• Sexta-feira 10°3°C

Destaques Institucional Obras

Inaugurada a requalificação do Jardim de São Bartolomeu

A inauguração das obras de requalificação deste jardim, situado na vila de Baião, ocorreu a 17 de dezembro.

Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, os Vereadores Anabela Cardoso, José Lima e Henrique Gaspar, o Presidente da União de Freguesias de Campelo e Ovil, David Monteiro, além de vários autarcas de freguesia e deputados municipais, representantes de entidades do concelho e cidadãos baionenses.

Paulo Pereira manifestou-se “satisfeito pela conclusão da obra e pela sua conceção. Está um espaço bonito e amplo, multiusos e destinado a todos. Será também um lugar multissensorial que proporcionará diferentes aromas e cores, dependendo da estação do ano”.

Na remodelação deste jardim com 57 anos foram plantadas 24 árvores novas em substituição de 11 árvores que foram removidas porque se encontravam em mau estado de conservação e representavam um risco para a segurança.

Nesse sentido, Paulo Pereira afirmou que “enquanto estiver em causa a segurança das pessoas, para mim não há dúvidas sobre a melhor opção a tomar”.

O Presidente da Câmara deixou ainda um agradecimento “à arquiteta Filipa Rocha pela conceção do projeto, à entidade construtora pela sua execução e aos funcionários da autarquia, que estiveram sempre disponíveis para colaborar, mesmo fora do horário de expediente”.

O autarca terminou a sua intervenção convidando “a população a usufruir deste espaço que, se agora está bem, daqui por dois anos com o crescimento das árvores e outra vegetação, estará ainda melhor”.

O Presidente da União de Freguesias de Campelo e Ovil, David Monteiro, disse sentir-se “orgulhoso como baionense e como autarca de freguesia por esta ‘sala de visitas’ do concelho, porque este jardim não é só de Campelo. É de todos nós”.

Acrescentou que é um espaço “muito bonito”: “espero que todos os baionenses possam usufruir”, deixando ainda uma referência ao seu antecessor Filipe Fonseca – “esta obra também é dele, porque lutou para que ela fosse feita e começou quando ele ainda era presidente de junta”.

E relembrou que a queda de pedaços de árvores e de ramos provocava insegurança, tendo causado estragos em várias ocasiões. “Várias vezes me pediram que cortasse os ramos e partes de árvores que ameaçavam ruir e a Câmara Municipal teve de reparar telhados que foram danificados”.

O autarca de freguesia, destacou ainda “a coragem do Presidente da Câmara por ter feito esta obra em ano de eleições, sendo uma empreitada com um considerável grau de contestação e de críticas na praça pública”.

David Monteiro mostrou-se convicto de que o novo jardim irá contribuir para uma sede de concelho melhor e para um concelho melhor. “Será um espaço cada vez mais procurado e onde crianças, jovens, adultos e pessoas de mais idade possam conviver tranquilamente e em segurança”.

ESPAÇO MODERNO E FUNCIONAL

O jardim foi requalificado através da colocação de novos pavimentos e do restauro e limpeza de muros e gradeamentos.

Foi instalada uma zona de lazer para todas as idades, composta por equipamentos lúdicos para as crianças e para as famílias, inseridos em pavimentos de segurança e em zonas com relva.

Foi também criada uma pérgula, que será uma zona de sombra coberta por trepadeiras floridas como Glicínias e Buganvílias.

O caramanchão foi conservado e será ornamentado com flores coloridas e aromáticas, adaptando-se a cada estação do ano.

Sexta-feira 10°3°CSábado 11°4°CDomingo 5°CSegunda-feira 8°CTerça-feira 10°7°CQuarta-feira 5°C