• Segunda-feira 28°17°C

Destaques Educação

Câmara Municipal vai investir mais de 900 mil euros nas Escolas-Sede (EB 2,3) dos Agrupamentos de Eiriz/Ancede e Santa Marinha do Zêzere

Prosseguindo o investimento na Educação, e depois de se ter realizado a construção dos centros escolares e da Escola Básica e Secundária de Baião (investimento do programa Parque Escolar), serão agora as escolas sede dos agrupamentos (EB 2,3) de Eiriz/Ancede e de Santa Marinha do Zêzere a receberem obras de renovação.

A Câmara Municipal de Baião já adjudicou duas empreitadas de obras públicas, num valor total de investimento de 900 mil euros. As obras serão comparticipadas em cerca de 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), ficando a autarquia baionense responsável por suportar o valor restante.

Devido à grande dimensão das obras, os trabalhos apenas irão começar quando tiver terminado o atual ano letivo.

A Câmara Municipal de Baião, em articulação com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), conseguiu reforçar a candidatura aos fundos europeus e foi capaz de captar verbas essenciais que vão permitir fazer renovações, modernizando e melhorando estas escolas EB 2,3, proporcionando melhores condições de aprendizagem e conforto. Os dois estabelecimentos de ensino congregam na totalidade 682 pessoas, onde se incluem professores, alunos e pessoal não docente.

Para o vice-presidente da autarquia baionense, José Pinho Silva, que tutela o pelouro da Educação “Estas duas intervenções de fundo nas EB 2,3 de Eiriz e Santa Marinha do Zêzere, articuladas com os diretores, fecham este ciclo de grandes investimentos nas infraestruturas escolares no concelho e justificam-se pela idade destes edifícios e pelo desgaste natural da utilização dos mesmos. Estas obras irão dotar estes estabelecimentos de ensino com melhores condições de conforto e segurança, ajudando na aprendizagem e contribuindo decisivamente para a qualidade de vida dos alunos e dos profissionais. São investimentos prioritários que colocam os estabelecimentos de ensino de Baião entre os melhores e só um grande planeamento por parte da Câmara Municipal permitiu a captação destes fundos europeus, evidenciando a mais-valia da descentralização de competências e a boa articulação entre os responsáveis locais”.

OBRAS NA EB 2,3 DE EIRIZ – ANCEDE

A cobertura do edifício principal vai ser retirada e será colocada uma nova e o sistema de aquecimento central será substituído por um mais eficiente.

As salas, o refeitório e a sala de convívio dos alunos terão obras ao nível de revestimento e pavimento de interiores. Nesta linha de renovação, proceder-se-á a uma verificação exaustiva das redes de águas, das condutas de saneamento e do sistema elétrico.

As paredes interiores, exteriores e os tetos serão alvo de restauro e pintura e serão colocadas caixilharias novas no edifício que serve de balneários junto ao campo de jogos, que também será repavimentado. A vedação será retirada e substituída, serão colocadas balizas, uns postes de ténis e efetuadas novas marcações para as diversas modalidades desportivas.

OBRAS NA EB 2,3 DE SANTA MARINHA DO ZÊZERE

Junto ao edifício principal, no espaço onde agora está o “pré-fabricado”, será criada uma zona de recreio com coberto. Na cozinha sofrerá obras de remodelação que contemplam a instalação de novos equipamentos.

O aquecimento central que serve a Escola EB 23 será retificado e proceder-se-á à substituição da caldeira.

Os revestimentos e paredes interiores serão também alvo de intervenção, assim como os tetos. A rede elétrica será revista e as luminárias substituídas.

As instalações sanitárias serão renovadas, com a substituição das loiças sanitárias e cerâmicos e com a colocação de portas em fenólico. As carpintarias também serão objeto de renovação e as paredes exteriores tratadas e pintadas.

O campo de jogos terá uma nova vedação, novas balizas e novas marcações para as diversas modalidades desportivas.

Está previsto dotar algumas salas de aulas com mobiliário escolar novo, nomeadamente cadeiras, mesas e armários.

Segunda-feira 28°17°CTerça-feira 27°14°CQuarta-feira 30°18°CQuinta-feira 28°14°CSexta-feira 25°13°CSábado 25°13°C