente assim que se conquistam os visitantes e os levamos a conhecer terras riquíssimas como Baião, pois não é preciso sair da região norte para fazer umas férias inesquecíveis.”

Luís Pedro Martins concluiu a intervenção congratulando Baião pela “distinção como Destino Turístico Sustentável por uma entidade credível que também vai trabalhar com a entidade de Turismo do Porto e Norte para posicionar a região no domínio da sustentabilidade”.

 UMA PARCERIA POR BAIÃO

A gestão da Casa de Baião no Porto, está a cargo da Associação de Trabalhadores da autarquia em consonância e parceria com o Pelouro dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal.

José Manuel Ribeiro, Presidente da Associação, afirmou que esta inauguração lhe despertou “sentimentos tão singelos como genuínos, como alegria e responsabilidade. A alegria de, ao fim de dois anos de pandemia que também afetou a celeridade das obras, podermos estar, finalmente aqui, para inaugurar aquele que queremos que continue a ser um local de afirmação de Baião e dos Baionenses.

A essa alegria, acresce a responsabilidade de não defraudar as expectativas em nós depositadas, pela Câmara Municipal, quando nos confiou a missão de dinamizar este que é um espaço de divulgação de Baião no que tem de melhor. Por isso, quando perguntam o porquê de ser a Associação de Trabalhadores a levar a efeito esta missão, costumo responder com outra pergunta – e porque não?”, realçou o Presidente da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião.

José Lima, Vereador dos Assuntos Económicos, por seu lado referiu que “é uma honra estar aqui a inaugurar esta ‘janela para Baião’, de onde se contempla o Douro Verde ou as serras do Marão e da Aboboreira e onde podemos saborear o fumeiro, os vinhos da casta Avesso ou o Biscoito da Teixeira”. O autarca terminou realçando o papel dos intervenientes na execução desta obra, nomeadamente “os colaboradores da autarquia, a quem eu agradeço na pessoa do Justino Ribeiro, que através do seu rigor não permite que nada falhe e à arquiteta pelo excelente projeto que concebeu.”

Nesta cerimónia estiveram ainda presentes o Presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, o Vice-Presidente da autarquia, Filipe Fonseca, os vereadores Anabela Cardoso e Paulo Portela, diversos deputados municipais, presidentes de junta de freguesia, dirigentes associativos e outros representantes das “forças vivas” do concelho de Baião.

 

AnteriorSeguinte

COMUNIQUE UMA OCORRÊNCIA
NO TERRITÓRIO DE BAIÃO

Alerte a Câmara Municipal de Baião para OCORRÊNCIAS no espaço público (quedas de árvores, fugas de água, estrada danificada, animais abandonados, entre outros…).

Clique AQUI para aceder à página de submissão de alertas.

Baião agradece-lhe o tempo dispensado.
Obrigado! ?

Quinta-feira 27°21°CSexta-feira 31°23°CSábado 35°23°CDomingo 37°20°CSegunda-feira 36°25°CTerça-feira 39°29°C

CONTACTOS ÚTEIS

Câmara Municipal

255 540 500

Praça Heróis do Ultramar 4640-158 Campelo - Baião

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

 

Auditório Municipal

255 542 918

Seg. a Sex. :  09h às 13h - 14h às 17h

 

Posto de Turismo

255 540 562

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h Sáb e Dom. : 10h às 13h

 

Museu Municipal

255 540 550

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

Ver todos

[wpc-weather id=”69316″/]

FARMÁCIAS EM BAIÃO

Farmácia Queirós Cunha | Campelo

Morada
Rua de Camões, 172
Campelo

Telefone
255 542 340

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Barbosa | Campelo

Morada
Rua de Camões, 360
Campelo

Telefone
255 541 113

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Rocha Barros | Ancede

Morada
Rua da Capelinha, 71 e 75
Ancede

Telefone
255 551 425

Horário
Segunda a Sexta > 08h30 às 20h00
Sábado> 09h00 às 13h00 e 14h00 às 20h00
Domingo e Feriados > 09h30 às 13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia de Gestaçô | Gestaçô

Morada
Rua Soeiro Pereira Gomes, nº 30
Gestaçô

Telefone
254 888 006

Horário
Segunda a Sexta > 09h00 às 20h30
Sábado > 09h às 13h00 e 14h30 às 20h30
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia Santa Marinha | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 20 de Junho – Edifício Central Zezerense, LJ H
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 888 193

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/20h30
Sábado> 09h00-13h00 e 14h30-20h30
Domingo e Feriados > 09h00-13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contactos telefónico

Farmácia Cardoso Cruz | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 1º de Maio, nº 161
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 881 900

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/19h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico