• Quarta-feira 21°14°C

Destaques Economia Institucional Mobilidade

Transporte a pedido já está disponível em Baião

Decorreu no dia 20 de julho, nos Serviços Descentralizados de Santa Marinha do Zêzere uma sessão de esclarecimento sobre o projeto piloto “LIGA -Transporte a Pedido”, implementado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM TS) com o apoio do Município de Baião.

O encontro foi promovido pelo vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima e que contou com as presenças do Primeiro-Secretário da CIM TS, Telmo Pinto, do responsável técnico do projeto, André Brochado, e com o anfitrião da iniciativa, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira.

Na plateia estiveram representados elementos de Juntas de Freguesias, assim como representantes de instituições particulares de solidariedade social.

Estas pessoas puderam receber mais informações sobre o projeto piloto, a forma como este vai ser implementado na região, bem como esclarecer dúvidas.

Na sua intervenção Telmo Pinto referiu que “o objetivo deste projeto é o de garantir a melhoria da mobilidade da população que reside em zonas do concelho em que a oferta de transporte público regular está muito dependente do transporte escolar. Com esta nova oferta, a ideia é que o transporte seja adequado às necessidades do dia a dia dos cidadãos, como por exemplo o acesso ao comércio, aos serviços públicos e a estabelecimentos de saúde”.

Por sua vez José Lima salientou que “este novo serviço é disponibilizado para fazer chegar o transporte aos locais onde ele não existe ou é deficitário, não se sobrepondo à oferta existente, apenas a complementando”.

Para o autarca “o serviço de Transporte a Pedido vai permitir às pessoas deslocarem-se de forma mais confortável, mais económica e mais segura. É uma mais-valia num território como o nosso, principalmente em zonas mais interiores do concelho onde a rede de transportes é mais deficitária”, referiu.

ROTAS NO CONCELHO DE BAIÃO

1.Geguintes – Minhães – Ingilde – Almofrela – Baião

(realiza-se às segundas-feiras e dias de feira municipal)

2.Casal (Lordelo) – Cimo de Vila – Picões (Boavista) – Baião

(realiza-se às terças-feiras e dias de feira municipal)

3.Venda – Graça – São Domingos – Santa Marinha do Zêzere – Urgueira – Paçô – Pazide – Baião

(realiza-se às quartas-feiras e dias de feira municipal)

4.Outeiro – Vale de São Tomé – Mirão – Eiras – Paredes de Cima – Paredes de Baixo – Pousada – Louredo – Baião

(realiza-se às quartas-feiras e dias de feira municipal)

5.Telões – Aldeia – Outoreça – Baião

(realiza-se às sextas-feiras e dias de feira municipal)

6.Mafómedes – Furacasas – Avezudes – Bruzende – Baião

(realiza-se às sextas-feiras e dias de feira municipal)

PERGUNTAS FREQUENTES

O QUE É O LIGA?

O Liga assegura-lhe transporte até à sede do seu concelho em linhas, paragens e horários definidos, mediante reserva. É um serviço público complementar à rede regular de transporte rodoviário em localidades ou períodos em que a oferta é insuficiente.

QUAIS OS OPERADORES DE TRANSPORTE QUE PRESTAM SERVIÇO?

O transporte a pedido será efetuado por taxistas do concelho. Os veículos utilizados no serviço estão identificados com um dístico.

COMO FUNCIONA O LIGA?

Para utilizar o Liga terá de efetuar a sua reserva até às 15h do dia útil anterior ao da sua viagem. Ligue para o 255 718 348, de segunda a sexta, exceto feriados, das 9h às 13h e das 14h às 15h.

QUEM PODE UTILIZAR O LIGA?

O Liga destina-se a todos os residentes no Tâmega e Sousa. Os menores que utilizem o Liga devem ser sempre acompanhados por um adulto.

QUANTO CUSTA O BILHETE?

Cada bilhete custa entre 1,80€ e 4,20€, variando em função do número de zonas.

ONDE PODE EFETUAR O PAGAMENTO DO SEU BILHETE?

O bilhete será pago diretamente ao motorista no início de cada viagem.

QUAL A VALIDADE DO SEU BILHETE?

Cada bilhete é válido apenas para uma viagem.

QUAIS OS CONCELHOS ABRANGIDOS PELO LIGA?

O Liga está disponível nos concelhos de Baião, Cinfães e Resende. Posteriormente, decorridos 6 meses de implementação do projeto-piloto, será analisado um eventual alargamento a outros concelhos do Tâmega e Sousa.

QUAIS OS LUGARES ABRANGIDOS PELO LIGA?

O Liga abrange os lugares dos concelhos de Baião, Cinfães e Resende que não são servidos pela atual rede regular de transporte público rodoviário. Ou seja, se determinados lugares não estão incluídos nas linhas do Liga significa que se encontram abrangidos pela rede regular.

QUAIS AS LINHAS DISPONÍVEIS NO LIGA?

À semelhança do transporte coletivo regular, o Liga tem linhas, paragens e horários definidos. As linhas e paragens do Liga podem ser consultados no menu “LINHAS”.

O QUE TEM DE FAZER PARA USUFRUIR DO LIGA?

Para utilizar o Liga terá de efetuar previamente o seu registo, através de uma chamada para o telefone 255 718 348. O registo é feito uma única vez. Após o registo poderá efetuar a sua reserva. As reservas devem ser feitas até às 15h00 do dia útil anterior ao da sua viagem, através de uma chamada para o telefone 255 718 348. A central de reservas do Liga está disponível de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 15h00. Após a reserva irá receber a confirmação da mesma através de correio eletrónico, SMS ou chamada telefónica. Deste modo, os percursos só serão realizados se, antecipadamente, o Liga tiver sido pedido e só serão efetuadas paragens nos locais com reserva.

EM QUE DIAS PODE UTILIZAR O LIGA?

O Liga está disponível de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

ONDE PODE ADQUIRIR O SEU BILHETE?

O bilhete será enviado por mensagem de correio eletrónico ou SMS juntamente com a confirmação da reserva do serviço.

Quarta-feira 21°14°CQuinta-feira 23°18°CSexta-feira 23°14°CSábado 19°13°CDomingo 20°13°CSegunda-feira 23°16°C