• Segunda-feira 15°12°C

Cultura Destaques Educação Juventude Multimédia Outros Turismo

Baião já tem 12 pontos de acesso à rede wi-fi que são gratuitos

Wi-fi e fibra ótica vão espalhar-se por mais pontos do concelho

O concelho de Baião tem a funcionar, desde junho, 12 pontos de acesso à rede wi-fi gratuitos localizados, numa primeira fase, e sobretudo, nas três vilas baionenses.

O projeto decorre da candidatura à iniciativa promovida pela Comissão Europeia, WiFi4EU, na qual o município foi contemplado.

A iniciativa WiFi4EU promove o acesso à internet, sem fios e gratuito em espaços públicos, como parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, entre outros, em benefício dos cidadãos de toda a Europa.

Para tal, a autarquia contou com um vale no valor de 15 mil euros, que foram utilizados para adquirir e instalar equipamento nos espaços que não dispunham de um ponto de acesso.

Esta nova ferramenta vem permitir, a locais e visitantes, um acesso rápido à internet e procura incentivar a consulta e partilha de conteúdos, que contribuam para a descoberta e divulgação do concelho. O acesso é completamente gratuito e sem limitações temporais. Basta apenas ao utilizador ligar o wi-fi do seu equipamento, procurar a rede WiFi4EU, e ligar-se ao Portal disponibilizado pela União Europeia.

A rede WiFi4EU está instalada nas Piscinas Descobertas de Campelo; Centro Hípico; Centro de BTT; Casa das Bengalas; Centro Cívico de Ancede, Piscinas Descobertas e Junta de Freguesia; Edifício dos Serviços descentralizados de Santa Marinha do Zêzere, tanto no interior como no exterior, bem como nas piscinas descobertas e no Centro Cívico da vila, e também no Posto de Turismo de Santa Marinha do Zêzere.

A rede estava prevista para entrar em funcionamento no fim do mês de março, mas os trabalhos de instalação tiveram que ser suspensos devido ao confinamento tendo a sua retoma sido condicionada pelas medidas em vigor, pelo que só foi possível disponibilizá-la aos cidadãos no final de junho.

Anabela Cardoso, vereadora da Câmara Municipal de Baião que tutela o pelouro da Sociedade de Informação, lembrou que este é “um passo essencial no sentido da democratização do acesso e da redução da exclusão digital” dando nota de que “desde que os pontos de internet ficaram prontos já obtiveram mais de 1500 acessos, o que confirma a importância do projeto”, conta, acrescentando que  “o aumento do acesso aos serviços públicos online melhora a qualidade de vida das comunidades locais”.

Em breve a Câmara Municipal pretende levar internet gratuita a mais pontos do concelho e, por isso mesmo, aderiu ao programa Valorizar- Linha de Apoio à Disponibilização de Redes WiFi do Turismo de Portugal. Este programa vai permitir que a população e os visitantes tenham acesso à internet em locais turísticos como são exemplo o Mosteiro de Ancede, as Praças do Município, o Auditório, a Fundação Eça de Queiroz, a zona ribeirinha da Pala, entre outros, até porque “o elevado fluxo de utilizadores, em especial nas zonas de maior atração turística, leva a que o alargamento da rede wi-fi, seja uma necessidade”, esclarece Anabela Cardoso.

Também nos próximos meses deverá estar concluída a expansão da rede de fibra ótica no concelho. Esta expansão é de natureza privada e vai cobrir o dobro da rede que já existe de momento, ao passar a estar disponível a cerca de 5000 unidades habitacionais um pouco por todo o concelho. A chegada da fibra ótica a mais pontos do território vai dar a possibilidade aos habitantes de poderem usufruir de serviços de internet, televisão e telefone com qualidade de última geração a preços mais competitivos relativamente ao que é cobrado no serviço através de cabo ou satélite.