No âmbito da requalificação da escola EB 2,3 de Santa Marinha do Zêzere, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, acompanhado pela diretora do Agrupamento de escolas do Sudeste de Baião, Manuela Miranda, e de técnicos municipais, visitou as obras de qualificação que foram realizadas neste edifício escolar.
Esta empreitada da Câmara Municipal de Baião teve um investimento de 408 mil euros, sendo comparticipada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em 85%.
OBRAS REALIZADAS
As intervenções consistiram na renovação de revestimentos, paredes e tetos; pinturas, revisão da rede elétrica e de luminárias. Foi também colocada uma nova caldeira de aquecimento central e adquirido mobiliário escolar, como cadeiras, mesas e armários.
Procedeu-se ainda à renovação dos equipamentos da cozinha e à remodelação de casas de banho. No exterior, foi criado um novo espaço de recreio coberto, na sequência da demolição de um pavilhão pré-fabricado que se encontrava em elevado estado de degradação. No campo de jogos foram colocadas novas vedações e balizas.
MELHORES CONDIÇÕES PARA A COMUNIDADE ESCOLAR
Para Paulo Pereira “estas obras tiveram o objetivo de dotar a escola com equipamentos de qualidade estética e funcional adequada a uma aprendizagem de qualidade, integradora e moderna”, referiu.
O autarca sublinhou ainda que “o conforto e segurança dos alunos, assim como de toda a comunidade educativa sempre foi uma prioridade para este Executivo”.
A diretora do Agrupamento de Escolas, Manuela Miranda salientou que “agora a escola está mais bonita e funcional e acreditamos que a melhoria das condições físicas será sinónimo de maior predisposição para o trabalho e para a realização de mais e melhores aprendizagens”.
Para a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Baião, Anabela Cardoso “estes melhoramentos na escola comprovam o compromisso e o empenho da Autarquia na concretização de condições que potenciem a qualidade do ensino e o conforto de todas as crianças que frequentam estes estabelecimentos. Esta renovação vem no seguimento do melhoramento de todo o parque escolar do concelho, estamos a prever ainda este ano renovar de igual forma a escola EB 2,3 de Eiriz – Ancede”, referiu.
RENOVAÇÃO DA EB 2,3 DE EIRIZ – ANCEDE
Prevê-se, também, que arranquem em breve as obras de renovação da EB 2,3 de Eiriz – Ancede. A obra foi lançada a concurso já em junho de 2021, sendo que o seu arranque teve que ser suspenso por questões burocráticas relativas ao concurso público (reclamação de um dos concorrentes).