A Câmara Municipal de Baião está a criar condições para que refugiados da guerra da Ucrânia possam vir para o concelho, encontrando em Baião um local seguro e acolhedor.
O diálogo foi estabelecido pelo presidente de Câmara, Paulo Pereira, com a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, tendo já sido remetidas comunicações para o Alto Comissariado para as Migrações.
Ao nível concelhio os contactos estão a ser estabelecidos com as instituições de solidariedade social, com as corporações de bombeiros e com outras entidades e empresas locais.
Já garantiram a cedência de alojamento, ou apoio logístico, as entidades sociais Cecajuvi, Centro Social de Santa Cruz do Douro, OBER e Santa Casa da Misericórdia de Baião e as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Baião e dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere.
HABITAÇÃO
A autarquia está a proceder ao levantamento de soluções de alojamento para as famílias ucranianas, tendo garantido, a 1 de março, 12 soluções de alojamento, entre espaços da Câmara Municipal e de entidades de solidariedade social do concelho e corporações de bombeiros.
Os espaços capazes de acolher cidadãos de imediato são 8.
Os espaços capazes de receber pessoas, a curto prazo, e que precisam de pequenas obras de remodelação são 2.
Os espaços capazes de acolher temporariamente, e de forma transitória, são 2.
No total os espaços identificados permitem o acolhimento de 70 pessoas.
Mas o desafio para identificar mais alojamentos volta-se também para a Comunidade Baionense. Assim, cidadãos que possuam imóveis em boas condições de utilização e que estejam disponíveis para receber refugiados ucranianos, quer a título gratuito e temporário e/ou para arrendamento, podem contactar a Câmara Municipal de Baião, através do número 964552329 ou do e-mail sosucrania@cm-baiao.pt .
OFERTAS DE EMPREGO
Relativamente às empresas que pretendam disponibilizar postos de trabalho para estas pessoas, a autarquia está a contactar e a incentivar as empresas baionenses a registarem-se numa plataforma de recolha de ofertas de emprego criada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e que pode ser acedida em https://formularios.iefp.pt/index.php/637833?lang=pt .
As empresas interessadas poderão, ainda, contactar a Câmara Municipal através do número 964552329, ou do e-mail sosucrania@cm-baiao.pt, para obterem ajuda no registo nesta plataforma.
AJUDA HUMANITÁRIA
No que diz respeito à ajuda humanitária, é entendimento das autoridades nacionais e internacionais que, nesta fase, uma das melhores formas contribuição pode ser através de donativos em dinheiro para uma das várias Organizações Não Governamentais (ONG) que atuam diretamente no terreno, como por exemplo:
– Cruz Vermelha – https://www.cruzvermelha.pt/not%C3%ADcias/item/7837-crise-na-ucr%C3%A2nia-apelo-humanit%C3%A1rio.html
– Unicef – https://donativos.unicef.pt/campanha/emergencia-ucrania
– Fundo Humanitário da ONU para a Ucrânia – https://www.unocha.org/ukraine/about-uhf
– Médicos do Mundo – https://www.medicosdomundo.pt/donate
– Cáritas – https://caritas.pt/ucrania/