O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, realizou a sua primeira visita do ano a uma obra no dia 4 de janeiro, deslocando-se ao Auditório Municipal.
A empreitada decorre a bom ritmo, embora a situação da pandemia por COVID-19 e a falta de algumas matérias-primas, tenham provocado alguns atrasos.
Esta empreitada da Câmara Municipal de Baião representa um investimento na ordem dos 415 mil euros, financiado em 85% por fundos comunitários.
TRABALHOS REALIZADOS
O auditório está a ser reabilitado, destacando-se a construção de um “corpo” nas traseiras do edifício onde foram criados novos camarins dando-lhe outra capacidade.
As restantes obras a efetuar consistem na remodelação das instalações sanitárias, pinturas gerais, retificação do sistema de som, luz, ar condicionado e acústico, substituição de pisos e das cadeiras passando de uma capacidade de 192 para 250 lugares.
Também o palco irá sofrer uma alteração, sendo que irá crescer através da criação de uma plataforma amovível com 6 x 1 m, assim como será retificado o equipamento cénico, decoração de cena e Iluminação cénica.
APOSTA NA CULTURA
Para Paulo Pereira, “este investimento no campo cultural vem na linha estratégica de disponibilização e qualificação de espaços públicos voltados para a qualidade de vida da população. Esta intervenção vai permitir modernizar e aumentar o conforto do auditório, dotando-o de melhores condições que permitirão, ainda, uma maior flexibilidade de usos”.
A conclusão da obra está prevista para finais de fevereiro.
VALORIZAR PATRIMÓNIO
Estas são obras de reabilitação de um espaço com cerca de duas décadas ao serviço da população. Inaugurado em agosto de 2001, o Auditório Municipal era, antes disso, antes o Matadouro Municipal de Baião.
Ao longo destes 20 anos este equipamento proporcionou concorridas sessões de cinema, teatro, conferências ou momentos musicais, entre outras iniciativas.
Os recursos europeus que apoiam a obra inserem-se no PARU – Plano de Ação para a Regeneração Urbana. Este programa permite o financiamento de obras de regeneração em centros urbanos, incluindo em edifícios de âmbito municipal com alguma antiguidade.
Recorde-se que o Auditório Municipal de Baião foi dotado, em 2019, com uma máquina de cinema digital, o que permitiu acompanhar a evolução tecnológica na área do cinema, possibilitando aos baionenses cinema de grande qualidade, constituindo esta uma aposta ganha e que ganhará uma maior dimensão com a requalificação programada.