Baião é município parceiro
É inaugurado a 14 de julho, no Museu Nacional de Arqueologia, nos Jardins do Mosteiro dos Jerónimos, um dos núcleos da instalação artística “Clamor da Maré Cheia” da autoria da artista plástica Cristina Rodrigues.
A cerimónia decorre às 20h00 e será presidida pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca. A Câmara Municipal de Baião é parceira deste projeto cultural e estará representada nesta iniciativa pela vereadora da Cultura, Anabela Cardoso.
Estarão também presentes na inauguração a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, o Diretor Geral do Património Cultural, João Carlos Santos e o Diretor do Museu Nacional de Arqueologia, António Carvalho, bem como representantes dos Municípios de Valongo e de Vila do Conde.
MOSTEIRO DE ANCEDE RECEBE PROJETO
“Clamor da Maré Cheia” é uma exposição polinuclear, composta por quatro instalações de arte contemporânea, concebidas em sintonia com o lugar de exibição. Uma das esculturas ficará no Mosteiro de Santo André de Ancede e será inaugurada a 25 de julho.
As restantes serão exibidas no Cais Ribeirinho de Vila do Conde e no Fórum Cultural de Ermesinde para além da que hoje é inaugurada no Museu Nacional de Arqueologia.
EXPOSIÇÃO FINANCIADA POR RECURSOS EUROPEUS
Esta exposição decorre no âmbito da iniciativa “Programação Cultural em Rede”, com financiamento através de fontes comunitárias, que comparticipam a 100% iniciativas culturais realizadas por Câmaras Municipais ou Comunidades Intermunicipais, em parceria com privados ou agentes culturais que cumpram o desígnio de promover e divulgar o património cultural e natural e a projeção da imagem das regiões.
“Clamor de Maré Cheia” é um exemplo do que se propõe ser a ‘Programação Cultural em Rede’, e que, neste projeto em específico, por vontade e sinergia dos três Municípios – Baião, Vila do Conde e Valongo – e do Museu Nacional de Arqueologia e da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), contribui para valorizar o património artístico no território português.
INAUGURAÇÃO EM BAIÃO A 25 DE JULHO
A inauguração no Mosteiro de Ancede decorrerá a 25 de julho, às 15h00. Nessa data será também apresentado um concerto da cantora lírica Carla Caramujo, que interpretará obras de Hahn, Fauré, Puccini, Lacerda, Vianna da Mota, Grieg e Rachmaninoff, acompanhada por um quarteto de cordas composto por Álvaro Pereira e Evandra Gonçalves nos Violinos, Luis Norberto na Viola d’Arco e Michal Kiska no Violoncelo.
NOTA BIOGRÁFICA – Cristina Rodrigues
Cristina Rodrigues é uma artista plástica e arquiteta portuense com trabalho apresentado na Europa, Ásia e América do Sul em diversas exposições a solo, o que a torna uma das artistas plásticas portuguesas mais relevantes da sua geração. Várias das suas obras integram coleções de museus e de entidades públicas nacionais e internacionais.
Característica primordial em Cristina Rodrigues é o método através do qual procede à conservação, através da arte, de um conhecimento popular, de uma tradição, um idioma ou dialeto, uma técnica de artesanato, enquanto elementos que integram a cultura e a identidade de um local. Desta forma, não apenas os «regista» como tal, mas também os leva a percorrer mundo, integrando as suas obras e exposições.