• Sábado 10°3°C

Cultura Destaques Obras

Autarca baionense visita obras de renovação do complexo arquitetónico do Mosteiro de Santo André de Ancede

Depois de ter visitado várias empreitadas de obras públicas na sede do concelho, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, realizou uma deslocação a Ancede para acompanhar as obras de renovação do complexo arquitetónico do Mosteiro de Santo André.

As obras incidem sobre o adro da Igreja de Ancede, a Igreja propriamente dita, e o Mosteiro de Santo André de Ancede.

Salienta-se que as obras do Mosteiro e da Igreja foram adjudicadas pela Câmara Municipal de Baião, enquanto as obras de requalificação do adro da Igreja foram adjudicadas pela AMBT – Associação de Municípios do Baixo Tâmega. A AMBT integra os municípios de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Resende.

Para o presidente da Câmara, Paulo Pereira, “estas são obras muito importantes, requalificando um complexo arquitetónico que é anterior à fundação da nacionalidade portuguesa”. Acrescentou que “Há muito trabalho feito para este projeto. Não só ao nível da captação de financiamento para a sua concretização, mas igualmente na preparação dos projetos de arquitetura do que ainda falta executar, nomeadamente as qualificações do celeiro, dos jardins e do parque de estacionamento. Paralelamente, estamos já a trabalhar no projeto de dinamização do espaço.  Creio que os baionenses irão ficar orgulhosos do resultado final desta intervenção”.

Rui Mendes, técnico da Câmara Municipal de Baião que tem acompanhado de perto todo o projeto, referiu que a autarquia se encontra “a desenvolver um projeto de dinamização do Mosteiro que assenta em quatro vertentes: museográfica, cultural, educativa e científica. O objetivo é potenciar os diversos espaços disponíveis no Mosteiro, para desenvolver uma programação para diversos públicos. É um projeto ambicioso, que tornará o Mosteiro e Baião, numa referência regional na área cultural”. O projeto deverá ser apresentado aquando da inauguração do Mosteiro e da sua abertura ao público.

Requalificação do Adro

Relativamente à requalificação do adro, o investimento é de cerca de 210 mil euros e é cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020) e em 15% pelo Município de Baião, no âmbito da operação “Rota do Românico: Património, Cultura e Turismo – Tâmega (2.ª Fase)”, apresentada pela AMBT – Associação de Municípios do Baixo Tâmega.

Entre os trabalhos de requalificação, destaque para a qualificação do piso, a reformulação da área confinante com a porta principal do Mosteiro e da área adjacente à porta lateral da igreja, intervenção no muro de suporte a poente do adro, iluminação e instalações elétricas, drenagem de águas pluviais e esgotos, grelhas de escoamento, arborização e vegetação, reposicionamento de mobiliário urbano e sinalética e reperfilamento do antigo caminho de carros.

Os degraus, as guias e as grelhas de drenagem serão em granito, a plataforma e rampa em calçada portuguesa e o reperfilamento do caminho de carros prevê o levantamento e recolocação do cubo existente.

Está também prevista a colocação, na entrada norte do adro, de um pilarete retráctil para controle de acesso de viaturas.

REQUALIFICAÇÃO DA IGREJA DE SANTO ANDRÉ DE ANCEDE

Representa um investimento no valor de 600 mil euros comparticipado por fundos comunitários, cofinanciado a 85% pela medida PROVERE do Programa Operacional Norte 2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), ficando o restante a cargo da Câmara Municipal de Baião.

Esta intervenção na igreja do Mosteiro de Santo André de Ancede ocorre ao nível da conservação e restauro e contempla o retábulo-mor, os retábulos colaterais, o púlpito com dossel, as sanefas, o sanefão, quatro anjos tocheiros, os tetos da capela-mor, a nave, o subcoro, a pintura mural da sacristia e o lambrim de azulejo.

RENOVAÇÃO DO MOSTEIRO DE SANTO ANDRÉ DE ANCEDE

As obras e trabalhos de valorização deste elemento patrimonial prosseguem a bom ritmo, de acordo com uma estratégia de investimento da Câmara Municipal de Baião, no valor de cerca 3,4 milhões de euros, sendo que os fundos comunitários suportam 72% desse valor (PROVERE, Património Cultural e DLBC).

Estão a ser executados obras de restauro dos Claustros, da Ala Poente, Ala Nascente e da Ala Sul do Mosteiro, seguindo um projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira.

Decorreram também sondagens arqueológicas que permitiram encontrar vestígios e objetos de grande importância sobre a história secular deste monumento.

Durante o ano de 2022, nascerá aqui um núcleo museológico, cultural e pedagógico.

Sábado 10°3°CDomingo 6°CSegunda-feira 7°CTerça-feira 6°CQuarta-feira 10°6°CQuinta-feira 10°C