Tendo em consideração os desafios criados pela pandemia COVID-19 e o aproximar do período de férias urge, mais do que nunca, colocar à disposição das vítimas de violência doméstica, mecanismos de apoio, nomeadamente estratégias e procedimentos a adotar em caso de tentativa de agressão.
A Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género através da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018 – 2030 desenvolveram um novo plano de reforço de prevenção e combate à violência doméstica que passa pelo relançamento da campanha #EUSOBREVIVI, pela divulgação de conselhos úteis de proteção para as vítimas, pela criação de um plano de segurança e pela disponibilização dos contactos a utilizar em caso de emergência.
CONSELHOS DE SEGURANÇA
1 – Mantenha contacto com pessoas da sua confiança. Identifique membros da família, vizinhança e pessoas amigas que a possam acolher ou ajudar se tiver de sair de casa.
2 – Combine códigos de emergência com estas pessoas: um sinal, gesto, palavra ou um objeto na janela, para que estes possam alertar as autoridades em caso de urgência.
3 – Se existirem crianças em sua casa, combine códigos – sinal, gesto, palavra – para utilizarem em caso de urgência e os comportamentos que devem adotar nessas situações.
4 – Avalie se pode fazer quarentena junto de familiares ou pessoas amigas em condições de segurança.
5 – Use um computador ou telemóvel ao qual a pessoa agressora não tenha acesso.
CRIE UM PLANO DE SEGURANÇA
6 – Identificar a divisão “mais segura” da casa, para onde possa ir e na qual tenha acesso ao exterior (porta e janela).
7 – Fazer cópias ou tirar fotografias de documentos importantes: cartão de cidadão, passaporte, seguros e partilhe com as pessoas da sua confiança.
8 – Preparar uma mala de emergência com chaves extra, roupa para si e para as crianças, medicamentos e cópias dos documentos.
Se precisar de ajuda, ligue para 800 202 148 ou envie uma SMS para 3060 (apague as SMS e e-mails que enviar).
CONTACTOS
Linha Informação CIG – 800 202 148
Linha de Emergência Nacional – 112
Linha de Emergência Social – 144
SOS Criança – 116 111
Linha SMS – 3060
Guia de Recursos da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
Este Guia de Recursos pretende facilitar e agilizar o trabalho de profissionais que acompanham e encaminham casos de violência doméstica, concentrando, numa única ferramenta, os contactos das entidades que integram a rede nacional de apoio a vítimas de violência doméstica e de outros serviços que relevam para a intervenção.
http://www.guiaderecursosvd.cig.gov.pt/#/
Descarregue a Aplicação – Bright Sky – Disponível para Android
https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.vodafone.BrightSky
Para mais informações clique aqui : CONSELHOS DE SEGURANÇA