A Câmara Municipal de Baião poderá colocar mais 3 trabalhadores seus ao serviço do Centro de Saúde de Baião – a juntar a 10 colaboradores já afetos a este serviço – porque se verifica um maior volume de trabalho devido à vacinação contra a COVID-19, mas também na prestação de cuidados de saúde às populações.
De relembrar que a autarquia já colocou 7 colaboradores seus no Centro de Saúde para apoiarem o processo de vacinação contra a COVID-19, bem como 3 motoristas, e igual número de viaturas, que apoiam cuidados de saúde ao domicílio.
A necessidade de reforço com mais 3 assistentes operacionais foi apontada durante uma reunião entre o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e José Pinho Silva e a diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega (ACES-BT), Teresa Moreno, realizada a 13 de abril.
Participaram ainda na reunião Gloria Magalhães e Helena Girão, ambas do ACES-BT, e Odete Vaz do setor de recursos humanos da Câmara Municipal de Baião.
Paulo Pereira referiu que, num espírito de equipa e de colaboração, a Câmara Municipal de Baião irá sempre colaborar para o reforço das condições de acesso dos baionenses à saúde, bem como no avanço do processo de vacinação contra a COVID-19 no concelho.
RITMO DE VACINAÇÃO VAI AUMENTAR SUBSTANCIALMENTE
Nesta reunião foi também referido que se prevê nos próximos meses um aumento gradual e continuado da vacinação contra a COVID-19 na área de intervenção do ACES-Baixo Tâmega – para além de Baião, abrange Amarante, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende.
O número de vacinas administradas semanalmente no território ronda as 8000 e, segundo as previsões existentes, poderá em julho ser alcançado o patamar das 13 mil vacinas dadas por semana nos seis concelhos do Baixo Tâmega.
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Baião irá colaborar com o ACES-Baixo Tâmega para encontrar condições logísticas que permitam a administração de mais vacinas.
PROJETO NA ÁREA DA SAÚDE MENTAL
Na reunião foi também abordado o projeto piloto de uma equipa de saúde mental dedicada ao apoio de crianças e jovens. Poderão ser cedidas salas do Centro de Saúde de Baião no âmbito deste projeto conjunto do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e da Câmara Municipal de Baião.
COMPETÊNCIAS NA ÁREA DA SAÚDE
De referir que Baião foi uma das 20 autarquias a nível nacional a assinar um protocolo para a transferência de competências na área da saúde, tendo por essa via recebido a responsabilidade de gerir os recursos humanos das unidades de saúde de Baião (assistentes técnicos e assistentes operacionais) e a responsabilidade de realizar obras de manutenção de edifícios e de gestão do parque automóvel.