• Terça-feira 10°5°C

Ação Social Destaques Proteção Civil Saúde

Situação no Lar de Santa Marinha do Zêzere – 30 novembro

-No dia 26 de novembro registou-se um caso positivo de COVID-19 no Lar de Santa Marinha do Zêzere da Santa Casa da Misericórdia de Baião. De imediato foi ativado o Plano de Contingência da instituição, sendo seguidas as estratégias e as intervenções determinadas pela Delegada de Saúde de Baião, o que implicou a realização de testes rápidos de despistagem a todos os utentes e funcionários.

Foram também feitos ajustamentos na organização de espaços e nas escalas das equipas de trabalho.

-Após a avaliação de risco por parte da Delegada de Saúde, foram realizados no dia 27 de novembro, por parte de uma equipa de enfermagem do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega – ACES Tâmega I, testes PCR aos utentes do lar e funcionários que tinham acusado negativo.

-Foi também reforçada a vigilância clínica dos utentes por parte do clínico e profissionais de saúde de serviço na instituição. Esta reforço da vigilância do estado de saúde é importante, uma vez que estes utentes são população de risco e possuem patologias associadas que poderiam aumentar o risco de evolução menos favorável da doença.

-Atualmente é possível informar que foram diagnosticados 27 casos positivos de infeção de utentes do Lar de Santa Marinha do Zêzere. Entre estes, 4 necessitaram de intervenção médica, encontrando-se clinicamente estáveis.

-De referir que também 5 profissionais da instituição testaram positivo para a COVID-19.

-Um utente que testou negativo encontra-se alojado em instalações da Câmara Municipal de Baião e a receber apoio de profissionais da Santa Casa da Misericórdia.

-Diariamente será feita uma monitorização da situação por parte da Autoridade Local de Saúde, dos responsáveis da Santa Casa da Misericórdia e da Câmara Municipal de Baião, através da Proteção Civil Municipal.

-Continuará, também, a existir a preocupação por parte da Santa Casa da Misericórdia de Baião em informar as famílias sobre o estado de saúde dos utentes, duas vezes por dia.

Tal como referido anteriormente salienta-se que esta população possui patologias associadas, pelo que a situação é complexa e deverá ser encarada com muita precaução.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião e responsável máximo da Proteção Civil Municipal, Paulo Pereira, refere “que não serão regateados esforços no sentido de proporcionar todas as respostas que forem solicitadas e necessárias. A situação tem sido acompanhada desde a primeira hora, nomeadamente pela ação do coordenador municipal de Proteção Civil, José Manuel Ribeiro, e assim continuará a ser”.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Baião, José Carvalho, enaltece “a importância da colaboração entre as diferentes entidades” e o esforço e a dedicação dos colaboradores da Santa Casa da Misericórdia. O responsável refere que este é um momento de grande importância e delicadeza e que tudo será feito para salvaguardar a saúde dos utentes do lar.

A Delegada de Saúde de Baião, Gabriela Saldanha, “refere que continuará a realizar um acompanhamento próximo da situação, e irá manter um diálogo com todas as instituições, de forma a serem implementadas todas as medidas que se verifique serem necessárias para proteger a saúde dos utentes e funcionários”.

As entidades deixam ainda um agradecimento a todos trabalhadores do Lar de Santa Marinha do Zêzere, aos profissionais de saúde, aos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere e a todos aqueles que têm colaborado nesta missão de forma abnegada, dedicada e orientada para a proteção da saúde dos cidadãos infetados por COVID-19.