• Quarta-feira 21°12°C
  • pt PT
  • Google Tradutor
    Tradutor

Destaques Institucional Outros

Junta de Freguesia de Frende entregou Distinções Honoríficas

A Junta de Freguesia de Frende realizou nos dias 2 e 9 de outubro, no Centro de Relação Comunitária, duas cerimónias de homenagem a seis frendenses que, pelo seu percurso de vida, foram distinguidos com a Medalha de Honra da Freguesia.

As personalidades distinguidas foram: António Joaquim Faria Teixeira de Amorim (professor e músico); Manuel Coelho Pereira da Silva (empresário e benemérito), a título póstumo; Ângela de Fátima Coelho da Rocha Pereira da Silva, (médica, professora universitária e freira); António da Silva Lopes (ex-Presidente da Junta de Freguesia de Frende); António Pereira da Costa (ex-Presidente da Junta de Freguesia de Frende); Manuel Guedes de Andrade (professor e Presidente da Direção do Futebol Clube de Frende).

As cerimónias foram abrilhantadas pela cantora baionense Anaísa e pelo Coro da Igreja Paroquial de Frende.

Paulo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Baião, nas suas intervenções manifestou o seu agradecimento “por integrar uma homenagem tão emocionante e cuja singeleza da cerimónia, é inversamente proporcional ao simbolismo e importância da mesma, uma vez que estamos a homenagear pessoas que irradiam energia positiva e um exemplo do que as nossas comunidades têm de melhor”.

O autarca destacou ainda o facto de “serem pessoas com elementos comuns, como o amor à terra, o serviço ao outro e o bem da comunidade, a importância da família, e a questão da fé, que ‘move montanhas’ e que permitiu que em Frende, uma freguesia pequena, existisse um empreendedorismo e responsabilidade social notáveis, muito antes sequer de se usarem esses termos. E isto é muito inspirador para todos nós”.

Armando Fonseca, Presidente da Junta de Freguesia de Frende, manifestou-se emocionado pelo facto de “homenagear estes frendenses que tanto fizeram pela nossa freguesia e, se sou o que sou hoje, muito devo a estas personalidades e às suas famílias”, acrescentando que “é unânime que merecem este reconhecimento e esta homenagem é pouco para o tanto que nos deram”.

 

PERSONALIDADES DISTINGUIDAS

António Joaquim Faria Teixeira de Amorim, nasceu em Frende no dia 20 de maio de 1930.

Distinguiu-se como professor da Telescola de Frende, onde lecionou as disciplinas de Português, Francês, História e Religião e Moral.

Foi o primeiro Presidente da Junta de Freguesia de Frende eleito democraticamente, tendo desempenhado o cargo entre 1976 e 1978.

Durante cerca de 40 anos foi o responsável pelo coro da igreja paroquial de Frende e são da sua autoria diversas quadras e músicas sobre Frende com destaque para: “Frende a nossa terra, é um cantinho cheio de amor, desde o Douro até à serra, os olivais verdejam em flor”.

Manuel Coelho Pereira da Silva, nasceu em Frende a 23 de setembro de 1933. Em criança foi vítima de tuberculose, mas conseguiu sobreviver, o que foi encarado pela família, muito religiosa, como intervenção divina.

Inicialmente dedicou-se ao negócio da família, uma “venda” na freguesia e mais tarde viria a dedicar-se à agricultura, mais concretamente à produção e venda de batata, azeitona e vinho.

Com as economias que poupou, adquiriu uma máquina de costura industrial e decide enveredar pela indústria têxtil. Aliando a sua capacidade de trabalho, empreendedorismo e visão, à capacidade da sua esposa para a administração quotidiana, fundaram a única fábrica de que há memória em Frende.

A unidade fabril cresceu e com o intuito de fixar as famílias dos seus colaboradores em Frende constrói um bairro social, um Jardim de Infância, um Posto Médico, uma Farmácia, um salão de cabeleireiro e uma barbearia.

Posteriormente, construiu um Cinema, chamado de “Cine Alvorada”, um equipamento de referência na região e que ainda hoje traz felizes recordações aos frendenses.

Apoiou sempre o associativismo da freguesia, nomeadamente o Futebol Clube de Frende e mesmo fora da sua terra, pois foi diretor do Rancho Folclórico Infantil de Barqueiros.

Faleceu tragicamente em 1981, vítima de um acidente rodoviário quando se dirigia à Feira Industrial de Barcelona, onde ia adquirir uma máquina para implementar uma fábrica de peúgas, com o intuito de criar mais postos de trabalho e assim contribuir para fixar em Frende os maridos das suas funcionárias.

Ângela de Fátima Coelho da Rocha Pereira da Silva nasceu em Frende em 23 de maio de 1971.

Iniciou os estudos na Escola do Ladoeiro, em Frende, tendo prosseguido os estudos no Porto, para onde se mudou em 1981.

Uma semana depois de concluir o curso de Medicina, integrou a Aliança de Santa Maria em Fátima. É responsável pela formação das noviças e exerce a função de coordenadora da Comunidade de Fátima. Fez a Licenciatura em Ciências Religiosas pela Universidade Pontifícia de Comillas, em Madrid, é docente no Curso de Ciências Religiosas no ISCRA (Aveiro) e no Curso Geral de Teologia, do Centro de Formação e Cultura, da Diocese de Leiria-Fátima. Entre 2009 e 2017, foi postuladora (uma espécie de advogada de defesa) da canonização de Francisco e Jacinta Marto e atualmente é vice-postuladora da causa da Irmã Lúcia. É médica de clínica geral na Urgência do Hospital de Leiria, dá cursos de formação religiosa e orienta retiros espirituais por todo o mundo. No último ano editou um livro com o título “Dentro da Luz” que versa sobre a mensagem de Fátima.

António da Silva Lopes, nasceu na freguesia de Frende, a 5 de Setembro de 1958.

Foi Presidente da Junta de Freguesia entre os anos de 1997 e 2009.

Desempenhou também várias funções de relevo nas associações desportivas, culturais e recreativas da freguesia, destacando-se o papel preponderante na criação e manutenção do Rancho Etnográfico “As Cesteiras de Frende”. Atualmente, ainda é dirigente da Associação Sócio Cultural Santa Maria de Frende.

António Pereira da Costa, nasceu na freguesia de Santa Marinha do Zêzere, a 1 de outubro de 1942.

Foi Presidente da Junta de Freguesia, desempenhando o cargo durante 18 anos, entre os anos de 1979 a 1997.

Profissionalmente, exerceu a sua atividade na CP – Comboios de Portugal, sendo Chefe em diversas estações do caminho-de-ferro da região.

Enquanto cidadão, sempre mostrou uma enorme seriedade e responsabilidade, sendo respeitado por todos aqueles que o conhecem.

Apesar de não ter nascido em Frende, foi aí que constituiu família e vive há mais de 50 anos.

Manuel Guedes de Andrade, nasceu em 18 de julho de 1948, na freguesia de Frende.

Notabilizou-se como professor primário na Escola do Ladoeiro em Frende e responsável máximo pela educação e formação de jovens e adultos no concelho de Baião.

Licenciou-se em educação física no Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, o que lhe permitiu ser professor na Escola EB2/3 de Santa Marinha do Zêzere.

Durante cerca de 25 anos, desempenhou o cargo de Presidente da Direção do Futebol Clube de Frende, exercendo essas funções simultaneamente com as de atleta, sendo considerado como o “Pai do Clube”.

Impulsionou o fabrico e comercialização do artesanato da freguesia, as afamadas Cestas de Frende, e foi graças ao Professor Manuel Guedes de Andrade, que o artesanato de Frende atingiu o seu auge, com diversas presenças em feiras nacionais e internacionais, levando bem longe o nome da freguesia.

 

 

 

 

AnteriorSeguinte

COMUNIQUE UMA OCORRÊNCIA
NO TERRITÓRIO DE BAIÃO

Alerte a Câmara Municipal de Baião para OCORRÊNCIAS no espaço público (quedas de árvores, fugas de água, estrada danificada, animais abandonados, entre outros…).

Clique AQUI para aceder à página de submissão de alertas.

Baião agradece-lhe o tempo dispensado.
Obrigado! ?

Quarta-feira 21°12°CQuinta-feira 19°11°CSexta-feira 15°12°CSábado 17°17°CDomingo 17°15°CSegunda-feira 14°13°C

CONTACTOS ÚTEIS

Câmara Municipal

255 540 500

Praça Heróis do Ultramar 4640-158 Campelo - Baião

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

 

Auditório Municipal

255 542 918

Seg. a Sex. :  09h às 13h - 14h às 17h

 

Posto de Turismo

255 540 562

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h Sáb e Dom. : 10h às 13h

 

Museu Municipal

255 540 550

Seg. a Sex. : 09h às 13h - 14h às 17h

Ver todos

[wpc-weather id=”69316″/]

FARMÁCIAS EM BAIÃO

Farmácia Queirós Cunha | Campelo

Morada
Rua de Camões, 172
Campelo

Telefone
255 542 340

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Barbosa | Campelo

Morada
Rua de Camões, 360
Campelo

Telefone
255 541 113

Horário
Todos os dias > 08h30 às 22h00
Serviço noturno alternado

Farmácia Rocha Barros | Ancede

Morada
Rua da Capelinha, 71 e 75
Ancede

Telefone
255 551 425

Horário
Segunda a Sexta > 08h30 às 20h00
Sábado> 09h00 às 13h00 e 14h00 às 20h00
Domingo e Feriados > 09h30 às 13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia de Gestaçô | Gestaçô

Morada
Rua Soeiro Pereira Gomes, nº 30
Gestaçô

Telefone
254 888 006

Horário
Segunda a Sexta > 09h00 às 20h30
Sábado > 09h às 13h00 e 14h30 às 20h30
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico

Farmácia Santa Marinha | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 20 de Junho – Edifício Central Zezerense, LJ H
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 888 193

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/20h30
Sábado> 09h00-13h00 e 14h30-20h30
Domingo e Feriados > 09h00-13h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contactos telefónico

Farmácia Cardoso Cruz | Sta. Marinha do Zêzere

Morada
Rua 1º de Maio, nº 161
Santa Marinha do Zêzere

Telefone
254 881 900

Horário
Segunda a Sexta > 09h00/19h00
Restantes horas, disponibilidade permanente mediante contacto telefónico