• Segunda-feira 16°11°C

Destaques Institucional Proteção Civil Saúde

Paulo Pereira destacou a importância do trabalho dos Bombeiros

Decorreu no dia 29 de maio, na plataforma superior da Praça Dom Manuel de Castro, em Baião, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Baião, Alexandre Pinto.

Nesta iniciativa o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, mostrou-se convicto que “com todas as características de liderança, capacidade de trabalho, humildade e espírito de equipa que lhe são reconhecidas saberá estar à altura daqueles o antecederam, daqueles que agora o escolheram e daqueles que vai liderar. Daqui a muitos anos deixará igualmente um importante legado de memórias, mas principalmente de muitas ações bem conduzidas”.

“Saiba que pode contar comigo e com a Câmara Municipal de Baião como um parceiro leal, atento, cooperante e ativo, fazendo sempre parte da solução. Tal como os Bombeiros, também na Câmara de Baião não falharemos!”, acrescentou Paulo Pereira.

Num concelho com elevada percentagem de áreas florestais, acentuados declives e povoamento disperso, Paulo Pereira referiu que o trabalho dos bombeiros é de importância cimeira. “Existem muitos desafios e problemas quando é necessário prestar assistência aos nossos munícipes, mas nos quais os Bombeiros das duas corporações, Baião e Santa Marinha do Zêzere têm sabido responder à altura, sendo exemplos na região e no país”.

O autarca destacou ainda exemplos de colaboração frutuosa entre a autarquia e as corporações de bombeiros, como sejam o apoio para a criação das Equipas de Intervenção Permanente, o combate à vespa asiática, a entrega de apoios e materiais de proteção no contexto da COVID-19 ou a recente aprovação do Regulamento de benefícios para os bombeiros voluntários do concelho.

Paulo Pereira enalteceu ainda todos aqueles que, de forma mais ou menos visível, sempre contribuíram e contribuem para elevar bem alto o nome da causa dos bombeiros: Dirigentes, Bombeiros, sócios, beneméritos ou amigos.

Evocou o antigo presidente, Augusto Freixo, o comandante do quadro de honra, José Costa, Emanuel Fidalgo, que até agora assumiu funções de comandante interino e o atual presidente Orlando Rodrigues da Direção, que prossegue a missão de guiar os destinos da instituição juntamente com a sua equipa.

HONRAR A INSTITUIÇÃO

Num discurso emocionado, o novo comandante referiu que sentia “um misto de orgulho e de inquietação” e que tudo irá fazer para “honrar a instituição e quem me precedeu”, assumindo que aceita este cargo “com um grande sentimento de responsabilidade e com humildade, empenho e força de vontade”. Alexandre Pinto disse ainda que procurará sempre “auscultar as diferentes sensibilidades através de um diálogo leal, livre de complexos e interesses mesquinhos, pois todos são importantes para o nosso futuro coletivo”.

O Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros, Orlando Rodrigues, manifestou-se contente com a nomeação do novo Comandante e mostrou-se confiante de que será mantida “a excelência do serviço”. Lamentou, contudo, a falta de “novos voluntários, tanto ao nível dos Bombeiros como dos corpos dirigentes”.

BOMBEIROS DO CONCELHO DE BAIÃO ELOGIADOS

Destaque ainda para as declarações do Presidente da Federação Portuguesa dos Bombeiros do Distrito do Porto e representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante José Luís Morais, que enalteceu os Bombeiros de Baião por “por lutarem contra a interioridade”, não deixando de elogiar “os excelentes operacionais que Baião tem”. Acrescentou que “sem um bom Comandante não há bons operacionais, mas o contrário também é verdade”. Para José Luís Morais, o novo Comandante é alguém “solidário, competente, resiliente e com espírito de sacrifício”.

Falou ainda o Comandante Distrital de Operações de Socorro do Porto, Albano Teixeira, que apesar de não ser natural de Baião, foi com os Bombeiros do nosso concelho onde se iniciou, “no tempo em que os cadetes iam aos fogos”. Foi também com os bombeiros baionenses “que aprendeu o ofício”, pois “foi graças a muitos que aqui estão, que hoje estou onde estou”, reconhecendo que os bombeiros de Baião “são ímpares, pois sempre foram guiados pela humildade e capacidade de trabalho características desta região”.

Albano Teixeira, terminou a sua intervenção elogiando Alexandre Pinto, como “um lutador e um líder por natureza”, não deixando de alertar que “vida de Comandante é complicada porque tem de haver harmonia entre as diferentes sensibilidades que existem numa corporação”, no entanto “com empatia, lealdade e frontalidade tudo se resolve” e que, por vezes, “ceder é sinónimo de inteligência”.

A tomada de posse ocorreu perante uma extensa formatura de bombeiros da corporação baionense, tendo-se procedido à transferência de comando de Emanuel Fidalgo para Alexandre Pinto e à bênção de uma nova ambulância de transporte de doentes não urgentes.

Na mesa de honra estiveram também presentes o presidente da União Freguesias de Campelo e Ovil, Filipe Fonseca, o vice-presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baião, Augusto Valente, o presidente do Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baião, Silvino Carvalho e em representação do Presidente da Assembleia Municipal de Baião, o primeiro-secretário, Armando Fonseca.

Na plateia marcaram presença representantes de várias entidades do concelho e da região, incluindo o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere, Márcio Vil e o vice-presidente daquela associação humanitária, Leandro Amorim, o Coordenador Municipal de Proteção Civil, José Manuel Ribeiro e a Delegada de Saúde de Baião, Gabriela Saldanha.

Estiveram ainda presentes Comandantes e Dirigentes de corporações de bombeiros vizinhas, entre outras personalidades.

Segunda-feira 16°11°CTerça-feira 20°12°CQuarta-feira 22°15°CQuinta-feira 24°17°CSexta-feira 29°18°CSábado 27°16°C