Começaram no dia 25 de março, e prolongam-se durante os dias 26, 27, 30 e 31 do corrente mês, reuniões de preparação para os Censos 2021 em Baião.
As sessões de informação decorrem na Casa da Juventude de Chavães e nelas participam as pessoas responsáveis pela execução dos censos em Baião: os recenseadores, os coordenadores das freguesias (presidentes de Junta ou seus representantes) e as responsáveis concelhia e regional pelo processo, respetivamente Marília Azeredo e Rita Bessa.
Estas responsáveis vão esclarecer os coordenadores de freguesia e os recenseadores baionenses sobre as funções a desempenhar e o domínio de ferramentas informáticas necessários, nomeadamente a aplicação de inquéritos eletrónicos. E sobre os cuidados a adotar neste contexto de pandemia por COVID-19.
PAULO PEREIRA DESEJOU BOA SORTE
A dar as boas-vindas aos participantes nas sessões estiveram o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, a vereadora Anabela Cardoso e o colaborador da autarquia que acompanha este processo, Nelson Carneiro. Para além de boa sorte para o processo, Paulo Pereira alertou os presentes para a importância que os censos têm para o concelho e para o País, porque permitem reunir muita informação e dados que são decisivos para o planeamento de políticas públicas eficazes. “A colaboração e o empenho de todos na recolha de dados é imprescindível para o seu sucesso desta operação”, referiu.
CENSOS COMEÇAM EM ABRIL
Recorde-se que o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai iniciar os Censos 2021 a partir do próximo mês de abril. Trata-se do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação.
Será a maior operação estatística nacional realizada pelo INE. Os Censos vão “contar” todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.
RESPOSTAS PODEM SER DADAS A PARTIR DE 19 DE ABRIL
A operação dos censos inicia-se a 5 de abril com a distribuição pelo recenseador, na caixa do correio, de uma carta com os códigos que permite à população responder aos censos pela internet ou por telefone, a partir de 19 de abril e de preferência até ao dia 3 de maio.
CENSOS TÊM PLANO DE CONTINGÊNCIA
Este plano inclui o respeito pelas medidas definidas pelas autoridades de saúde pública e uma estratégia que reforça:
– a possibilidade de resposta por telefone
– a opção de resposta pela internet
– o apoio à população através de uma linha telefónica
– o reforço de mecanismos de controlo do trabalho de campo